sábado, 5 de março de 2016

Subcultura: um grupo diferente de cultura?


Sub é um prefixo que significa, normalmente, inferioridade, aproximação ou substituição. também pode significar falta de algo. Normalmente os textos em que aparecem palavras com esse traço, remetem a algo mais baixo, de categoria menor, ou abaixo.
Na antropologia e sociologia, a subcultura é normalmente associada com grupos de pessoas. Quase sempre minoritário que representaria uma subdivisão de uma cultura que lidera sua comunidade. E podem se unir quase sempre por motivos de diversos tipos: etnias, idade, religião, filosofia, estética, conceitos, entre tantas outras coisas.
Muitas vezes, uma subcultura defini-se como oposta a cultura dominante. Mas nem sempre é esse o caso.
É comum que alguns traços sejam compartilhados por pessoas desses grupos, ou tribos urbanas, como gostos, visuais (tanto em vestuaria, como no caso de góticos ou penteados diferentes, no caso dos punks), e traços de pensamento. Cada uma, normalmente possuindo signos diferentes. 
O que me faz ser contra o termo subcultura esta nisso: se analisarmos, os grupos são rebaixados no uso da referência "subcultura". Afinal, estão a margem de uma "cultura maior". Não existe, na minha concepção, cultura "que tenha maior ou menor importância". Todas tem sua relevância, variando da região.
Recentemente, o uso desse termo por pessoas dentro de um grupo gótico deixou-me incomodado. Primeiro, pois preferiram comentar lá sobre meu texto. Sim, ele esta errado sobre a "cultura gótica", mas prefiro ouvir as críticas do que só ouvir pelas costas. Como isso me entristece. A cultura brasileira, africana, japonesa, delta, egípcia, muçulmana, judaica, budista, shaolin, atlante, whovian, DCiana e marveliana é rica, não importa o que os de fora digam. E até mesmo os de dentro. Quando vejo que as pessoas, mesmo esclarecidas sobre seu padrão cultural esquecem disso... Me dá um aperto no coração. E só voltando a aquele debate no Facebook. Se acham que eu seria defendido por alguém, meu blog nem é tão comentado. Colocarei aqui uma imagem do meu fluxo de visitantes e a quantidade de comentários nela. Quase sempre quando tem 2 ou 4 comentários, o segundo sempre é minha resposta.
Não gosto de tomar lados. Mas se fosse o caso, sou bem mais a favor da contra-cultura, visto que ao menos se colocam em uma posição mais firme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário