quarta-feira, 25 de maio de 2022

Crochê se torna Patrimônio Cultural Imaterial, mas a prefeitura ainda não entende como isso deve ser usado em benefício da população

De autoria do Deputado Estadual Padre Afonso Lobato (PV), o Projeto de Lei foi publicado nesta quarta-feira, 15, no Diário Oficial do Poder Legislativo - três dias após a comemoração do Dia Mundial do Crochê (12 de setembro) em 2021.
Em sua justificativa, o deputado salientou que Santa Isabel é um dos Municípios mais atuantes nessa prática artesanal do processo de criação de tecidos usando a agulha de crochê e algum fio contínuo, normalmente lã, fio de algodão, seda.
“Inclusive desenvolve diversas ações para promover a arte, como árvores decoradas com crochê e gibis dos personagens Turma da Mônica. Além da exposição e venda dos produtos desenvolvidos por diversos praticantes da atividade", pontuou o deputado autor do PL. Mas ele não comentou, por exemplo, que essa arte poderia ser usada para ajudar os necessitados sem tetos, ao invés de ser colocada em árvores. O que 
Patrimônio Cultural Imaterial é uma concepção que abrange as expressões culturais e as tradições que um grupo de indivíduos preserva em homenagem à sua ancestralidade, para as gerações futuras.
“O crochê é uma arte milenar e tem o poder de resgatar a autoestima do ser humano, em especial das mulheres acima de 50 anos, que tem mais dificuldade em conseguir emprego. Esta arte, além de tão bonita, gera renda, promove cultura, o amor e resgata a autoestima. Estou realmente muito feliz com a notícia!”, disse a vice-prefeita de Santa Isabel, Teresinha Pedroso, incentivadora assídua da prática no Município. Foi ela uma das principais responsáveis por colocar os crochês em árvores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário