quarta-feira, 23 de junho de 2021

Matheus Ramos: um artista versátil


Desde criança ele sempre gostava de desenhar e já tentava fazer esculturas. Seus pais sempre lhe incentivaram nisso e faziam o possível pra que ele pudesse ter materiais adequados e continuar aprendendo. 
Quando chegou aos seus 16 anos começou a fazer suas esculturas em gesso, até que foi testando outros materiais diversos e evoluindo pouco a pouco nos detalhes.
Seus trabalhos na área artística variam demais: desenhos, ilustrações, pinturas em diversos tipos de superfícies, esculturas, quadros em alto relevo, grafite, customizações, réplicas e etc... De todos os tamanhos e tipo
Procura sempre novas áreas pra poder expandir em técnicas e conhecimento.
Na verdade, ele nunca fez cursos pagos mas aprendeu muito do que sabe na prática, lendo e observando também. Conseguiu apoio de muitas pessoas que lhee doaram livros como de anatomia, livros de história da arte, materiais. E entre alguns dos seus amigos, ele acabou encontrando a ter mestres pra ele. O que mais lhe ensinou em questão de materiais e técnicas foi o seu amigo Anderson Da Norte do Ateliê Two. Que se encontra no bairro Jardim Eldorado em Santa Isabel, São Paulo.
Ele acredita que todos os trabalhos tiveram um desafio a superar que serviram para o seu aprendizado. Sempre se tem um novo desafio. Porém acha que um dos seus maiores desafios foram em todas as esculturas grandes. Pois sempre é necessário uma estrutura que aguentasse o peso sem influir nos detalhes da obra.
Por exemplo esse Rat Fink que aparece na imagem (ao lado), mede 1,50. Matheus ficou com dificuldade nessa mão dele que segura a prancha devido ao peso.
Trabalha com tintas diversas, seja em madeiras, porcelana fria (o biscuit, como é chamado), resina, látex, massa clay,  etc..  Nas esculturas ele usa o material que mais se encaixar para a finalidade da obra. Varia muito pelo tamanho do trabalho exigido. Se for fazer uma peça pequena com o intuito de tirar molde Matheus, usa a massa clay pra fazer o serviço. Depois de pronto o molde faz diversas peças em resina da mesma escultura. Agora se for uma escultura grande ou única, ele já usa a porcelana fria e uma estrutura de arame, isopor, ou algum material reciclável.
Seus trabalhos foram expostos em alguns eventos e também nas redes sociais, como Facebook e Instagram ( @_math3usc ). "Estou desenvolvendo no momento uma exposição só com novidades. Não posso falar muito no momento por ser um projeto em execução... mas estou extremamente feliz e satisfeito com o resultado até o momento." disse Matheus Ramos.
Suas esculturas tem sua assinatura desde o interior. A cada camada tem uma particularidade e também tem sua assinatura em pequenos detalhes que poucos conseguiriam perceber.



Nenhum comentário:

Postar um comentário