domingo, 8 de maio de 2022

A Gripe Espanhola em Santa Isabel

A Gripe Espanhola foi uma doença provocada por uma mutação do vírus da gripe que levou à morte de mais de 50 milhões de pessoas, afetando toda a população mundial entre os anos de 1918 e 1920, durante a primeira guerra mundial.
Inicialmente, a gripe Espanhola surgiu apenas na Europa e nos Estados Unidos, mas em poucos meses se espalhou pelo resto do mundo, afetando a Índia, o sudeste asiático, o Japão, a China, a América Central e inclusive o Brasil, onde matou mais de 10 mil pessoas no Rio de Janeiro e 2 mil em São Paulo.
A gripe espanhola não tinha cura, mas a doença desapareceu entre o final de 1919 e princípios de 1920, não tendo sido registrados mais casos da doença desde essa época.
A situação no Brasil foi terrível, pois faltavam leitos e médicos. Foi necessário improvisar isso nos hospitais, e quando ocorria uma morte devido a doença, não havia caixões funerários suficientes. Foi ordenado o afastamento do trabalho. O Congresso Nacional e o Senado foram fechados, aconteceu a paralização de serviços públicos, proibição de eventos, festividades e cultos religiosos.
Na época, em Santa Isabel foram registradas 40 vítimas, com 10 delas sendo fatais. Podemos fazer um paralelo disso com a Covid-19 em Santa Isabel que atingiu a cidade em 2020.

https://www.tuasaude.com/gripe-espanhola/

Nenhum comentário:

Postar um comentário