sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

Minha opinião sincera sobre a festa da cidade e rodeio em 2024

Sobre a festa da cidade e o rodeio acontecidos em 2024, eu posso escrever algumas coisas. Mas vamos por partes. 
Todos sabemos que o rodeio, assim como a festa da cidade, traz sim turismo e grana para os comércios. Ir contra o evento pode até ocorrer, entretanto, temos que admitir que esses eventos realmente movimentam a economia local e é necessário que eles ocorram. Caso contrário, isso gera até atraso a cidade, se não ocorrer, de forma monetária. Então, há sim uma importância de criar uma boa festa da cidade. Fixem-se nesse termo, "uma boa festa".
O que ocorreu, em sua maioria, foi uma festa que privilegiava os ricos da cidade. Causando o efeito de forçar quem vinha ao local, gastar muito ali, ou sair para comprar em outros lugares. E pelo jeito, os valores abusivos forçaram muitas pessoas a irem para outros lugares em Santa Isabel: funcionárias do Tropical Big Dog, relataram as 22:00 h do segundo dia da festa, estar tão lotado o empreendimento, que se sentiam sufocadas. Outros comerciantes, que ficam até a noite trabalhando comentaram sobre os problemas e confusões causadas por tanta gente ali. Obviamente, não vai ser tão comentado isso, já que quem lucrou foram os empresários, não é mesmo?
Mas duas observações: primeiro é que quem organizou a festa não foi a prefeitura mas um grupo particular, paga por Chinchila; segundo é que os vendedores ambulantes não puderam organizar seus carrinho onde ficavam próximo da festa.
Essa segunda parte pode ser pior ainda. Esses vendedores, teriam que colocar suas vendas próximo ao cemitério. Que logística mal elaborada é essa que coloca um grupo de pessoas com alimentos, para vender ao lado de um cemitério? "Ah, mas o mercado Brotas vende ali alimentos". Tu quer me comparar um grande mercado, com negócios de pequeno porte desse tipo? Por favor. 
Além disso, o quanto foi gasto nessa festa foi exorbitante. Para os cantores e serviços de fora. Nada vai vir para dentro da cidade. Não há como pegar essa grana e a fazer circular mais. E se você entende o mínimo sobre capital, tem consciência de que capital tem que fluir pelo município. Caso contrário, isso não vai criar mais valores para o município. Aliás, até o dia 13 de Julho de 2024 não estava atualizados os gastos com a festa. Então, como posso confiar na economia.
Note que nem falei sobre não existir artistas locais se apresentando no local em 2024.
Por último, notemos o seguinte: antes o rodeio era em outras épocas do ano. Como é mostrado na foto desse texto. Mas as pessoas não notam que a cidade pode lucrar mais de uma vez. Tem gente que achou que o rodeio não poderia ser em Setembro deesse ano por causa das eleições em outubro, senão caracterizava ato político em pró da reeleição do atual prefeito. Mas o rodeio em si é um ato a favor da atual gestão. Então, se pensar nessa lógica, poderia aproveitar e fazer após a Festa das Nações em Arujá, com o turismo de lá para cá, em Junho. As gestões querem lucrar tanto, para si, que esquecem que podem fazer mais isso, para todos e ainda sobrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário