domingo, 25 de abril de 2021

Texto do Dr. Vagner Lobo "Santa Isabel seria mesmo o paraíso da Grande SP?"

"Em um passado não muito distante, em que as grandes cidades eram as que concentravam os mais expressivos problemas da sociedade brasileira, a resolução destas barreiras dependia de uma força-tarefa para que tantos desafios fossem superados.
A "fuga" dos grandes centros urbanos provou ao longo das décadas que as metrópoles brasileiras transformaram-se em um caldeirão de frustrações daquelas que nela habitavam. A falha aconteceu quando as principais demandas sociais não eram realizadas pelo poder público. Transporte ineficiente, violência incontrolável, sistema de saúde deficitário, ausência de áreas de lazer e convivência, eram algumas das questões intransponíveis. 
Morar em grandes cidades, para muitos, tornou-se um inferno. Por outro lado, dar as respostas corretas à sociedade e atender as principais necessidades da população, se tornou um desafio inadiável dos administradores em todos os níveis de poder.
Santa Isabel, no passado (esse sim distante) para muitos que se estabeleceram nessa terra, enxergaram na cidadezinha um ambiente propício para se fixar. A opção parecia ser a que melhor se encaixava no conceito de "cidade ideal", principalmente para quem vislumbrava constituir um assentamento urbano planejado. Mas ao passar dos anos, o que foi idealizado, na maioria dos casos, não foi consumado.
Desta forma, a pergunta que paira é, onde foi que erramos? Este questionamento foi feito pela nossa geração, essa gente mais jovem, que diante de tudo que os mais experientes apontavam Santa Isabel como uma cidade possível de ser planejada, limpa, sem sujeira, sem discriminação, sem pobreza, sem criminalidade, com casas incríveis, com alta expectativa de vida, altos índices de alfabetização, baixo desemprego, etc.
Hoje, assim como as grandes metrópoles, Santa Isabel vem dependendo há anos de uma força-tarefa para superar problemas que afeta a nós isabelenses, como um todo. Sem distinção de idade, ou, classe social, o povo, assim como nas grandes metrópoles, também clama por providência.
Diante desse contexto, percebemos que viabilizar voz para dar a opinião ao cidadão em determinados assuntos, já pode ser considerado um importante recomeço, o qual pode dar muito certo. A exemplo do 1 Fórum de Debates de Líderes Municipais, promovido pela Câmara Municipal, que será realizado na próxima semana, teremos em um só lugar, muitos que aqui moram e querem mudar efetivamente o curso do futuro de Santa Isabel. 
A louvável iniciativa contará com a presença da subseção isabelense da OAB e desde já fica o registro embasado na gestão de todos os gestores que até aqui estiveram no comando da cidade. Se ambos cumprissem ao menos 30% do que prometeram em suas campanhas, hoje sim falaríamos: SANTA ISABEL O PARAÍSO DA GRANDE SÃO PAULO."

Texto do Dr. Vagner Lobo para o jornal impresso Agora News.

Nenhum comentário:

Postar um comentário