quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

"Você sabe quem é Dito Pituba?" - texto da exposição de arte sacra em Santa Isabel

"Benedito Amaro de Oliveira (1848-1923), o "Dito Pituba", nascido em Santa Isabel é considerado um dos maiores santeiros populares do Brasil. O Trabalho de Dito Pituba representa a cultura caipira e suas obras estão sob domínio de colecionadores e em sua maioria fazem parte de acervos de grandes instituições. Atualmente pode-se admirá-las também no Museu de Aparecida, no Museu de Antropologia de Jacareí e no Museu de Arte Sacra de São Paulo.

Dito Pituba nasceu em 1848 e viveu em Santa Isabel. Iniciou suas atividades confeccionando telhas. Não trabalhou somente por encomendas, mas fazia grande quantidade de imagens que eram vendidas na roça. Com o produto desse trabalho conseguiu manter a sua família.

Pituba trabalhou muito com barro cru e cozido, além do barro utilizou madeira branca de vários tipos. É incrível a associação que fazia entre os diversos materiais, a título de recurso técnico: terracota com madeira, por exemplo, técnica empregada com frequência em crucifixos, sendo o corpo feito de barro e os braços de madeira.

Dito Pituba era também pintor. Além da confecção de oratórios, o santeiro também os pintava, ornamentando o fundo e as portas com flores, anjos e arabescos: o tratamento que deu aos oratórios era personalíssimo e indica, até hoje, o caminho para o reconhecimento de todos os seus oratórios.

Peças da autoria de Pituba foram encontradas por toda uma vasta área do Vale do Paraíba.

As obras criadas por Dito Pituba algumas características próprias, comuns nas peças que confeccionava. Ele costumava datar algumas de suas criações ou identificá-las com suas letras iniciais inclinadas. B. A. O. (Benedito Amaro de Oliveira). Outra característica é o S inclinado, quando da indicação de um santo. Também os pés e as mãos em suas imagens sobressaiam-se: grandes e desproporcionados, segundo Etzel (médico e pesquisador dessa arte), referem-se às características do caboclo descalço, andarilho incansável pelas morrarias de Santa Isabel" (ETZEL, 197570).

Outra características da obra de Pituba era o uso nas imagens de madeira, do prego Industrial para fixar a imagem na base, prendendo-a de baixo para cima. Essa característica, seguramente, leva à identificação da obra como sendo de autoria de Pituba, o único na região que usava esse recurso técnico.

Benedito Amaro de Oliveira, conhecido como Dito Pituba, foi um dos raríssimos exemplos de santeiros que se dedicaram integralmente à arte religiosa. Foi ele, também, o responsável pela maior produção de peças sacras do Vale do Paraíba. (Vera Toledo Piza)



Fonte: A ARTE RELIGIOSA DO VALE DO PARAÍBA, CRIADA PELOS SANTEIROS E PRESERVADA POR COLECIONADORES - Vera Toledo Piza"

Nenhum comentário:

Postar um comentário