sábado, 30 de janeiro de 2021

Curso de Férias pelo Stúdio Bruna Brasileiro de Dança




Em Janeiro de 2021, nas duas últimas semanas desse mês, o estúdio fez uma série de atividades no seu espaço. Tudo aproveitando esse período de férias para muitas pessoas (em especial, crianças) participarem desses eventos.
Aqueles que são membros do estúdio poderiam fazer os cursos sem pagar nada. Quem fosse de fora, teria que pagar uma taxa para cada curso que quisesse participar.
Entre os cursos que aconteceram foram: fitdance adulto e kids, ballet clássico e baby class, dança cigana, judô, alongamento, jazz adulto e teen, belly dance teen e kids, body dance progress, dança livre, yoga construção de olliblocks, reiki, esboços como base de ilustrações, fotografia com celular.
Todos esses cursos ocorreram no espaço do Stúdio Bruna Brasileiro de Dança mesmo. Em diversos horários diferentes, e como notamos, não ficavam só na área de dança.


quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

(Espaço Aberto Arujá) Jorge Melecsevics e o Manual de Enxadrismo Escolar

Considerado um dos maiores enxadristas da região lançou a certo tempo o seu livro Manual de Enxadrismo Escolar, onde explica as noções desse que é considerado um jogo de gênios ou jogo dos reis. Sua publicação veio em 2016.
Melecsevics é enxadrista dese 1972 e mentor do movimento enxadrístico fundado em 1983 em Arujá e que se espalhou por toda  região. É membro da Liga de Xadrez de São Paulo, técnico de várias equipes de xadrez em Arujá. E um dos responsáveis pela conquista da nona medalha nos Jogos Regionais e autor de duas revistas didáticas sobre enxadrismo elementar além de ministrar cursos de enxadrismo.
Até hoje, o xadrez é tratado como um dos mais eficientes jogos de estratégia existentes até hoje. Atualmente, com a publicação de vários livros sobre o tema e o uso da internet hoje em dia, o jogo é um dos melhores para manter a mente ativa e manter ela concentrada. Trata-se, como diz o autor, uma terapia aos mais velhos e um modo de exercitar a inteligência para os mais jovens.
O lançamento foi na Câmara Municipal de Arujá, com palestra no salão nobre as 18, no dia 6 de Novembro de 2016.

ARUJAENSE lança livro sobre xadrez. Jornal Ouvidor. Igaratá. 7 de Novembro de 2015. p. 4

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Censura contra o Ouvidor


No dia 24 de Setembro de 2016, a justiça eleitoral da 115 zona eleitoral, através da Dra. Patrícia Cotrin Valério, determinou o recolhimento de exemplares do jornal impresso, antes que chegassem aos pontos de distribuição em Santa Isabel.
No dia 16 de Setembro de 2016, o Jornal Ouvidor teria registrado uma pesquisa eleitoral no Tribunal Superior Eleitoral. A data não foi escolhida à toa. Para respeitar o prazo máximo de representações antes da publicação do jornal. A data máxima para representações, era no dia 22 de Setembro do mesmo ano, caso houvesse alguma. E assim publicar a pesquisa.
E no dia 24, de forma incauta, o Ministério Público ofertou uma representação que teve pedido liminar deferido. Muito embora o MP, só tenha feito o pedido da retirada da versão online do jornal sobre essa pesquisa, a juíza, por conta própria, determinou a retirada dos jornais impressos. Além da retirada do mesmo do site.
A juíza fez isso acompanhada de policiais militares e por um funcionário da prefeitura, identificado como notório amigo de um dos candidatos a prefeitura na prefeitura. Interceptaram o veículo que transportava os impressos determinando o recolhimento dos exemplares já distribuídos e o seu encaminhamento ao cartório eleitoral.
Durante esse ato a Dra. Patrícia não deu nenhuma justificativa. O máximo que falou foi que a edição 1093 teria irregularidades na pesquisa eleitoral. Ainda assim, o Jornal Ouvidor atendeu seus pedidos. 
Roberto Drummond Mello Silva, o editor e diretor responsável pelo jornal, confessou-se surpreso, já que todas as exigências foram cumpridas. 
"Na minha opinião, a juíza excedeu-se na medida em que não respeitou a própria legislação que determina os prazos para que publicações de pesquisa sejam impugnadas. Foi um ato de extrema violência e arbitrariedade, que causou prejuízo a toda a população que ficou privada do sagrado direito a informação", disse Roberto.
Houve pedido do jornal e o juiz notou que isso era excessivo. Demonstrando que a decisão foi arbitrária. 
Ocorreu até do Jornal Ouvidor disponibilizar um vídeo, no Youtube, ao qual o Doutor Matheus Valério Barbosa explicava a situação. E como equivocada por parte da doutora.
https://www.youtube.com/watch?v=Qkvrj_KPaOo

sábado, 23 de janeiro de 2021

A Igreja Matriz de Santa Isabel


Depois de um século, a fazenda Morro Grande desmembrou-se em outras fazendas menores e o território foi elevado a categoria de freguesia (Paróquia de Santa Isabel) por meio do bispo de São Paulo, Frei Manoel Joaquim Gonçalves de Andrade. O seu primeiro vigário foi o padre José Veloso do Carmo.
Atualmente sua escadaria corta a Praça 1812, que também exibe uma imagem de Santa Isabel. A Igreja Matriz foi fundada em 5 de Janeiro de 1812. Antes a principal igreja da cidade era a Rosário. 
Alguns dos eventos que ocorrem na praça por lá são as encenações da Paixão de Cristo. E sempre ocorrem eventos religiosos diversos ao redor ou na Igreja Matriz de Santa Isabel.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Em dor fina por Mavie S. Rosa

Me ensina a querer-te menos, a ignorar distâncias
Livra-me dessa ânsia, síndrome de abstinência
Ajuda-me a abstrair, diz como preencher os espaços
Deixados vazios ou não diga nada, quem sabe assim
Te deixo ir, sem querer pensar onde estás, sem querer 
Sumir, quem sabe assim eu volto a respirar sem te perguntar
O que faço de mim, talvez até consiga dormir
Sem ninguém me abraçar e ao acordar sem ter a quem cobrir.
Eu não sinta essa estranheza, uma certa ausência de cores ou
Excesso de silêncios ou a presença dessas dores que não deixam marcas mas lesam, pesam e me fazem querer afundar nesses lençóis até que não haja mais eu, nem você e nem nós.
Ou simplesmente volta e me dopa com seu amor ate eu entrar em coma
Na cama, anestesiado, me remova a ilusão de me sentir amado pra sempre
E de que o pra sempre só existe ao seu lado 

segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Minha opinião sobre a pasta da cultura e educação de Santa Isabel (2021)

Bem, eu pensei em não escrever de forma ruim sobre a cultura esse ano. Tinha a crença que talvez, esse ano, algo mudasse, mas saí ano, entra ano, continua a mesma coisa. E pior, a educação também foi afetada.
Uma das primeiras ações em 2021 do Secretário de Cultura, foi suspender o pagamento das horas trabalhadas nesse ano. No dia 15 de Janeiro foi feito um aviso verbal que a secretária não pagará o que ficou para trás e que, daqui para a frente, será pago somente o valor da metade do contrato. 
Os professores observam que a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentária) prevê para a cultura a importância de pouco mais de R$ 400.000,00 no ano e que quase a metade desse recurso será destinada ao secretário. Valor que seria suficiente para pagar o salário de 10 professores. Hipocrisia da parte do secretário, não acham?
Além disso, foi dito que o projeto Orquestrando Sonhos seria suspenso, por motivos nebulosos até então. Mas quando a reportagem do Ouvidor foi tentar falar com a administração municipal para explicar os possíveis ajustes a serem feitos no projeto, não se pronunciaram sobre isso. Em nota a prefeitura disse que o projeto só deveria se adequar a lei de diretrizes básicas da educação. E que pretendia abrir novo processo de seleção, ao qual os antigos professores poderiam participar.
Para tentar desfazer o mal-entendido, o prefeito Chinchilla fez questão de promover um ensaio ao ar livre da orquestra na Praça Fernando Lopes e garantiu "A Orquestra é o maior patrimônio de Santa Isabel e não vai acabar". 
Vamos por partes: primeiro a cultura, depois a educação.
Todo o começo de ano, nos últimos anos pelo menos, o Centro Cultural tem que deixar de pagar o pessoal, para primeiro lidar com suas dívidas e outras coisas. Para falar de forma superficial sobre isso, eles vão "limpar a casa". Não ach justo com os professores, mas compreendo. Entretanto, temos um secretário que recebe o suficiente para pagar devidamente dez dos professores. Mas durante a pandemia eles, além de não pagar o pessoal, vai pagar metade do contrato! O que esperar de um governo no qual o líder ficou cego para as falhas morais da prefeita anterior, e "de repente" quis se candidatar? E se alguém me falar que eles devem ter recebido auxílio da Lei Aldir Blanc, eu lhe falo que isso não justifica. É direito deles pelo que eles trabalharam ou vão trabalhar. Mas como sempre, o artista não é valorizado.
E sobre o Orquestrando Sonhos, é engraçado que eles não se pronunciaram aos pais dos alunos. Ao menos os que conheço não falaram nada. Pois não foram informados de nada. Mas o pior, se me lembro bem, é que esses professores foram os mesmos que levaram a banda a vitória diversas vezes. Eu tenho um texto aqui que trata disso. Mas o que falar de um lugar que não valoriza seus artistas?
Devo acrescentar que a educação agiu rapidamente com relação a orquestra, pois deve pressão popular.  Pais de diversos alunos foram em redes sociais reclamar dessa atitude, tanto pelos alunos, quanto pelos professores que fizeram tanto. Como no caso, na cultura, os professores não tem tanta voz e nem podem reclamar devido ao medo de serem demitidos, eles se sentem presos.
Mas é engraçado ele ter comentado que as aulas de EAD, não tem valor de aulas. Então, se compararmos esses fatos com os estudos na rede pública, ele diz que o ano de 2021 foi perdido em qualquer área da educação.

NO Pé do Ouvido: Sem Dinheiro. Jornal Ouvidor. Igaratá. 16 de Janeiro de 2021. p. 2.
NO Pé do Ouvido: Sem Dinheiro 2. Jornal Ouvidor. Igaratá. 16 de Janeiro de 2021. p. 2.
NO Pé do Ouvido: Orquestrando. Jornal Ouvidor. Igaratá. 16 de Janeiro de 2021. p. 2.
NO Pé do Ouvido: Orquestrando 2. Jornal Ouvidor. Igaratá. 16 de Janeiro de 2021. p. 2.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Jawahara: o espetáculo online criado por Franciéle Silva

Jawahara significa jóia.
Franciéle Silva quando começou na dança, aos 16 anos, queria um nome artístico, um sobrenome que assumiria nas apresentações. Que tivesse origem árabe. Pesquisou aos 18 anos diversos nomes dessa origem, mas ela queria um que tivesse significado mais pessoal. Se lembrou de como sua mãe a chamava, jóia rara. E se lembrou de um nome como Johara, mas jamais ouviu o Jawahara. Ela iria usar esse novo nome, mas se adaptou ao seu próprio nas apresentações.
Quando lhe veio essa chance de uma apresentação online, ela aproveitou esse nome artístico para ele. 
Os motivos de fazer esse espetáculo de forma virtual, além de respeitar a quarentena de 2020, também é uma forma de Franciéle alcançar mais pessoas através da Internet. Assim, isso criou uma repercussão online para chamar atenção ao trabalho dela. E também mostrar nesse momento caótico o trabalho dessas outras bailarinas.
Ela fez aulas regulares por muito tempo no Stúdio Bruna Brasileiro. No momento em que escrevo esse texto, fazia o curso Estilo Egípcio, com a bailarina Priscila Belle de Salvador (além de aulas regulares com ela também). Fez curso de profissionalização em dança do ventre com Hadara Nur. Fez workshop de baladi com professora Paula Trigueiro. Fazia curso de formação com a professora Mahira Hassan. Também fez curso de imersão em saaid (uma vertente da dança do ventre) com Bruna Nassif. E procurava fazer mais cursos. 
Atualmente dá aulas regulares de dança para o Stúdio ArSc.
Quem participou, pois ela escolheu a dedo. Bailarinas que deram apoio entre elas e até a própria Franciéle. Então, são artistas maravilhosas e grandes amigas entre si. Tivemos entre elas Giovanna Miquelof, Cris Miquelof (mãe e filha), Gabriela Bertália, Dani Fernandes, Giovanna Lima, Katellyn Melissa (primas de Franciéle) e Júlia Cerqueira. Todas talentosas. 
Ela decidiu fazer o espetáculo Jawahara pelo Instagram, pois acreditava que por lá ela teria uma visibilidade maior. E pelo fácil acesso a essa rede social. Aproveitando que ela teria uma visibilidade maior, ela poderia aproveitar e se sentir bem para dançar. Algo que lhe fazia falta. Assim como as dançarinas. 
Os espetáculos em que Franciéle participou foram, até então, do Stúdio Bruna Brasileiro. Como Fases, Abrasileirando, Mulheres, Movimento e Sentimento. 

quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Lendas de Santa Isabel: Corpo seco


É falado que o Corpo Seco, surgem de gente violenta, que maltrata as pessoas (amigos, familiares) em vida. Sempre sendo ofensivo e irado, sem motivos. Levando as pessoas ao extremo. 
Falam que o Corpo Seco surgiria então, pois teria sido rejeitado tanto por Deus, quando por Satanás. Devido a seus atos repugnantes, até mesmo seu corpo foi vomitado pela terra. E por isso foi forçado a andar por ai, com o corpo todo podre.
Há relatos que dizem ter visto o Corpo Seco perto de árvores. Ele ficaria agarrado em troncos de árvores e quando alguém passa, ele salta dando um abraço mortal. Pois sua fonte de alimento é o sangue humano. 
Mas há um fato pitoresco sobre essa lenda, aqui em Santa Isabel: atrás do Fórum da cidade, passando pela Marginal (Avenida Prefeito João Pires Filho), atrás do ponto de ônibus, é falado que existe um Corpo Seco. E isso casa com outro fato. 
Nos anos 80 ou 90, após uma corrida de bicicleta, um dos competidores sumiu. Ao que parece, nesse ponto mesmo, existia uma bica d'água. Nela, encontraram o corpo do competidor sumido. 

domingo, 10 de janeiro de 2021

A Folia de Reis (segundo o Centro de Memória Chico Fotógrafo)

A folia de reis é uma tradição que veio de Portugal, provavelmente que já existia nos primórdios de nossa colonização. Ganhando o gosto popular. 
Ela é uma tradição do Natal, obviamente, associada a história dos Três Reis Magos. Tradicionalmente, elas eram feitas no dia 24 de Dezembro a meia-noite. E iam até o dia 6 de Janeiro, Dia de Reis. Seria sobre a viagem desses personagens, seguindo a Estrela de Belém, para visitar o menino Jesus, recém-nascido.
Esse costume que veio dos meios rurais para as cidades, começa bem antes. Na verdade, toda a estrutura se alterou, devido a questões como trabalho dos envolvidos com a manifestação folclórica. Mas originalmente, os membros dessa folia só cantavam a noite. O motivo é que como os Reis Magos só viajavam nesse horário, para seguir a estrela, eles só cantariam nesse momento em respeito a eles. Veja quantas mudanças.
Entre os instrumentos musicais estão viola, rabeca, pandeiro, sanfona, e cantando de casa em casa. Sempre diante do presépio. Sempre levando consigo sua bandeira, um estandarte, que cada grupo carrega. Com símbolos que representam a Estrela de Belém e o nascimento de Jesus. 
E cantasse as situações que se encontrava na casa: se alguém estava doente, se alguém faleceu, se alguma graça tinha sido alcançada por um santo, com intuito de celebrar. Assim, muitos faziam a promessa de receber a folia em suas casas, dando comida a essa comitiva, dando repouso a noite também, entre outras tantas coisas que poderiam fazer para os ajudar. 
As folias vão pedindo uma oferta, também chamada de esmola, para com ela fazer uma festa comunitária no dia 6 de Janeiro. Ao qual toda a comunidade participa. 
Essas folias são compostas por diversos integrantes: o embaixador, (também chamado de capitão de guia ou mestre), o contra-mestre, o palhaço, entre outros. 

terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Figuras notáveis de Santa Isabel: Manoel Rodrigues de Paula, o Seu Neco

Ele era filho de Antônida de Jesus e Benedito Rodrigues de Paula (agricultor), com uma família de três irmãos. Nasceu em Santa Isabel, em 25 de Dezembro de 1928.
Ironicamente, em matéria da Revista Inovar, ele disse que inicialmente, não gostava de futebol. Mas sim de boxe e natação. Treinou por três meses boxe no Esporte Clube Corinthians (Parque São Jorge), tendo como seu técnico o 'Gaúcho'. Porém, Neco nunca subiu em um ringue para uma luta oficial. "Quando a natação, tinha muita vontade de praticar, mas não havia professor nessa região, naquela época."
Quando adolescente Seu Neco trabalhava no cinema de Santa Isabel, o Cine Iara, com 10 anos. O empreendimento era propriedade de Jorge Assaf. E na parte de trás do prédio, havia um gramado onde sempre tinham pessoas jogando futebol. Como não era chamado para participar, ele auxiliava na marcação e no ataque. E então quis se tornar treinador.
Um detalhe que foi no Cine Iara que conheceu sua esposa, Benedita de Morais Paula. Se casaram e viveram juntos por 60 anos, com quem teve 5 filhos.
Apos observar o jogo entre SESI  X Corinthians (onde o time do Parque São Jorge venceu, deve a ideia de montar um time de futebol para Santa Isabel.
Inicialmente, convocou garotos para irem no campo para conseguir treinar eles, só seis foram para o treino.
Para conseguir um campo para treinar, ele falou com Geraldo Barreto, presidente do Lanifício Esporte Clube (LEC) na época. O mesmo concordou em ceder o espaço para os treinos.
Com um início complicado, pois não tinham uniformes, nem atletas suficientes para formar um time. Foi quando Seu Neco tinha ouvido falar que uma marca de margarina teria lançado uma promoção que consistia em juntar mil embalagens para trocar por um jogo de uniformes de futebol. Ele começou a obter isso para sua boa intenção. E conseguiu.
Depois participou de outras promoções para obter as bolas com as quais treinava as crianças. 
Após o começo difícil, aconteceu o primeiro jogo que terminou em 3 x 3 e conforme o combinado, ficou com a equipe do Lanifício Esporte Clube. Como forma de motivação para as crianças.
Entre os vários jogos, ocorreram várias derrotas, como as duas por 8 x 0 para a equipe da Portuguesa. Ainda assim, não desanimou, continuando a treinar crianças por 12 anos no LEC, até que surgiu o interesse da diretoria do Santa Isabel Esporte Clube (SIEC) que em meados de 1974, após algumas negociações o Professor Neco estava em um novo lar. Permaneceu lá por 20 anos nas categorias Dentinho, Dente, Dente de Leite e Juvenil.
Um dos nomes mais conhecidos treinados por ele seria Everton Ribeiro. Treinou no SIEC por 2 anos, e por sua visão profissional, decidiu levar o garoto para fazer teste nas grandes equipes. Inicialmente, a intenção era o levar para o Palmeiras, mas como o mesmo não dava oportunidades as categorias de base, decidiram o apresentar na equipe da Portuguesa. Na época o técnico de categorias de base, Carlão, não quis aceitar fazer o teste.
A negociação para que Everton fizesse o teste demorou 15 dias, então, Seu Neco falou diretamente com Diretor do Clube. Carlão "lavou as mãos" e realizou o teste. E depois de demonstrar sua técnica no esporte Everton Ribeiro começou a escalar sua carreira profissional.
Além dele, deve Felipe Saraiva, também jogador.
Seu Neco tinha mais de 60 anos como treinador de crianças, se orgulhando de sua vida como tal. Com Benedita Morais Paula, com quem deve seis filhos.
Foi o único técnico a receber o troféu como ícone do futebol brasileiro que lhe foi entregue no Rio de Janeiro, em meios a programação de jogos da Primeira Copa Internacional de Futebol Base - sub 13, sub 15, sub 17.
"Dos 645 municípios de São Paulo, os alunos do Seu Neco e do técnico Eduardo Oliveira, integrantes do projeto de Escolinha de Futsal da Prefeitura de Santa Isabel foram os únicos convidados a representar o Estado nesta competição", disse o então secretário de Esportes, Daniel Lucena, em 2018, para o Jornal Ouvidor. 
"Eu quero é que estes meninos tenham a mente voltada para o esporte, para a família e que fiquem longe das drogas" foi o que ele disse em 2013, quando recebeu o reconhecimento pelo seu trabalho e teve seu nome colocado na Primeira Copa Regional de Santa Isabel. Na época, a taça Manoel Rodrigues de Paula contou com 24 times de outras cidades.
Treinava junto a seu parceiro Eduardo Caraça, no Ginásio Municipal de Esportes e no Jardim Eldorado, nos últimos tempos.
Sua filha Albazina de Morais disse o quanto cobrava dos alunos, tanto no âmbito esportivo, quanto no educacional. Ele exigia boas notas das crianças e adolescentes que estudavam com ele. 
Além de técnico, ele presidiu o Lanifício Esporte Clube, a Comissão Municipal de Esportes da cidade era puxador da antiga Escola de Samba Reco Reco Bico do Pato. 
O corpo de Neco foi velado no Ginásio Municipal de Esportes e sepultado ao lado de sua mãe e um dos seus filhos. A prefeita Fábia Porto, na época, decretou luto oficial na cidade de 3 dias.

MANOEL Rodigues de Paula "Seu Neco". Revista Inovar, Santa Isabel. n. 43. p. 38-39. Julho de 2015. 
MARTINS, Bruno. Santa Isabel se depede de Sêu Neco. Jornal Ouvidor. Igaratá. 3 de Outubro de 2020. p. 5.
http://jornalouvidor.com.br/noticia/seu-neco-vira-icone-do-futebol/12440

sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Covid-19 em Santa Isabel e o panorama no Brasil - Parte 9

O estado de São Paulo voltou para a fase amarela, mas a população de Santa Isabel (assim como boa parte do estado) ignorava isso.
A consulta médica online, a distância, se tornou mais frequente com a pandemia da Covid-19. Assim evitando aglomerações nos prontos-socorros. Embora ela ajude a orientar pacientes, em casos que exames físicos são necessários, a consulta presencial é fundamental. Não tem como negar que essa tecnologia veio para ficar e ajudar na relação médico paciente. 
O isolamento tinha ficado em 12% de Outubro. Em meio a uma alta dos casos, os brasileiros estavam flexibilizando as medidas de distanciamento social. De acordo com a pesquisa Pnad Covid, criada pelo IBGE para calcular os impactos da pandemia em Outubro apenas 12 a cada 100 pessoas ficaram isloados.
E ao menos, a USP lançou teste que detecta Covid pela saliva. O teste RT-Lamp, criado pelo Centro de Estudos do Genoma Humano e Células-Tronco do Instituto de Química, identifica casos da doença em até 24 horas. Na primeira fase, ele seria disponibilizado na Capital.
Enquanto isso, o ABC decidiu fechar cinemas e teatros. Entretanto, o único lugar onde não serão fechados, foi em Santo André.
Jair Messias Bolsonaro citou "insucesso" ao falar sobre alguns benefícios. A afirmação foi feita durante visita a Foz do Iguaçu. 
Novamente as notícias eram contraditórias: percentual de famílias endividadas cai em Novembro e chega a 66%. A inadimplência que contabiliza as dívidas em atraso, também teve queda nesse mês e chegou a 25,7%. Entretanto, 2,7 milhões vão em busca de emprego. Aumento coincidiu com a redução do auxílio emergencial e flexibilização das medidas restritivas. Especialistas já vinham alertando que o corte no benefício ia pressionar o mercado de trabalho e aumentar a taxa de desocupação.
Para coroar tudo isso, (até 2 de Novembro de 2020) a conta de luz ficou mais cara.
A mudança de gestão estava bem complicada. O prazo para a transição é curta, e parte dos funcionários de confiança estavam sendo dispensados.
A equipe de transição de Dr. Carlos era composta por Noely de Sousa Costa, Carlos Alberto Lopes e Maria Donizeti de Queluz Camargo. E a Comissão dos Trabalhos de Transição Governamental, da gestão Fábia Porto era composta por Adalberto de Lima, secretário de Finanças; Valesca Cassiano Silva, secretária do Jurídico; Marcelo Pereira Arena, secretário de Governo; Estela Barbosa da Silva, secretária de Saúde; e Luan Aparecido de Oliveira, advogado.
E em Arujá, ocorreram registros de poucas procuras por testes rápidos de DST nesse ano. Para os especialistas, a falta de testagem pode contribuir para a circulação do vírus do HIV e o diagnóstico tardio pode levar à óbito. Sendo que Santa Isabel e Igaratá não informaram suas ações neste para o combate as doenças sexualmente transmissíveis.
A regressão para a fase amarela, gerou medo e instabilidade no comércio que temia a queda de vendas no Natal. Entretanto, João Doria disse que Não haverá lockdown
E na cidade de Santa Isabel aconteceram fatos envolvendo a Covid-19 em asilos. Cincos casos foram confirmados e dois óbitos, fazendo suas primeiras vítimas nesse mês pela doença nesses locais. E a equipe reforçou medidas de isolamento e protocolos sanitários.
O Ministério Público enviou ofício a prefeitura de Santa Isabel, recomendando o isolamento dos idosos infectados com os demais. Além disso, o MP, orientou a testagem diária nos lares de idosos do município. A preocupação da Promotoria de Justiça da Comarca isabelense, Dra. Ana Paula Freitas Vilela Leite, é a disseminação da doença entre os idosos.
Até então:
  • em Arujá, no dia 23 de Novembro, o número de casos confirmados era de 2575 e óbitos 99. Sendo que até 4 de Dezembro, foi para o número de casos confirmados 2747 para 105 óbitos;
  • em Santa Isabel, no dia 23 de Novembro, o número de casos confirmados era de 1514 e óbitos 72. Sendo que até 4 de Dezembro, foi para o número de casos confirmados 1625 para 76 óbitos;
  • em Guarulhos, no dia 23 de Novembro, o número de casos confirmados era de 31544. Sendo que em 12 dias, foi para o número de casos confirmados 2747 e com 37 novas mortes;
  • A Capital Paulista tinha 358.390 casos confirmados e 14637 óbitos. O estado de São Paulo somava 1276149 casos e 42788 mortes pela Covid.
Enquanto isso, a reforma do Mirante Monte Serrat vai demorar mais. Ao que parece, um laudo estrutural do local, incluindo projeto de reforço da estrutura com emissão e recolhimento de atestado de responsabilidade técnica deve ser refeito. Se a informação se confirmar, a prefeitura está gastando dinheiro em duplicidade para refazer o documento já feito e que em verdade, não teve utilidade alguma.
A Secretária Municipal de Assuntos Jurídicos da Prefeitura de Santa Isabel, Valesca Cassiano, foi condenada pela Justiça Eleitoral a pagar multa de R$ 5 mil por propagar fake news. Tudo isso contra o prefeito eleito, Carlos Chinchilla. A representação foi formulada pela coligação "Cuidando do povo, trazendo progresso" (PSL/PV/DEM/PODEMOS).
E Arujá deve uma campanha de doação de sangue entre os dias 15 e 18 de Dezembro de 2020, na sede do Lions Clube de Arujá, na Rua São Paulo, no Jardim Planalto. 
Os boatos em volta de exoneração de funcionários em cargos de confiança estavam se agravando. O que fez Carlos Chinchilla declarar que isso era mentira ao Jornal Bom Dia. Ao que parece, isso foi algo divulgado através de fake news para desestabilizar a nova gestão.
E no Reino Unido, a aplicação da vacina já tinha começado. Enquanto no Brasil, a Coronavac só precisava ter a autorização da Anvisa. Pois na verdade, a pasta da Saúde no Governo Federal estava tão bagunçada, que ainda nem tinha material para colocar qualquer vacina.
Uma coisa que muitos temiam aconteceu: o primeiro caso de reinfecção aconteceu no Brasil. A primeira foi de uma mulher de 37 anos, no Rio Grande do Norte.
Mas isso não é tão estranho, afinal, vemos que a prioridade do governo não era diminuir uma inflação gigantesca que ocorria. Sua prioridade era deixar taxa 0 de impostos sobre armas. Enquanto isso, carnes, arroz, contas como as de energia, aumentavam em níveis enormes! Até mesmo a promessa de diminuição nos valores de games não diminuíram.
Com a politização da vacina, que podemos notar com atitudes entre o Governo Federal contra alguns estados, em especial São Paulo, víamos como não era prioridade salvar a população. Uma hora o presidente falava ter vencido Doria, outra hora ele falava que não usaria a vacina chinesa feita pelo governador de SP e em outro momento, simplesmente que iria praticamente confiscar essas vacinas. 
Enquanto isso, uma empresa contratada pelo Governo Federal atua de graça para Renan Bolsonaro, filho do até então, presidente Jair Messias Bolsonaro. Ironicamente, a Globo era uma das únicas emissoras a transmitir sobre isso. 
Segundo a Revista Época, a ABIN (Agência Brasileira de Inteligência) teria produzido ao menos dois relatórios que permitissem ajudar a defesa de Flávio Bolsonaro, para impedir mais da investigação. O filho do então presidente estava sendo julgado por crimes das "rachadinhas". Além disso, aconteceriam "canetadas" para "blindar" ou auxiliar o político investigado.
E no dia 11 de Dezembro de 2020, chegamos a marca de 180.000 mortes no Brasil.
Voltando a figura de Bolsonaro, determinado contrato na área da Saúde venceu. E por isso, foram suspensos exames de AIDS e hepatites virais no SUS. Isso encaixa com algo que foi dito pelo então presidente: que uma pessoa com HIV é uma despesa para todos
Sem contar que pelas atitudes com relação ao que Bolsonaro dizia ser "um grande controle e proteção do meio ambiente", a ONU excluiu o presidente da cúpula mundial. Nessa época, se discutia as mudanças pelo mundo, com mais de 80 chefes de estado.
E no dia 5 de Dezembro de 2020, recebeu em sua casa, de forma festiva, os vereadores da atual e próxima legislatura. E ao que parece, demonstrando uma intimidade constrangedora, Luizão Arquiteto foi na geladeira e pegou uma cerveja. Ele o fez para entregar a Rodrigo Gambelle, também presente no encontro.
Apesar de feijoada, ele amargou uma derrota antes de assumir como prefeito. Em uma sessão da Câmara depois, o prefeito da próxima legislatura ficaria sem os 10% que teria direito de utilizar como verba de gabinete sem necessidade de aprovação do legislativo.
O candidato a prefeito, Maciel Fama, ganhou no Tribunal Regional Eleitoral o recurso que fez em relação à condenação da Justiça Eleitoral de Santa Isabel que o condenou ao pagamento de uma multa de R$ 5.000,00. Maciel tinha sido condenado em uma ação proposta por Carlos Chinchilla que o acusou de praticar propaganda eleitoral negativa. O que na verdade, de qualquer forma, só serviu a favor do novo prefeito.
Talvez uma das missões mais difíceis do novo prefeito seria o que está nas linhas a frente. Alguns servidores públicos foram contratados temporariamente e sem concurso antes da constituição de 88. E permaneceram de qualquer forma para auxiliar na prefeitura (alguns antes ou depois da promulgação da Constituição). Alguns estavam perto de se aposentar, mas há a suspeita que Chinchilla pretende fazer uma varredura no serviço público. A tentativa é extremamente válida, mas poderá ser difícil.
E cada uma das cidades se preparava a seu modo para a vacinação. Mas tudo isso, em plena troca de gestão. O prefeito eleito de Arujá se preparava para suprir quaisquer necessidades para a realização da campanha de vacinação. Em Santa Isabel, a gestão anterior (de 2016 até 2020) informa que deixa postos com estrutura pronta para vacinar. E em Igaratá, a prefeitura diz que deixa seringas no estoque.
A Câmara de Santa Isabel aprovou no dia 8 de Dezembro a Lei Orçamentária de 2021 (LOA) que será de R$ 172 milhões no ano que vem. Isso pode parecer repetitivo, mas devemos que falar sobre o "voto de Minerva" aqui: foi de Luizão Arquiteto. É, a feijoada não deu certo.
E voltando a falar sobre o plano nacional de vacinação, o plano não tem data de início e não cobriria nem 25% da população. Só lembrando que nesse período, Bolsonaro disse que a Covid estava no finalzinho. Mais longe disso era impossível, pois sentíamos a segunda onda.
Podemos fazer uma comparação ao governo Lula, o próprio chamou a H1N1 disse que era uma gripe um pouco mais forte. Isso demonstra seu pouco conhecimento sobre o problema. Entretanto, a imunização contra H1N1 atingiu 81 milhões de pessoas, dizia Temporão, o então ministro da Saúde em 2010. Cidades que ainda não cumpriam a meta continuavam a vacinar. E a proteção contra a nova gripe atingiu mais de 88% do público-alvo. Em 2009, foram registrados 2.051 óbitos pela nova gripe no país. Desse total, 1.539 (75%) ocorreram em pessoas com doenças crônicas e 189 (9%) entre gestantes.
Enquanto isso, um dos novos nomes que estava sendo sussurrado nos corredores da prefeitura de Santa Isabel, para auxiliar Chinchilla, era de Kadu Barbosa, o mesmo que concorreu a prefeito. 
Já a prefeita disse que o turismo na cidade foi um dos grandes focos da cidade em um vídeo transmitido nas redes sociais. Falou da construção da alça de acesso para a Rota Águas e Sabores (Jardim Portugal), os quiosques na Praça da Bandeira para recepção de turistas, trabalho com os MITs (Município de Interesse Turístico), que contemplaria a reforça do Mirante do Monte Serrat.
Entretanto:
  • na mesma semana desse vídeo, o Jornal Bom Dia fotografou uma cratera no local da alça de acesso. E que acabou com carros e motos;
  • a Rota Turística Águas e Sabores estava cheia de buracos nas ruas, mato crescendo de forma descontrolada, falta de manutenção e zeladoria;
  • os quiosques na Praça da Bandeira conseguiam se sustentar por vontade própria, pois a política pouco auxiliava. Além de que não resolveu o problema dos sem-tetos ali;
  • os tapumes continuaram no Mirante e nenhuma satisfação foi dada por Fábia Porto sobre isso e o que será feito;
  • e que a Gibiteca Maurício de Sousa foi praticamente abandonada. Com mato crescendo por todos os lados e a frente dela avariada.
Enquanto isso, podemos ver que não é só pelo Turismo que há descontentamento com o poder público. Um caminhão caçamba ficou preso na estrada vicinal (Estrada do Brotas, na divisa com Guararema) por razão de um buraco que se formou no solo. E ele tinha a tendência de aumentar a cada dia.
Sem contar que na área da Sáude tínhamos problemas. Na Rua Prefeito José Basílio Alvarenga, em frente ao muro do Clube Aquático, um idoso deve uma queda e sentia muita dor. Só que a espera durou mais de uma hora.
Só nesses últimos trechos, vimos que ao menos três pastas estavam bem fracas. Para não dizer  que eram formadas por incompetentes.
Diante de tudo isso, falando sobre o plano nacional de vacinação, literalmente, ele não existe. 25 pesquisadores, que foram colocados seus nomes nele, negam que o conheçam. Seria caso de demissão do Ministro da Saúde. Sendo que o governo Bolsonaro enviou esse papel sem sentido, para o STF.
E a diretoria de Recursos Humanos do canal SBT fez circular na tarde do dia 16 de Dezembro uma nota assinada por Sílvio Santos. No qual o dono da emissora justifica o encontro com o presidente Jair Messias Bolsonaro ocorrido naquele mês. Ele recebeu Bolsonaro, junto com Floriano Peixoto (presidente dos Correios) e Fabio Faria (que é o ministro das Comunicações e também seu genro) que foram entregar a ele o selo comemorativo lançado por ocasião dos seu 90 anos. 
Questionado sobre a razão da nota de Silvio Santos, o SBT disse que "não comenta assuntos internos". Mais uma vez, coloco aqui a prova de que o canal se entregou a Bolsonaro. Por qual motivo não falar algo se não tem nenhum motivo por de trás dessas ações?
Mas o que falar de um canal em que seu fundador, é sempre usado como "referência do Mito da Garagem". O simples fato de associar o fato de Silvio Santos ser camelô, e então se tornar o bilionário dona de uma emissora, não faz sentido nenhum. E isso se trata de um suposto vendedor não autorizado, que se tornou dono de uma grande emissora. Se alguém tivesse guardado 5000 mil reais, desde a chegada dos portugueses (em 1500) até os dias de hoje (após 2020), não teria um bilhão de reais. E o Silvio tem mais de um bilhão - de dólares! Se pensarmos dessa maneira, é um judeu, filho de um comerciante turco e uma dona de casa grega que teria todas as condições de se dra bem na vida, faz muito sentido de conseguir isso tudo. Só lembrando que há uma rede de solidariedade entre as pessoas de origem judaica e suas preferências de comércio entre os seus iguais, que demonstram muito claramente como ele obteve sucesso.
E esse mês de Dezembro seria o último que concederia auxílio emergencial para todos os brasileiros. O que gerava, mais uma vez, filas como podemos notar.
O presidente da Suécia admitiu ter falhado em conter a Covid-19. Em um tradicional pronunciamento de fim de ano para a nação. Um fato engraçado é que tempos atrás, Bolsonaro usou o exemplo do país escandinavo como "modelo padrão para contenção". O governo de lá, seguiam o isolamento de um modo "esperar pra ver", diferente dos países europeus mais próximos. Sem confinamentos. Isso gerou um dos maiores índices de óbito em toda a Europa.
E uma matéria da Veja, de capa até, foi extremamente engraçada, para não falar de mau gosto.
O ANO DA VIRADA
Em entrevista exclusiva, Paulo Guedes conta os momentos dificéis que enfrentou no ministério até aqui, afirma que a economia deve crescer pelo menos 4% em 2021 e que o Brasil vai se transformar na maior fronteira de investimentos do mundo.
Mas há um fator bem bizarro dessa notícia, que parece tão boa. A Enforce, BTG, comprou a dívida bancária da Editora Abril. Fábio de Carvalho aprovou o plano de recuperação da empresa. Esse Fábio é ligado a Paulo Guedes. Coincidência? Eu acho que não.
Em entrevista, Paulo Guedes admite que sugeriu a Bolsonaro que despachasse Weintraub para o Banco Mundial, como forma de amenizar a relação com o STF.
Vale a pena destacar uma coisa que esta passando batido nessa entrevista: Guedes mostrou que de fato existe uma relação política (não institucional) entre o executivo e o STF. "Desmontar o conflito ouvindo cada um deles", "O ministro Gilmar Mendes, (...) sugeriu".
Já a Cracolândia, um problema da cidade de São Paulo, necessitava de uma solução urgente. Ela acomodava usuários de drogas que trazem medo aos cidadãos que vivem e que passam pela região. Em Dezembro, houve até arrastão, destruição e roubo, durante limpeza do local. A Secretária de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), disse que o policiamento, ostensivo e preventivo, existente na região central de São Paulo está reforçado, inclusive em áreas de comércio na Nova Luz para combater todas as modalidades criminosas.
Ironicamente, tanto João Doria, quanto Bruno Covas, tinham como promessas de campanhas o fim da Cracolândia de forma rápida e pesada. O que não aconteceu, na verdade, só trocou de lugar pelo que se sabe.
E pelo Ouvidor, o Dr. Luís Paulo Silva, representante dos profissionais da saúde de Santa Isabel, deu um depoimento único:
- Esse ano foi muito duro e difícil. Tivemos uma série de transformações ao longo dos meses: No início tivemos a esperança de ser uma doença mais leve, que ficaria restrita a um número de pessoas, mas já nos primeiros casos vimos que não, que seria uma doença agressiva, que seria bem mais complexo do que imaginávamos.
-Um ano de muito aprendizado, tanto técnico, como pessoal. Nos endurecemos bastante, nos tornamos mais ágeis. tecnicamente melhores. Mas também nos tornamos mas tristes, perdemos amigos próximos. Intubar, reanimar, enterra colegas e amigos.
-Ver famílias inteiras contaminadas e destroçadas pela Covid-19 gera cicatrizes difíceis de superar. São coisas que certamente nos marcarão e acho que as modificações, as lembranças e as feridas ficarão abertas por muito tempo.
-O que fizemos, e ainda fazemos, foi juntar nossos cacos, nos reinventar e seguirmos. Continuamos lutando para prestar a melhor assistência que conseguimos e para fornecer 
um tratamento digno aos nosso pacientes. Nessa fase, depois de tantas perdas e tantas dores, não permanecemos mais por nós e sim pelas pessoas que de nós precisam.
Um desabafo desses homens e mulheres da saúde, pelas palavras do Dr. Luís.
E ao sair da Cãmara, Clebão do Posto talvez tenha sido o único feliz pela quitação de uma dívida social, através da aprovação da verba destinada a Santa Casa. Ela foi assumida por seu partido. No dia seguinte foi a prefeita que comemorou que o Legislativo aprovou a lei que permitia tal transferência. Era 1,5 milhão.
Alencar Galbiati dizia a todos que elegeria Marquinhos Pelican como presidente da Câmara, que exerceria por três meses e voltaria para a Secretária de Planejamento. Na suposta estratégia de Alencar, quem exerceria, seria Bruna do PAT, Bruna do PAT. Um nome fiel ao ex-vereador.
Enquanto isso, uma idosa centenária vence a Covid-19 e se torna inspiração para lidar com a doença durante a pandemia. No dia 07 de Dezembro de 2020, no mesmo dia exatamente em que completou 100 anos, Ambrosina de Oliveira recebeu alta da UPA de Santa Isabel.Ela se tornou um sopro de esperança para a equipe do Lar São Vicente de Paulo, responsável por esse cuidado há oito anos
Foi depois de muito tempo que o saguão do UPA ouviu uma filha gritar de alegria por uma mãe recuperada. Quando cheguei na UPA, mesmo sabendo que não poderia vê-la, fui questionar ao enfermeiro sobre o estado da saúde de minha mãe quando soube que tinha recebido alta não aguentei e gritei de felicidade, contou Neusa Maria de Oliveira, filha única de Ambrosina.
Ambrosina de Oliveira é de Franca, e sempre trabalhou como cozinheira, também fazia e vendia queijo e sabão. Ao longo da vida plantou mais de 20 pés de goiaba e com o fruto fazia doces, vendia e mandava para o Rio de Janeiro. Criou as irmãs mais novas, pois sua mãe morreu muito jovem. E as crianças, acolhidas na casa da avó paterna, acabaram tendo em Ambrosina seu ponto de referência. E graças a ela, todas conseguiram estudar. Uma das mais novas, com 93 anos em 2020, estava viva e morava no Lar São Vicente em Jardinópolis.
A médica responsável pela unidade Lar São Vicente de Paulo de Santa Isabel era a Dra. Cristiane Mota.
Indo para a área da educação, as aulas presenciais voltariam em Fevereiro de 2021. Medida foi publicada em 18 de Dezembro de 2020, no diário oficial do estado pelo governador João Doria. As aulas deveriam voltar no dia 1 daquele mês na rede estadual, mesmo se a pandemia avançar ainda mais. 2735 pessoas visualizaram uma enquete na rede social do Jornal Ouvidor sobre esse assunto. 62% das pessoas que votaram eram contra o retorno as aulas presenciais.
Na verdade isso é um deserviço. Como já foi dito, escolas em outros países abriram e fecharam em pouquíssimo tempo. Primeiro deveríamos garantir as vacinas, para depois pensar em voltar as aulas.
A Prefeitura de Santa Isabel informa que, com base no Decreto Municipal n 6344 de 23 de Novembro de 2020, no período de 19 de Dezembro a 3 de Janeiro, não haverá expediente devido ao recesso das festividades (Natal e Ano Novo), retornando dia 4 de Janeiro (segunda-feira).
Um problema que a gestão Chinchilla receberá da gestão Porto, são as geladeiras sucateadas e foras das especificações das novas vacinas.
Já o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) prestou contas e cria novas expectativas para a reforma do Mirante. Pois temem perder o convênio de recursos que eram provenientes do MIT (Município de Interesse Turístico). Se isso for possível, por qual não fizeram isso já antes? 
Segundo os dados, a cidade de Arujá registrou 23 novos casos de Covid-19 em apenas 24 horas. No dia 17 de Dezembro, o número de óbitos chegou a 112.
No dia 22 de Dezembro de 2020, José Luiz Datena fez mais uma defesa de Bolsonaro em seu programa. Como todo o estado de São Paulo regrediu para a fase vermelha, Datena atacou João Doria, falando que o então governador era negacionista. O engraçado era ouvir o apresentador defender o presidente, falando que os candidatos (como Bruno Covas, aliado de Doria) não ligavam para a pandemia nas eleições. Mas Jair Messias Bolsonaro, além de apoiar um candidato de São Paulo (Celso Russomano), sempre apareceu em diversos lugares sem máscara, reduzindo os efeitos da doença e desdenhando da ciência. 
Por outro lado, Bruno Covas conseguiu um feito ridículo. Deve, através da Câmara de SP, aprovado em primeira votação, reajuste de 46% do salário de prefeito, do vice e diversos funcionários. Incluindo secretários. O bizarro era notar as diversas reintegrações de posse durante essas semanas próximas do Natal. Durante a pandemia.
Além disso, depois do anúncio no aumento do salário do prefeito, seria cortada a gratuidade dos idosos em veículos públicos. Aumentar o dinheiro do líder da Capital pode, passar de graça na catraca velhinhos, não pode.
Enquanto isso, na cidade do Rio de Janeiro, o religioso Marcelo Crivella foi preso. Ele foi preso na casa dele, na Barra da Tijuca, numa operação conjunta da Polícia Civil e do Ministério Público do Rio de Janeiro. Crivella, que está a nove dias do fim do mandato, é suspeito de participação em um esquema de corrupção. Além do prefeito, foram presos o empresário Rafael Alves, o delegado Fernando Moraes, o ex-tesoureiro da campanha de Crivella, Mauro Macedo e os empresários Adenor Gonçalves dos Santos e Cristiano Stockler Campos.
O irônico nisso é que Bolsonaro apoiava Crivella nas eleições. Aliás, através de Mourão, parece que o Governo Federal tirava o corpo fora desse assunto.
Crivella foi colocado, depois, em prisão domiciliar.
Enquanto, também surgiam problemas no Reino Unido. Ocorreu uma mutação no Coronavírus por lá. Ainda não existiam muitos detalhes, mas os países já tomaram medidas restritivas em relação a pessoas que viajassem, vindas daquela região. Como de costume, o Brasil não tinha tomado nenhuma ação quando a isso.
Na Ásia, em especial na Coréia do Sul e Japão, que antes foram padrão para lidar com a Covid-19. entraram em colapso. Lembrando que eles nem sequer precisaram entrar em lockdown anteriormente. Mas, talvez tenha sido um efeito da Segunda Onda da Covid-19.
A coordenadora da Secretária Estadual de Agricultura, Juliana Cardoso, que é filha de José Cardoso, o "Rei do Lixo", falou o seguinte Jair Bolsonaro é um maluco. A frase dirigida ao presidente aconteceu durante entrevista a uma emissora de rádio em Mogi das Cruzes.
Nem ela e o pai tem um passado muito bonito na política, tanto que José Cardoso rachou o PSDB.
Devido a Covid-19, a prefeitura de Bertioga proíbiu o estacionamento nas orlas das praias. Eles estavam preparando diversas ações para garantir a segurança da população.
Enquanto isso, prefeitos e secretários de Saúde articulavam ações contra a pandemia em toda a região. Em reunião do Condemat, esses municípios priorizavam a ampliação de leitos. 
Ainda assim, o número de mortes por Covid-19 voltam a crescer no mês de Dezembro, no Alto Tietê. Até o dia 18 desse mês, tinham sido registradas 112 mortes pela doença nas cidades da região.
Os planos (nacional e estadual) de vacinação já tinham sido anunciados. Talvez a vacina mais próxima dos brasileiros, nesse período, era a Coronavac. Ainda assim, ela atrasaria pelo menos mais dias. 
Já no Twitter, uma nova nota de Luis Inácio Lula da Silva dizia o seguinte: Mais de 80 milhões vacinadas em 3 meses quando o Brasil tinha um governo que cuidava das pessoas. Ninguém virou jacaré. Bonito de se ler, mas Lula também desdenhou da H1N1, quando ela atingiu o país. Então vemos, como ele se usa desse período calamitoso. Apesar de ter sua importância na história, sua figura não é mais a mesma.
O ex-bolsonarista, Kim Kataguiri diz que Bolsonaro era corrupto e chefe de quadrilha em sessão, na cidade de Brasília. Citando as reformas que o presidente queria, eram mais pelas alianças que poderia ter, do que pela necessidade do povo. O engraçado que agora ele é contra a "Família Biroliro", mas antes apoiava. Os ratos sentiam o barco afundar.
E apesar de que ocorria um aumento devido ao período natalino, o Brasil amargava cerca de 14 milhões de desempregados.
Um dia antes do Natal, o eleito prefeito em 2020, Dr. Carlos Chinchilla, anunciou finalmente seus secretários. Entre eles estavam:
  • Noely Costa (Secretária de Assuntos Jurídicos);
  • Aldo Cesar de Oliveira (Secretaria de Finanças);
  • Priscila Borsos (Secretaria De Planejamento, Obras, Urbanismo e Habitação);
  • Maria Donizete Queluz Camargo (Secretaria de Educação);
  • Rubens Barbosa (Secretaria De Meio Ambiente e Desenvolvimento Agropecuário); 
  • Sérgio Sidorco (Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico);
  • Daniel Lucena (Secretaria de Desenvolvimento Social);
  • Carlos Eduardo Barbosa – Kadu Barbosa (Secretaria de Serviços Municipais);
  • Rosa Ravazzi (Secretaria de Saúde), Leonardo Freire (Secretaria de Gabinete);
  • Roberto Bastos de Oliveira Junior (Secretaria de Cultura); 
  • e Felipe Nabil Vargas (Secretaria de Governo e Administração).
Só lembrando que Kadu Barbosa concorreu contra Chinchilla. Mas talvez isso ocorresse para que um determinado vereador fosse para uma pasta da Prefeitura de Santa Isabel, enquanto Kadu iria para a Câmara. Essa dança das cadeiras sempre aconteceu na gestão anterior. 
E pelo que sabe, Noely Costa nunca advogou.
A região metropolitana de Campinas, no interior de São Paulo, registrou um aumento de 20,27% nos casos confirmados de Covid-19 no final do ano. Tudo isso, pelo Observatório-PUC Campinas. 
Prévia da inflação oficial fechou 2020 com taxa de 4,23%, dizia o IBGE. O principal impacto para isso, era o grupo alimentação e bebidas, que teve alta de preços em 2% na prévia do mês.

PERCENTUAL de famílias endividadas cai em novembro e chega a 66%. Gazeta de S. Paulo. São Paulo. 2 de Dezembro de 2020. Caderno B. p. 2.
2,7 milhões vão em busca de emprego. Gazeta de S. Paulo. São Paulo. 2 de Dezembro de 2020. Caderno B. p. 2.
CONTA de luz ficará mais cara este mês. Gazeta de S. Paulo. São Paulo. 2 de Dezembro de 2020. Caderno B. p. 2.
CONSULTA médica pelo celular. Gazeta de S. Paulo. São Paulo. 2 de Dezembro de 2020. Caderno A. p. 6.
TESTE rápido detecta Covid-19 pela saliva. Gazeta de S. Paulo. São Paulo. 2 de Dezembro de 2020. Caderno A. p. 3.
MUNICÍPIOS do ABC Paulista decidem fechar cinema e teatros. Gazeta de S. Paulo. São Paulo. 2 de Dezembro de 2020. Caderno A. p. 3.
APENAS 12% dos brasileiros ficaram isolados em outubro. Gazeta de S. Paulo. São Paulo. 2 de Dezembro de 2020. Caderno A. p. 5.
BOLSONARO cita 'insucesso' ao falar sobre alguns benefícios. Gazeta de S. Paulo. São Paulo. 2 de Dezembro de 2020. Caderno A. p. 5.
NO Pé do Ouvido! Truncada. Jornal Ouvidor. Igaratá. 5 de Dezembro de 2020. p. 2.
NO Pé do Ouvido! Truncada 2. Jornal Ouvidor. Igaratá. 5 de Dezembro de 2020. p. 2.
NO Pé do Ouvido! Truncada 3. Jornal Ouvidor. Igaratá. 5 de Dezembro de 2020. p. 2.
MARTINS, Bruno. Isolamento social pode esconder a circulação de casos positibos de HIV. Jornal Ouvidor. Igaratá. 5 de Dezembro de 2020. p. 5.
ALCÂNTARA, Érica. "Não haverá lockdown", diz João Doria. Jornal Ouvidor. Igaratá. 5 de Dezembro de 2020. p. 6.
ALCÂNTARA, Érica. A luta contra a Covid-19 no asilo. Jornal Ouvidor. Igaratá. 5 de Dezembro de 2020. p. 8.
MORTES e diagnósticos positivos de Covid-19 acendem alerta em lar de idosos. Jornal Bom Dia. Santa Isabel. 5 de Dezembro de 2020. p. 3.
OLHAR de Santa Isabel - Credibilidade e Verdade: Mirante. Jornal Bom Dia. Santa Isabel. 5 de Dezembro de 2020. p. 7.
OLHAR de Santa Isabel - Credibilidade e Verdade: Fake News. Jornal Bom Dia. Santa Isabel. 5 de Dezembro de 2020. p. 7.
CIDADES recuam para a fase amarela. Jornal Bom Dia. Santa Isabel. 5 de Dezembro de 2020. p. 8.
ARUJÁ terá campanha de doação de sangue. Jornal Bom Dia. Santa Isabel. 5 de Dezembro de 2020. p. 10.
FAKE news nos bastidores da prefeitura. Jornal Bom Dia. Santa Isabel. 5 de Dezembro de 2020. p. 12.
NO Pé do Ouvido! Feijoada. Jornal Ouvidor. Igaratá. 12 de Dezembro de 2020. p. 2.
NO Pé do Ouvido! Feijoada 2. Jornal Ouvidor. Igaratá. 12 de Dezembro de 2020. p. 2.
NO Pé do Ouvido! Feijoada 3. Jornal Ouvidor. Igaratá. 12 de Dezembro de 2020. p. 2.
NO Pé do Ouvido! Sem Tempero. Jornal Ouvidor. Igaratá. 12 de Dezembro de 2020. p. 2.
NO Pé do Ouvido! Sem Tempero 2. Jornal Ouvidor. Igaratá. 12 de Dezembro de 2020. p. 2.
NO Pé do Ouvido! Ganhou. Jornal Ouvidor. Igaratá. 12 de Dezembro de 2020. p. 2.
NO Pé do Ouvido! Ameaça. Jornal Ouvidor. Igaratá. 12 de Dezembro de 2020. p. 2.
NO Pé do Ouvido! Ameaça 2. Jornal Ouvidor. Igaratá. 12 de Dezembro de 2020. p. 2.
SANTA Isabel terá R$ 172 milhões em 2021. Jornal Ouvidor. Igaratá. 12 de Dezembro de 2020. p. 2.
OLHAR de Santa Isabel - Credibilidade e Verdade: Secretariado 02. Jornal Bom Dia. Santa Isabel. 12 de Dezembro de 2020. p. 7.
OLHAR de Santa Isabel - Credibilidade e Verdade: Turismo. Jornal Bom Dia. Santa Isabel. 12 de Dezembro de 2020. p. 7.
OLHAR de Santa Isabel - Credibilidade e Verdade: Turismo 02. Jornal Bom Dia. Santa Isabel. 12 de Dezembro de 2020. p. 7.
OLHAR de Santa Isabel - Credibilidade e Verdade: Turismo 03. Jornal Bom Dia. Santa Isabel. 12 de Dezembro de 2020. p. 7.
OLHAR de Santa Isabel - Credibilidade e Verdade: Gibiteca. Jornal Bom Dia. Santa Isabel. 12 de Dezembro de 2020. p. 7.
TERRA de ninguém: Estrada das Brotas é esquecida pelo poder público. Jornal Bom Dia. Santa Isabel. 12 de Dezembro de 2020. p. 8.
COM voto de Minerva de Luizão, Câmara aprova emenda que suprime artigos da OLA. Jornal Bom Dia. Santa Isabel. 12 de Dezembro de 2020. p.  9
CRACOLÂNDIA: problema anunciado que precisa de solução urgente. Impresso Brasil. São Paulo. 18 de Dezembro de 2020. p. 6.
RETROSPECTIVA 2020. Jornal Ouvidor. Igaratá. 19 de Dezembro de 2020. p. 1.
NO Pé do Ouvido! Aprovado. Jornal Ouvidor. Igaratá. 19 de Dezembro de 2020. p. 2.
NO Pé do Ouvido! Presidência. Jornal Ouvidor. Igaratá. 19 de Dezembro de 2020. p. 2.
NO Pé do Ouvido! O Cara. Jornal Ouvidor. Igaratá. 19 de Dezembro de 2020. p. 2.
NO Pé do Ouvido! O Cara 2. Jornal Ouvidor. Igaratá. 19 de Dezembro de 2020. p. 2.
NO Pé do Ouvido! Embate. Jornal Ouvidor. Igaratá. 19 de Dezembro de 2020. p. 2.
IDOSA centenária vence a Covid-19. Jornal Ouvidor. Igaratá. 19 de Dezembro de 2020. p. 4.
AULAS presenciais voltam em fevereiro de 2021. Jornal Ouvidor. Igaratá. 19 de Dezembro de 2020. p. 10.
ABRE e Fecha Natal e Ano Novo. Jornal Ouvidor. Igaratá. 19 de Dezembro de 2020. p. 12.
AULAS presenciais retornarão em 2021, mesmo em cidade na fase vermelha, diz governo. Jornal Bom Dia. Santa Isabel. 19 de Dezembro de 2020. p. 6.
OLHAR de Santa Isabel - Credibilidade e Verdade: Corte. Jornal Bom Dia. Santa Isabel. 19 de Dezembro de 2020. p. 7.
COMTUR presta contas e cria novas expectativas para reforma do Mirante. Jornal Bom Dia. Santa Isabel. 19 de Dezembro de 2020. p. 9.
CRESCE número de casos por Covid-19 em Arujá. Jornal Bom Dia. Santa Isabel. 19 de Dezembro de 2020. p. 9.
FIGUEIREDO, Giovanna. Número de mortes por Covid-19 voltam a crescer no mês de dezembro, no Alto Tietê. Jornal Gazeta Regional. Biritiba Mirim. 19 de Dezembro de 2020. p. 3.
PREFEITOS e secretários de Saúde articulam ações contra a pandemia em toda a região. Jornal Gazeta Regional. Biritiba Mirim. 19 de Dezembro de 2020. p. 7.
COVID-19: Prefeitura de Bertioga proíbe o estacionamento nas orlas das praias. Jornal Gazeta Regional. Biritiba Mirim. 19 de Dezembro de 2020. p. 11.
JULIANA Cardoso afirma em emissora de rádio que 'Jair Bolsonaro é um maluco'. Jornal Gazeta Regional. Biritiba Mirim. 19 de Dezembro de 2020. p. 20.
HOFFMANN, Bruno. Governo adotará fase vermelha para festas de Natal e Ano-Novo. Gazeta de S. Paulo. São Paulo. 23 de Dezembro de 2020. Caderno A. p. 3.
SOBE 20% os casos de Covid-19 em Campinas. Gazeta de S. Paulo. São Paulo. 23 de Dezembro de 2020. Caderno A. p. 3.
CRIVELLA chefiava esquema de corrupção, diz MP. Gazeta de S. Paulo. São Paulo. 23 de Dezembro de 2020. Caderno A. p. 5.
VOOS do Reino Unido serão inspecionados. Gazeta de S. Paulo. São Paulo. 23 de Dezembro de 2020. Caderno A. p. 5.
RÚSSIA adota sanções contra a Europa por caso de Navalny. Gazeta de S. Paulo. São Paulo. 23 de Dezembro de 2020. Caderno A. p. 5.
PRÉVIA da inflação oficial fecha 2020 com taxa de 4,23%, diz IBGE. Gazeta de S. Paulo. São Paulo. 23 de Dezembro de 2020. Caderno A. p. 1.
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/06/imunizacao-contra-h1n1-atingiu-81-milhoes-de-pessoas-diz-temporao.html#:~:text=O%20ministro%20da%20Sa%C3%BAde%2C%20Jos%C3%A9,de%2092%20milh%C3%B5es%20de%20pessoas.
https://www.youtube.com/watch?v=VS3jaWC8HOc&t=16s
https://twitter.com/LulaOficial/status/1341088664089223168?s=20