quinta-feira, 16 de junho de 2016

Teatro a Bordo - Teatro Movel Solar: Um espetáculo único


Nem sempre os eventos ocorridos na cidade são feito pela cidade. Alguns exemplos estão em eventos culturais como o projeto Teatro a Bordo.
Aqui coloco um trecho do que é esse projeto, do próprio site http://teatroabordo.com.br/
"O Teatro a Bordo é o primeiro teatro móvel solar do Brasil, contando com apresentações gratuitas de teatro, oficinas educativas, cortejos e intervenções artísticas em seu contêiner-palco que viaja por todo o país.
As apresentações são realizadas em praças e espaços públicos, com acesso gratuito e irrestrito da população, abrindo suas cortinas também para o artista da cidade, proporcionando o intercâmbio cultural e a valorização da cultura local.
O projeto tem oito anos de estrada e foi visto por mais de 350 mil espectadores em aproximadamente 170 cidades brasileiras. Em 2015, os criadores inovaram: decidiram gerar a eletricidade para iluminar o palco e deram vida ao primeiro teatro móvel solar do Brasil. Inspirados nas trupes da commedia dell’arte, que cruzavam a Europa entre os séculos XV e XVIII em carroças e, muitas vezes, criavam efeitos de luz em seus espetáculos com o sol refletido em espelhos, o Teatro a Bordo utiliza a tecnologia atual para dar vida às histórias!"
Algo tão simples, mas como é bonito! 
Nos dias 14 e 15 de junho de 2016 esse evento ocorreu, em especial na Praça da Bandeira.
No primeiro dia foram as escolas da região se apresentando e chamando os alunos para as apresentações. Enquanto isso, na praça, estava ocorrendo uma aula de criação para bonecos com materiais reciclavéis. Por último, ocorreu um cortejo que saiu do Centro, passando na frente dos comércios.
Já em seu segundo dia, as aulas para criação de bonecos abriram as festividades. Em seguida, ocorreu as apresentações de teatro, uma pequena parte, mas muito bela de peça com um teor mais atual. Ainda assim, mantendo as brincadeiras nos palcos de antigamente. Logo após, houve apresentação dos artistas da cidade, no caso, os estúdios de dança.
São eles Estúdio de Artes & Dança Aurélio Ribeiro e Samanta Campos, Studio de Dança Bruna Brasileiro Espaço Expressão Dança. E achei isso extremamente louvável. Pois assim, mostram seu próprio trabalho, além de mostrar que em nossa cidade existem talentos. Por último, apresentaram uma pequena sequência de curtas, e em seguida, apresentaram a peça De SOL a SOL. Dois dias extremamente lindos. 
Sem contar a questão de sustentabilidade. Além do uso de energia solar, usada para bateria nos equipamentos do grupo, estavam entregando uma revistar sobre o assunto. Uma cartilha educativa, onde mostra o processo, sem contar que ela era feita com papel reciclado. Apresentações artísticas altamente consciente! Coisa rara hoje em dia.
O projeto é patrocinado pela CCR Nova Dutra e apoio da Prefeitura Municipal de Santa Isabel. Tudo isso graças a Lei de Incentivo à Cultura.
Devo elogiar a prefeitura que cedeu o espaço para tal evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário