segunda-feira, 5 de abril de 2021

Covid-19 em Santa Isabel e o panorama mundial - (-3) Janeiro e Março de 2020

O Sistema de Saúde tinha criado em 2019 novas regras de transferência de recursos para financiamento da Atenção Básica. As cidades perderiam recursos comparados aos outros recursos transferidos pelo Sistema Único de Saúde: Guararema é a mais afetada -568.015,00 R$. Enquanto Santa Isabel -128.168,00 R$.
Um dos pré-requisitos para o aumento de repasse de recursos é a ampliação do atendimento. Antes, o cálculo de recursos transferidos para as cidades de outros meios.
De acordo com essas novas regras, os repasses dependeriam o número de pessoas acompanhadas (cadastradas); a melhoria das condições de saúde da população (indicadores de desempenho); e adesão a programas estratégicos, como Saúde na Hora e Saúde Bucal. 
Guararema com 29.978 habitantes, não possuía uma única pessoa cadastrada. Seu índice de vulnerabilidade é de 45,3%. Por outro lado, Santa Isabel com 57.386 habitantes, possui 34.812. Registrando o menor índice de vulnerabilidade da região: 13,2%.
Ao mesmo tempo em Janeiro, assim como em Igaratá, Santa Isabel não registrava nenhum caso de dengue em Santa Isabel. Todos as cidades tem programas para proteger a população dessa doença.
O Ministério da Saúde alertava que 11 estados poderiam ter surtos de dengue. Pois o tipo 2 do vírus voltou a circular depois de 10 anos.
Na cidade de Santa Isabel, no período de chuvas redobrou o cuidado com a dengue. Sendo que até então não davamos tanta atenção para a doença Covid-19.
Os Estados Unidos já tinha mais mortes por Covid-19 do que a China. Até a terça-feira (31), 3.416 pessoas morreram no país por causa da doença, enquanto em território chinês foram registrados 3.309 óbitos.
O número de mortes diárias pelo novo coronavírus na Espanha voltou a subir na terça-feira (31), após uma leve queda na véspera. O país registrou em 31 de Março de 2020, 849 mortes – o mais alto desde o início da pandemia, anunciou o ministério da Saúde.
Até a terceira semana de 2020, havia 209 mil pessoas em todo o mundo, causando 8.778 mortes até então. Já em São Paulo, foram 9 mortes e 396 casos confirmados no Estado. O Ministério da Saúde tinha divulgado em 20 de Março de 2020, a Portaria 454 determinando algumas condutas em fase dessa pandemia.
Uma coisa que não tinha citado até agora, é que o atestado de alguém contaminado se estende a todas as pessoas na residência. E era obrigação da pessoa sintomática informar ao medico o nome de todo que lá moram, se sujeitando a responsabilização civil e criminal pela omissão de fato ou prestação de informações falsas.
O Ministério da Saúde criou um aplicativo gratuito que atualiza a população sobre o Coronavírus. Logo que você usa o aplicativo lhe pergunta como está sua saúde e lhe manda um mapa do Posto de Saúde mais próximo.
O então Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse o seguinte na época O local mais perigoso é a sala de espera de uma UPA, quando necessário procure os Postos de Saúde. Os países que concentraram todo o atendimento no hospital entraram em colapso mais rápido.
Ainda no dia 20 de Março de 2020, o governador João Dória, decretou Estado de Calamidade Pública para todos os 645 municípios.
Entre os dias 16 e 19 de Março, o Procon-SP notificou 132 estabelecimentos sobre preços abusivos de máscaras e álcool em gel. As redes de farmácia e supermercados, a partir de segunda-feira, dia 23/03, venderão álcool em gel a preço de custo oferecendo condições de acessibilidade à população, afirmou Dória. A recomendação do Governo de São Paulo é a suspensão de todos os cultos religiosos, de quaisquer crenças do dia 23 de Março.
Estavam no grupo de risco: idosos acima de 60 anos; pacientes com doenças crônicas; imunossuprimidos; gestantes e puérperas até 45 dias após o parto.
Por precaução, como não se sabia muito sobre a doença, o Ministério da Saúde recomendava a substituição do ibuprofeno por outros analgésicos como paracetamol e dipirona. Na França, Espanha e Inglaterra houve agravamentos na condição clinica de pacientes que tomaram esse composto. 
Em Santa Isabel suspende o funcionamento de diversos comércios no município. Novo decreto incluía normas para funerais.
Já em Igaratá o foco das medidas era diminuir a quantidade de pessoas circulando na Unidade Mista de Saúde. Venha somente se for necessário e precisar de atendimento médico, disse Celso Palau, prefeito da cidade na época.. 
Até 21 de Março de 2020, Arujá tinha um caso confirmado de Coronavírus.
As cidades como Santa Isabel, Arujá e Igaratá começaram nessa época a vacinação contra Influenza. Ela não previna contra o Coronavírus, mas prevenção nunca foi demais. E a primeira fase foi voltada as pessoas com mais de 60 anos e a profissionais da saúde.

AÇÕES da Saúde de Igaratá. Jornal Ouvidor. Igaratá. 21 de Março de 2020. p. 6.
FÁBIA suspende funcionamento do comércio. Jornal Ouvidor. Igaratá. 21 de Março de 2020. p. 9.
PLANO de Contingência de Arujá. Jornal Ouvidor. Igaratá. 21 de Março de 2020. p. 9.
NO pé do Coronavírus. Jornal Ouvidor. Igaratá. 21 de Março de 2020. p. 12.
http://jornalouvidor.com.br/noticia/dengue-risco-aumenta-no-verao/16005
http://jornalouvidor.com.br/noticia/dengue-periodo-de-chuvas-exige-atencao-redobrada/16024

Nenhum comentário:

Postar um comentário