sexta-feira, 30 de abril de 2021

O Bairro do Cruzeiro (e seu antigo nome de Pendura Saia)

O Bairro do Cruzeiro, assim como a Avenida Brasil, iniciou-se nas terras da fazenda de João Antonio Mineiro (responsável pela construção da primeira capela da Aparecidinha) e nas terras da fazenda do senhor Albino dos Santos Ferreira, onde havia um espaço doado para doentes de lepra construírem suas casas.
Essa fazenda fora adquirida pelo Senhor Lamartine Liberato, depois de todos os doentes de lepra terem falecido.
Várias histórias de cunho popular divergem sobre o nome do Bairro que hoje é chamado de Cruzeiro, mas antes era chamado de Pendura Saia.
Uma dessas histórias seria que o nome peculiar falava sobre as cercas feitas de arame farpado, onde as mulheres estendiam as roupas para secar.
Outra história seria sobre uma briga de duas mulheres, a perdedora do confronto foi obrigada a pendurar sua saia na cruz (que existe até hoje frente ao supermercado Styllus) como reconhecimento da derrota.
Mas foi na gestão do prefeito José Raimundo Lobo (Zico lobo), que o bairro foi batizado de Cruzeiro, por causa da cruz que ali estava e que carrega também diversas histórias sobre sua construção.
No início da década de 50, Zico Lobo, construiu a Avenida Brasil, pensando que a cidade poderia expandi-se por esses lados.
No Bairro do Cruzeiro estão a Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Aparecidinha) com suas três construções de capela ao longo dos anos. A Escola Estadual Laurentina Lorena Corrêa da Silva e o primeiro conjunto habitacional de moradia popular da cidade, o BNH.

Nenhum comentário:

Postar um comentário