sexta-feira, 25 de junho de 2021

Figuras notáveis de Santa Isabel: Irmã Brasiliana

Duas semanas antes de falecer, Irmã Brasiliana chamou as funcionárias com quem trabalhou e conviveu nos últimos anos. A cada uma pediu desculpas, agradeceu, abençoou e concluiu dizendo:
-Se for a vontade de Deus, vou continuar com a minha missão. Não tenho medo do que possa vir acontecer!
Quando sua doença se agravou ela recusou ir para a Santa Casa. Já havia uma apartamento preparado só para ela. A solução foi improvisar no pequeno quarto da Casa das Irmãs no Lar dos Velhos Profa. Laura Frugoli, em Santa Isabel, um centro de atendimento médico. Com todos os recursos disponíveis para um atendimento emergencial. No dia 7 de Julho de 2019, ela se despediu da vida aos 80 anos, as 14hrs. Foi vitima de insuficiência respiratória, resultado de uma pneumonia.
Nasceu como Josefa dos Santos, em Penedo, Alagoas, filha de pais agricultores, onde aos 12 anos escolheu se dedicar a vida de Deus. Transferindo-se para Salvador ingressando no noviciado da Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição. Formou-se em enfermagem e trabalhou junto de outras freiras em Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais. Em São Paulo, na Beneficência Portuguesa, conheceu Antonio Hermírio de Moraes, que ao saber que ela havia escolhido seguir para Santa Isabel, lhe deu a imagem da santa, que desde então está na entrada do lar.
Atuou por mais de 50 anos junto a Congregação. Formada em enfermagem, a Irmã Brasiliana sempre atuou em sua área.
Durante 37 anos, ela dirigiu de forma rigorosa o Lar Frugoli. Mas cada idoso era um dos membros de sua família. Comunicativa e alegre se julgava vaidosa, exigia que seu hábitos fossem sempre brancos e bem passados. Era corinthiana mas não entrava em discussões políticas. Era admiradora, na política, de Hélio Buscarioli que, mesmo antes de ser eleito como prefeito, reformou as instalações do Laura Frugoli para atender exigências do Ministério Público.
No dia 8 de Julho de 2019, durante um evento organizado pelo Sicredi, o gerente da agência isabelense, João José dos Santos, contou que tinha agendado com a Irmã Brasiliana a entrega de uma doação no valor de sete mil reais para o lar. A entrega foi feita em sua homenagem, ao presidente da instituição, Benedito Frugoli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário