quarta-feira, 25 de novembro de 2020

O Centro de Memória Visual e a homenagem póstuma a Chico Fotógrafo

No dia 13 de Agosto de 2020, as 9:00 hrs, a Prefeitura de Santa Isabel, mediante os esforços da Secretária de Cultura, inaugurou de forma online, o Centro de Memória Visual. Ele levará o nome de Francisco Sanches Baptista, que era conhecido popularmente como Chico Fotógrafo. Ironicamente, por muitos anos a própria prefeitura ignorou por muitos anos o trabalho dele. Enfim, o reconhecimento póstumo. 
Chico foi pioneiro pois contribuiu visualmente com a arte, fotografia e cultura da cidade de Santa Isabel. Seu acervo retrata a cidade de 1965 a 1983. 
O artista participou de diversos eventos nacionais e até internacionais. Tanto que foi vencedor em sua categoria no Salão Internacional de Belas Artes de Hong Kong e ainda premiado na Alemanha e outros países. Já no Brasil, recebeu prêmio no Rio de Janeiro, na Associação de Belas Artes, Museu Banco do Brasil - RJ.
Suas fotos eram confeccionadas e reveladas 90% em laboratório próprio e de forma manual, por meio de químicas preparadas por ele mesmo. Para assim reproduzir os retratos em preto e branco, sendo ainda especialista em retoque de negativos, e embelezamento em fotografias a lápis (retocando as fotos de forma manual!).

Nenhum comentário:

Postar um comentário