terça-feira, 10 de novembro de 2020

Covid-19 em Santa Isabel e o panorama no Brasil - Parte 6 (extra)

Sobre o julgamento do prefeito e vice de Arujá em 2020, ele durou mais de cinco horas e, no final, a decisão garantiu a permanência do Poder Executivo. Isso aconteceu em 24 de Setembro de 2020, onde foi garantido que José Luiz Monteiro continua prefeito até o fim do seu mandato.
Eram necessários 2/3 dos 15 membros da Câmara Municipal para cassar os mandatos do prefeito e do vice. Renato Caroba, autor de denúncia, estava, por força da legislação, impedindo de votar.
No final, oitos vereadores votaram a favor da cassação: Rogério da Padaria (PDT); Cristiane do Barreto (PSD); Rafael Laranjeira (Rede); Paulinho Maiolino (PSD); Ana Poli (PL); Júlio do Kaikan (Pros); Castelo Alemão (PTB); e Paraíba Car (Republicanos).
Cinco parlamentares optaram pela abstenção: Abelzinho (PL); Professor Edval (PSDB); Pastor Edmar (Republicanos); Reynaldinho (PTB) e Gabriel dos Santos.
Dois vereadores estavam ausentes: Dr. Marcelo (Republicanos) e Divinei Silva - suplente convocado para a votação no lugar de Renato Caroba, do PT, autor da denúncia e que, por isso, não pode votar.
Por isso o arquivo foi arquivado.
Alguns dados dessa época preocupavam muito, pois 78% dos mortos por Covid-19 eram idosos. 
Mas para evitar alguns problemas com o Coronavírus, Igaratá vetou o acesso das represas e cachoeira, para isso, eles pretendiam utilizar as leis de trânsito para impedir formação de aglomerações nesses locais. A Prefeitura sinalizava todos os locais onde não deveria haver estacionamento de veículos especialmente as vias que dão acesso aos principais pontos de atração de público como represas, locais de pesca livre e cachoeira. Mesmo dentro de propriedades particulares utilizadas por populares.
Foi dito que a ação proposta por João Marcondes e William Carvalho com o intuito de suspender os efeitos do ato de destituição do diretório do PSL de Santa Isabel, possuía mais alarde do que algo com fundamento. O que muitos diziam (tanto na imprensa, quanto entre a população) que era para tirar o candidato Chinchilla, Afinal, além de William e Marcondes já terem feito parte do partido do Dr. Carlos Chinchilla, eles eram muitas vezes apoiados em suas redes sociais pelo candidato deles Maciel Fama.
Uma condenação que repercutiu no final do mês de Setembro foi o caso de um homem que desrespeitou a quarentena e teve que arcar com o prejuízo na Justiça, em União de Vitória/PR. É irônico até notar que os governos nem reiteravam mais o controle da pandemia tanto, próximo do período de eleições municipais. Conveniente demais até.
Entretanto, Santa Isabel já passava dos 1,2 mil casos positivos de Coronavírus, número elevado. 
E os policiais militares evitaram tragédia durante incêndio em Santa Isabel. As autoridades auxiliaram brigadista de uma empresa têxtil até a chegada do Corpo de Bombeiros. A ação evitou com que as chamas se alastrassem e atingissem material combustível da fábrica. Ninguém ficou ferido.
Voltando ao assunto do Covid-19, quem lê os textos e notando a pouca citação da doença em alguns pontos, pode achar que a doença estava controlada. Ledo engano. Ainda com a doença em ritmo acelerado nos estados e em algumas cidades era possível o crescente descuido da população não se preocupando com sua saúde. Notava-se o decrescente uso do álcool em gel nas entradas de shoppings e mercados, assim como descumprir o distanciamento de 1,5 metro entre frequentadores.

ALCÂNTARA, Érica. Legislativo arquiva denúncia contra prefeito e vice. Jornal Ouvidor. Igaratá. 26 de Setembro de 2020. p. 5.
MARTINS, Bruno. 78% dos mortos por Covid-19 são idosos. Jornal Ouvidor. Igaratá. 26 de Setembro de 2020. p. 7.
IGARATÁ vai usar lei de trânsito contra aglomerações. Jornal Ouvidor. Igaratá. 26 de Setembro de 2020. p. 7.
OLHAR de Santa Isabel - Credibilidade e verdade: Ação Anulatória. Jornal Bom Dia. Santa Isabel. 26 de Setembro de 2020. p. 3.
OLHAR de Santa Isabel - Credibilidade e verdade: Ação Anulatória. Jornal Bom Dia. Santa Isabel. 26 de Setembro de 2020. p. 3.
OLHAR de Santa Isabel - Credibilidade e verdade: Resposta. Jornal Bom Dia. Santa Isabel. 26 de Setembro de 2020. p. 3.
OLHAR de Santa Isabel - Credibilidade e verdade: Condenado. Jornal Bom Dia. Santa Isabel. 26 de Setembro de 2020. p. 3.
OLHAR de Santa Isabel - Credibilidade e verdade: Condenado 02. Jornal Bom Dia. Santa Isabel. 26 de Setembro de 2020. p. 3.
POLICIAIS militares evitam tragédia durante incêndio em Santa Isabel. Jornal Bom Dia. Santa Isabel. 26 de Setembro de 2020. p. 9.
VEREADORES absolvem prefeito de vice de processo de cassação. Jornal Bom Dia. Santa Isabel. 26 de Setembro de 2020. p. 12.
CÂMARA de Arujá salva Zé Luiz Monteiro e Márcio Oliveira da cassação dos seus mandatos. Jornal Gazeta Regional. Biritiba Mirim. 26 de Setembro de 2020. p. 4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário