segunda-feira, 4 de julho de 2016

A história da Santa Isabel


Você não leu errado. Nós não vamos falar da cidade em si, mas dela que nomeia a cidade.
Em 4 de Julho, nós comemoramos o dia da padroeira e que dá nome ao nosso município. Qual é a história por de trás desse nome. Bem, hoje, em homenagem a essa personagem histórica vou falar sobre ela.
Nascida em 11 de Fevereiro de 1270, chamada como Santa Isabel, seu passado é bem nobre em todos os sentidos. Era filha de Pedro III, rei de Aragão, que mais tarde seria anexado ao Reino da Espanha. Seu nome surgiram devido a sua tia Santa Isabel da Hungria, canonizada alguns anos antes. Ela se casou com Dom Dinis, rei de Portugal aos 12 anos.
Era uma pessoa extremamente religiosa e caridosa. Respeitava os jejuns recomendados pela igreja, assim como auxiliava os mais necessitados. Fundou vários hospitais, além de ajudava até mesmo pobres e leprosos.
Vários milagres lhe são atribuídos, mas o mais famoso é o das rosas. Ele teria ocorrido durante o cerco de Lisboa:
"Diz a lenda que durante o cerco de Lisboa, Isabel estava a distribuir moedas de para socorrer os necessitados da zona de Alvalade, quando seu marido apareceu. O rei perguntou-lhe:'O que levais senhora?'. E ela com receio de desagradar a D. Dinis e como que inspirada pelo céu respondeu:'levo rosas senhor...' E abrindo o manto, perante o olhar atônito do rei não se viram moedas e sim rosas vermelhas e frescas. Por causa desses milagres Santa Isabel foi beatificada pelo Papa Leão X em 1516."
O que acharam?

Nenhum comentário:

Postar um comentário