segunda-feira, 7 de março de 2016

Alambiques Blues: blues na cidade de Santa Isabel


O blues é um estilo musical nascido nos Estados Unidos. Originalmente surgiu no período de escravidão desse país, onde os negros eram torturados e judiados, e através de uma música mais melancólica e triste eles demonstravam tudo isso. Ainda assim, usavam um ritmo próprio e bem produzido. Após esse tempo, e com os afro-americanos libertos, o blues serviu para falar das mazelas e problemas passados por essa etnia. Alguns até os dias de hoje. No seu desenvolvimento, o ritmo musical sofreu influências americanas. E por isso tem o formato que vemos hoje em dia. Entre famosos desse estilo temos B.B. King (um verdadeiro rei do blues), Eric Clapton, Robert Johnson e John Lee Hooker.
Então, dito isso vamos falar da banda de Santa Isabel que tem a cara e coragem de apostar nesse estilo. O Alambiques Blues se difere de todas as bandas da região, não somente pelo seu estilo, mas pelo começo dos membros não ser exatamente nesse estilo. Em 2009, Gustavo Ribeiro já havia escrito algumas músicas de blues, em sua banda anterior chamada Gharage, que tocava rock. Após o termino desse grupo, ele conversou com outros músicos que tinham o mesmo gosto por esse som e mais algumas letras surgiram desse encontro. Todos uniram isso em um novo projeto e ao qual estão dedicados até hoje. Sua proposta é canções em português misturando ritmos nacionais, na batida do blues. Com letras menores para se adaptar a estrutura das melodias tentando passar sua mensagem. Além de sons próprios, o grupo faz covers de Tim Maia, Ed Motta e Jorge Ben Jor. Originalmente a banda iria se chamar Bourbon Blues (bebida americana), mas Bruno Andrade e Henrique Santos preferiram algo mais próximo da nossa cultura.  Bem acertado por sinal! Os membros atuais são Gustavo Ribeiro (vocal e guitarra), Wellington Lima “Maguila” (baixo), Furlan (bateria) e Henrique Santos(gaita). E já tocaram em diverso lugares como OcupARTE de 2014 e Officina Pub de Arujá.
Atualmente estão gravando um CD e nas etapas finais! O álbum se chamará Siga Sua Estrada. Então deem crédito para esses caras extremamente talentosos e esforçados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário