quarta-feira, 9 de março de 2016

O que é um Trading Card Game?


Já houve alguns eventos referentes as cartas aqui em Santa Isabel. Mas nenhum ainda legítimo e oficial. Ou seja, nenhum patrocinado pelas empresas. Apesar dos contatos com jogadores de outras cidades. Por isso queria muito falar desse hobby também, que assim como o RPG, existe aqui na cidade.
O que são os jogos de carta colecionáveis? Bem, também chamados de card games ou jogos de estampas ilustradas (esse último é patético) são jogos em que dois ou mais jogadores duelam entre si para testar decks (baralhos) de cartas em um jogo. Ao qual, só um dos jogadores ou lados, pode ser vencedor.
Normalmente um jogo desses tem algumas prerrogativas:
-se compra decks prontos - nem sempre é assim;
-se compra boosters (pacotes separados) - nem sempre é assim;
-gasta-se muito dinheiro - BASTANTE MESMO - para se montar um deck forte;
-pensa-se em uma estratégia de jogo.
São vários e diversificados estilos de jogos. Mas alguns se destacam hoje em dia:
-Magic The Gathering
-Pokémon
-Yu-gi-oh!
Magic é uma criação da empresa Wizard of the Coast. A ideia de Magic é básica: usasse uma história de um mundo escrito para criar cards com as habilidades relacionadas com os personagens dos livros. Só fiquei sabendo de um livro da linha Magic, que teria sido traduzido para o português até hoje. Na antiga "era de caça as bruxas do RPG", também conhecida como Geração Xerox.  Mas o jogo possui vários elementos de RPG e contos fantásticos: forças sobrenaturais divididas em 5 cores (branco, azul, preto, vermelho e verde), com grandes heróis de diversos tipos de "classes" e magias que literalmente podem devastar o mundo de jogo. E acima de tudo os Planeswalkers (Planinautas ficou tão fraquinho...), mestre do multiverso de Magic The Gathering.
Até hoje vejo o vídeo dos jogos no Youtube... Se tivesse uma animação...
O jogo virou tão viciante e fez tanto sucesso que sua empresa se tornou forte o bastante para comprar a TSE, criadora de Dungeons & Dragons. Hoje em dia existe até games para PS3 para se jogar Magic! Lembram um pouco com os de Yu-gi-oh! aos quais vou falar sobre eles mais a frente no texto.
Pokémon é uma febre mundial em animê e mangá. Só que sua maior força esta nos games, já que todos queriam batalhar com um dos animais de bolso em campeonatos mundiais. Odeio esse anime mas admito que o criador foi esperto. Em vários meios vendem produtos com a marca dos monstrinhos de bolso: bonés, camisetas, brinquedos, chaveiros, e toda sorte de outras coisas relacionadas, fazendo um merchandising danado.
A Wizard of the Coast vendo o quanto seria rendável esses monstrinhos fez o seu jogo de cartas dele. Os pokemons são dividos em: fighting, grass, fire, water, uncolorless, entre outros. Até hoje faz sucesso entre os fãs do jogo.
Basicamente um duelo entre jogadores de cards de Pokemon funciona como nos animes, mangás e games da série: dois treinadores colocam seus pokemons para batalhar. Vence quem permanecer com pelo menos um dos bichinhos de bolso de pé. Pensando desse modo... Esse anime é bem cruel com animais, não acham? 
Yu-gi-oh! é um animê que fala sobre o jovem Yugi Moto, que ganha de seu avô o Enigma do Milênio. Esse artefato antigo tem relação com um jogo de cartas que tinham ligação profunda com o fim do mundo e o roubo de almas. Ironicamente, um jogo de cartas começa a fazer sucesso no mundo (Monstros de Duelo), ao qual trazem a tona um estranho e obscuro lado do jovem Yugi... Que talvez não seja ele mesmo.
O jogo é considerado pelos mais antigões como uma cópia do famoso Magic. Qualquer um que conheça Yu-gi-oh! e Magic tem consciência dessa comparação entre os dois. Até o fundo das cartas é parecido! Mas nada que tire a diversão dos fãs. A prova é que já existem várias versões do mesmo anime de jogo de cartas.
Não sei se gostaram dessa pequena explicação sobre os jogos de cartas mas espero que tenha sanado algumas dúvidas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário