José Coelho Porto era filho de Joaquim de Souza Porto e Etelvina Maria da Conceição, tendo nascido em Santa Isabel em 5 de Dezembro de 1908, falecendo em 22 de Março de 1988.
Casado com a senhora Celina Vieira Porto, teve três filhos: Everaldo, José Carlos e Clóvis Vieira Porto, que já foi vice-prefeito de Santa Isabel. Coelho, como era tratado por todos, passou sua vida contando dinheiro que entrava e saia da Prefeitura Municipal, onde por mais de trinta e cinco anos, onde exerceu o cargo de tesoureiro. Coelho viu passar pelo comando da prefeitura diversos prefeitos, diante de um caráter incorruptível e amigo de todos, segundo o que Virgílio Frúgoli escreve sobre ele.
Ele tinha um hábito interessante. Gostava de ler o Gibi, revistinha de crianças, surgida na época, permanecendo muitos anos com suas histórias de aventuras. Virgílio Frúgoli, ao escrever sobre esse Gibi, comenta sobre o "caráter de fazer coisas que não prestam das revistas do gênero". Mas o próprio não sabia o sobre o assunto
Um dicionário de português brasileiro hoje certamente trará a definição de gibi como “nome dado às revistas em quadrinhos” — ou algo parecido com isso. Nos anos 1930, contudo, o verbete tinha cunho racista: era “menino negro”, “negrinho”, “tipo feio e grotesco”.
Em 12 de abril de 1939, há exatos 85 anos, a editora O Globo lançou uma revista em quadrinhos chamada Gibi. Na capa, como um símbolo, todos os números traziam uma representação estereotipada negativamente de um menino negro, o tal “gibi”, mascote que emprestava nome à publicação.
Os traços eram carregados de um viés pejorativo e discriminatório. Em conversa com a BBC News Brasil, a cartunista Laerte definiu essa ilustração como “um menino negro como se desenhava em tempos de racismo livre”.
A verdade é que Virgílio Frúgoli e diversos adultos (como funcionários da Cultura e Turismo, assim como da Prefeitura de Santa Isabel) sempre viram histórias em quadrinhos como uma arte infantil. Esquecem obras que tratam de histórias reais de forma mais simples (como Maus de Art Spielgman), ficções mais sérias (como Soldado Desconhecido de Garth Ennis, ou O Eternauta de Héctor German Oesterheld), obras fantasiosas mas sérias (como Sandman de Neil Gaiman), ou que revisitam personagens clássicos com novas perspectivas (como Patrulha do Destino ou Homem-Animal de Grant Morrison), entre tantas outras obras. Enquanto eles caracterizarem apenas como coisa de crianças, essa arte será marginalizada ao se tratar sobre ela.
Sobre Coelho, ele exerceu o cargo de prefeito interino, no ano de 1947.
Sobre Coelho, ele exerceu o cargo de prefeito interino, no ano de 1947.

Nenhum comentário:
Postar um comentário