quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Minha opinião sincera sobre a exposição sobre HQs no Centro Cultural, em 2022

Recentemente, em stories do Facebook e Instagram, eu critiquei a exposição de história em quadrinhos na cidade. Eu escrevi e repito aqui "Uma exposição de HQs, sem foco em HQs".
Muitas pessoas CONCORDARAM comigo. Pessoas que passaram pela exposição, adultos, que compreendem sobre isso. Na verdade, em alguns casos, pessoas me falaram isso de forma própria. Sem eu precisar perguntar sobre isso.
Então, qual o problema? Vejamos:
Uma exposição, tem que ter como foco aquilo que se propuseram a exibir. Não é necessário ter peças daquele tema, originárias do lugar (de outro país) nesse caso, mas tem que focar no assunto proposto. Exemplo: uma exposição do Egito Antigo, não precisa ter um sarcófago ou uma múmia, mas pode ter uma maquete de uma Pirâmide de Gizé. Mas note, que existem pirâmides em outros países, para outros usos. Talvez tenha começado a entender onde quero chegar.
A exposição tem artes maravilhosas feitas em papercraft por Luciano, artista de Arujá. Não vamos entrar no mérito que o cara não é daqui. pois isso não importa para os visitantes muitas vezes. Entretanto, temos artistas que a Secretária de Cultura poderia contatar como Matheus. Ao qual já escrevi em um texto no blog Espaço Aberto SI.
Falado isso, as imagens não são de HQs. Preste atenção, com exceção do personagem Naruto Uzumaki, não há personagens ali de histórias em quadrinhos, mas baseados nos FILMES e GAMES. Se o foco são as bandas desenhadas, por qual motivo temos imagens que se focam mais nas mídias audio-visuais? Se quiser que as pessoas entrem em cinemas, a ideia foi ótima.
Eu vou dar um exemplo: Eu quero trabalhar com HQs, nas aulas de história. Então, eu devo procurar textos dentro das revistas que tenho, que façam esse link entre a diversão e o estudo. Que tratam sobre um período histórico específico, nesse caso. Não colocar qualquer coisa, só por ser legal.
Independente disso, não vi (e outras pessoas não viram) um conteúdo que possa ser absorvido para maior compreensão desse trabalho. Pior, apesar de ter falado (até agora seis vezes) ao Secretário de Cultura, sobre chamar artistas (em especial ilustradores e quadrinistas que existem já na cidade) para colaborar com eles e talvez criar algo para os divulgar, ou quem sabe, até mesmo produzir algo próprio pela prefeitura... Fui ignorado, mas ele quer sempre fazer uma reunião apenas comigo. Se pode falar com um, por qual motivo não falar com todos.
E se alguém me falar que há histórias em quadrinhos raras por lá, sei disso. Entretanto, nenhuma pode ser lida normalmente. Eu tenho comigo algumas HQs nacionais e internacionais, também raras. Que não devem ter o mesmo valor econômico, mas que tem sua importância, ao qual poderiam ler.
Gostaria de deixar aqui que já escrevi dois livros sobre HQs (uma em geral e outra sobre mangás e animes).

2 comentários:

  1. Pois é...Poderiam dar oportunidade e lugar aos artistas que são naturais de Santa Isabel(não simplesmente por ser daqui) ,mas porque sabemos que temos artistas aqui que manjam muito em HQ.Se juntasse todo mundo daria uma exposição muito criativa e cheia de cultura ,aguardo pelo dia que daram mais honra aos da casa do que aos de fora...
    A pauta é muito boa , parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Temos muitos artistas, de diversos tipos aqui. Teríamos artistas demais. Podendo mostrar trabalhos únicos e diferentes. É o que pretendo fazer, quando estiver tudo indo bem pra mim.

      Excluir