sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

(Espaço Aberto Arujá) Luciano Papercraft


Luciano Barbosa conhecido como Luciano Papercraft é um artista plástico da cidade de Arujá, São Paulo
Que durante a pandemia começou, como um hobby, a fazer esculturas tridimensionais usando cola, papel e tesoura. Em trabalhos conhecidos como papercraft.
Ele começou com esse hobby e trabalho, durante o surgimento do Coronavírus. Como estava ocioso sem nada para fazer e tinha até medo de entrar em depressão, essa foi sua válvula de escape. 
Antes só jogava vídeo game e montava quebra-cabeças para passar o tempo, mas se tornava meio tedioso. 
Ele é formado em design gráfico e era autônomo, mas com a pandemia acabou sendo forçado a fechar seu negócio. 
Já fez 3 exposições incluindo a atual que está em santa Isabel no Centro Memorial Chico Fotógrafo.  
A primeira foi em Arujá no evento de Imigração Japonesa, onde tinha um concurso de cosplay em Novembro. Depois de alguns dias foi no museu Umbelina Barbosa, para a época do dia das crianças que foi em Outubro. E agora o de Santa Isabel que vai até o dia 25. Mas estão vendo se irão prolongar. 
Ele trabalhou numa loja de piscinas, em Santa Isabel. A Dubai Piscinas. Também, como dito, trabalhou de autônomo prestando serviços gráficos para tirar um trocado. E o surto de Covid-19 atrapalhou seu negócio. 
Hoje ele está só com o papercraft, que de início foi como um hobby. Pretende fazer como negócio futuramente. Pois por enquanto faz as vendas de forma informal. Como todo o artista acaba fazendo. 
No caso do papercraft, os mais desafiadores foram os que são de tamanhos reais como o Homem de Ferro, Homem-Aranha e Naruto. 
Mas atualmente está montando um Optimus Prime dos Transformes que é o mais difícil até hoje. 
Não tem estúdio próprio. Fazendo tudo em casa, no seu quarto, como um hobby sozinho. 
Pelo que ele sabe é o único na região de São Paulo que faz desse modo. Segundo Luciano só sabe de trabalhos assim, na cidade de Fortaleza, no Ceará. 
Não fez nenhum curso para chegar a tal ponto. Foi por mais pesquisar na Internet e YouTube 
Papercraft é uma arte feita com papel cola e tesoura muito semelhante ao origami. Suas diferenças é que no segundo usasse só dobraduras. Já no primeiro se faz figuras tridimensionais de praticamente qualquer modelo, carros, personagens de quadrinhos, escultura. Todos incríveis de diversos tamanhos inclusive tamanhos reais 
Não se sabe ao certo quando o papercraft surgiu, mas dizem q foi bem antes da Segunda Guerra Mundial 
Normalmente se usa um papel de uma gramatura mais grossa. Ele usa 180 para cima e faz acabamento com verniz e goma laca que é um impermeabilizante antes de tudo 
A dica que Luciano Papercraft (nome artístico) dá é ser paciente, mas o resultado é incrível e a pessoa acaba gostando e enveredando nesse caminho. Inclusive um dos benefícios dele é melhorar a coordenação motora, ajuda na depressão, foco etc... Como uma terapia 
Com o tempo que foi se aperfeiçoando no papercraft fez algumas redes sociais, grupos e até um canal no YouTube. 

Suas redes sociais

Instagram@lucianopapercraft

YouTube.com/LucianoPapercraft

Facebook.com/lucianopapercraft



Nenhum comentário:

Postar um comentário