segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022
Espetáculo Drama de Santa Isabel é sucesso em Mogi
O espetáculo Drama da companhia de teatro isabelense Subteatrágicos, foi sucesso de público e crítica em Mogi das Cruzes. No Galpão Arthur Netto, com ingresso a preço popular, os jovens de Santa Isabel apresentaram um espetáculo que retrata a dramaticidade de um relacionamento, o impulso dos corpos, a euforia do amor, a solidão vivida a dois.
Audaciosos o grupo foi responsável por tudo, figurino, cenário, sonoplastia, e o texto de Horn Lima, incita questionamentos da vida, do cotidiano de um casal que vislumbra o fim do amor, mas não tem coragem para terminar. A pré-estreia ocorreu em Igaratá, na Ilha da Cultura, no dia 22 de Outubro de 2011. Quem assistiu ao espetáculo ficou tocado com a proposta do grupo, que deve como interpretes Letícia Lis e Marvin Rosa.
sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022
quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022
Minha opinião sincera sobre a exposição sobre HQs no Centro Cultural, em 2022
Recentemente, em stories do Facebook e Instagram, eu critiquei a exposição de história em quadrinhos na cidade. Eu escrevi e repito aqui "Uma exposição de HQs, sem foco em HQs".
Muitas pessoas CONCORDARAM comigo. Pessoas que passaram pela exposição, adultos, que compreendem sobre isso. Na verdade, em alguns casos, pessoas me falaram isso de forma própria. Sem eu precisar perguntar sobre isso.
Então, qual o problema? Vejamos:
Uma exposição, tem que ter como foco aquilo que se propuseram a exibir. Não é necessário ter peças daquele tema, originárias do lugar (de outro país) nesse caso, mas tem que focar no assunto proposto. Exemplo: uma exposição do Egito Antigo, não precisa ter um sarcófago ou uma múmia, mas pode ter uma maquete de uma Pirâmide de Gizé. Mas note, que existem pirâmides em outros países, para outros usos. Talvez tenha começado a entender onde quero chegar.
A exposição tem artes maravilhosas feitas em papercraft por Luciano, artista de Arujá. Não vamos entrar no mérito que o cara não é daqui. pois isso não importa para os visitantes muitas vezes. Entretanto, temos artistas que a Secretária de Cultura poderia contatar como Matheus. Ao qual já escrevi em um texto no blog Espaço Aberto SI.
Falado isso, as imagens não são de HQs. Preste atenção, com exceção do personagem Naruto Uzumaki, não há personagens ali de histórias em quadrinhos, mas baseados nos FILMES e GAMES. Se o foco são as bandas desenhadas, por qual motivo temos imagens que se focam mais nas mídias audio-visuais? Se quiser que as pessoas entrem em cinemas, a ideia foi ótima.
Eu vou dar um exemplo: Eu quero trabalhar com HQs, nas aulas de história. Então, eu devo procurar textos dentro das revistas que tenho, que façam esse link entre a diversão e o estudo. Que tratam sobre um período histórico específico, nesse caso. Não colocar qualquer coisa, só por ser legal.
Independente disso, não vi (e outras pessoas não viram) um conteúdo que possa ser absorvido para maior compreensão desse trabalho. Pior, apesar de ter falado (até agora seis vezes) ao Secretário de Cultura, sobre chamar artistas (em especial ilustradores e quadrinistas que existem já na cidade) para colaborar com eles e talvez criar algo para os divulgar, ou quem sabe, até mesmo produzir algo próprio pela prefeitura... Fui ignorado, mas ele quer sempre fazer uma reunião apenas comigo. Se pode falar com um, por qual motivo não falar com todos.
E se alguém me falar que há histórias em quadrinhos raras por lá, sei disso. Entretanto, nenhuma pode ser lida normalmente. Eu tenho comigo algumas HQs nacionais e internacionais, também raras. Que não devem ter o mesmo valor econômico, mas que tem sua importância, ao qual poderiam ler.
Gostaria de deixar aqui que já escrevi dois livros sobre HQs (uma em geral e outra sobre mangás e animes).
sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022
(Espaço Aberto Arujá) Luciano Papercraft
Luciano Barbosa conhecido como Luciano Papercraft é um artista plástico da cidade de Arujá, São Paulo
Que durante a pandemia começou, como um hobby, a fazer esculturas tridimensionais usando cola, papel e tesoura. Em trabalhos conhecidos como papercraft.
Ele começou com esse hobby e trabalho, durante o surgimento do Coronavírus. Como estava ocioso sem nada para fazer e tinha até medo de entrar em depressão, essa foi sua válvula de escape. Antes só jogava vídeo game e montava quebra-cabeças para passar o tempo, mas se tornava meio tedioso.
Ele é formado em design gráfico e era autônomo, mas com a pandemia acabou sendo forçado a fechar seu negócio.
A primeira foi em Arujá no evento de Imigração Japonesa, onde tinha um concurso de cosplay em Novembro. Depois de alguns dias foi no museu Umbelina Barbosa, para a época do dia das crianças que foi em Outubro. E agora o de Santa Isabel que vai até o dia 25. Mas estão vendo se irão prolongar.
Ele trabalhou numa loja de piscinas, em Santa Isabel. A Dubai Piscinas. Também, como dito, trabalhou de autônomo prestando serviços gráficos para tirar um trocado. E o surto de Covid-19 atrapalhou seu negócio.
Hoje ele está só com o papercraft, que de início foi como um hobby. Pretende fazer como negócio futuramente. Pois por enquanto faz as vendas de forma informal. Como todo o artista acaba fazendo.
No caso do papercraft, os mais desafiadores foram os que são de tamanhos reais como o Homem de Ferro, Homem-Aranha e Naruto.
Não tem estúdio próprio. Fazendo tudo em casa, no seu quarto, como um hobby sozinho.
Pelo que ele sabe é o único na região de São Paulo que faz desse modo. Segundo Luciano só sabe de trabalhos assim, na cidade de Fortaleza, no Ceará.
Não fez nenhum curso para chegar a tal ponto. Foi por mais pesquisar na Internet e YouTube
Papercraft é uma arte feita com papel cola e tesoura muito semelhante ao origami. Suas diferenças é que no segundo usasse só dobraduras. Já no primeiro se faz figuras tridimensionais de praticamente qualquer modelo, carros, personagens de quadrinhos, escultura. Todos incríveis de diversos tamanhos inclusive tamanhos reais
Não se sabe ao certo quando o papercraft surgiu, mas dizem q foi bem antes da Segunda Guerra Mundial
Normalmente se usa um papel de uma gramatura mais grossa. Ele usa 180 para cima e faz acabamento com verniz e goma laca que é um impermeabilizante antes de tudo
A dica que Luciano Papercraft (nome artístico) dá é ser paciente, mas o resultado é incrível e a pessoa acaba gostando e enveredando nesse caminho. Inclusive um dos benefícios dele é melhorar a coordenação motora, ajuda na depressão, foco etc... Como uma terapia
Com o tempo que foi se aperfeiçoando no papercraft fez algumas redes sociais, grupos e até um canal no YouTube.
Suas redes sociais
Instagram@lucianopapercraft
YouTube.com/LucianoPapercraft
Facebook.com/lucianopapercraft
terça-feira, 15 de fevereiro de 2022
Maratonistas isabelenses nas Olimpíadas
Jovens isabelenses inscreveram-se e participaram da mais tradicional prova olímpica: a maratona, que naquele ano foi realizado no Rio de Janeiro. A maratona dos Jogos Olímpicos de 2016 percorreram a orla da zona sul do Rio de Janeiro, sob os braços abertos do Cristo Redentor, principal cartão postal da cidade. Com largada e chegada no Sambódromo, durante 42km, a mais tradicional disputa olímpica também passou por comunidades pacificadas do Rio.
Das arquibancadas da passarela do samba, 30 mil espectadores acompanharão de perto as passadas rápidas dos atletas que percorreram os 600 metros de avenida rumo à linha de chegada.
domingo, 13 de fevereiro de 2022
Presidentes da Câmara de Vereadores até 2021
- 2021 – Luiz Carlos Alves Dias – PL
- 2020 – Luiz Carlos Alves Dias – PL
- 2019 – Luiz Carlos Alves Dias – PL
- 2018 – Cléber Vinicius Kerchner (PL)
- 2018 – Neurisvan Lúcio de Azevedo (MDB)
- 2018 – José Alencar Galbiatti – PSD
- 2017 – José Alencar Galbiatti – PSD
- 2016 – Evaldo de Souza Barbosa – PR
- 2015 – Evaldo de Souza Barbosa – PR
- 2014 – Luiz Carlos Alves Dias – PR
- 2013 – Luiz Carlos Alves Dias – PR
- 2012 – Sílvio Adriano da Silva – PR
- 2011 – Sílvio Adriano da Silva – DEM
- 2010 – Paulo Sérgio Berto – PSDB
- 2009 – Paulo Sérgio Berto – PSDB
- 2008 – Paulo Sérgio Berto – PSDB
- 2007 – Silvério José Chicarino da Silva – PSB
- 2006 – Paulo Sérgio Berto – PSDB
- 2005 – Silvério José Chicarino da Silva – PSB
- 2004 – Clóvis Vieira Porto – PFL
- 2003 – Rodrigo Butterby – PV
- 2002 – Benedito Maia da Silva – PFL
- 2001 – Ademar Ramos Barbosa
- 2001 – José de Alencar Galbiatti
- 2000 – Benedito Maia da Silva
- 1999 – Jorge de Oliveira Pedra
- 1998 – Eliézio Santos de Santana
- 1997 – Antônio de Almeida Janeiro – PMDB
- 1996 – Benedito Maia da Silva – PMDB
- 1995 – João de Deus de Vasconcellos Ferreira – PFL
- 1994 – José Maria Fernandes Simão – PMDB
- 1993 – Isaías Benedito Bueno – PMDB
- 1991 – Blegídio Vieira de Miranda
- 1989 – Benedito Aparecido Maciel – PMDB
- 1987 – Blegídio Vieira de Miranda – PDS
- 1985 – Luiz da Silva – PMDB
- 1983 – Domingos Ramos – PMDB
- 1981 – Isaías Benedito Bueno – PDS
- 1979 – Roberto Rodrigues de Oliveira – ARENA
- 1977 – Levy de Oliveira Lima – ARENA
- 1975 – Arnaldo Lélis Éboli Vieira – MDB
- 1973 – José Maia Filho – MDB
- 1972 – Nirlando Costa Alvarenga – ARENA
- 1970 – Antonio Dias Barbosa – ARENA
- 1969 – Virgílio Frúgoli
- 1968 – José Baccaro
- 1967 – José Baccaro
- 1966 – Virgílio Frúgoli
- 1965 – João Pires Filho – PR
- 1964 – Francisco Pedreira Ribeiro
- 1963 – José Baccaro
- 1962 – Francisco Pedreira Ribeiro – PL
- 1960 – Francisco Pedreira Ribeiro – PL
- 1956 – Francisco Pedreira Ribeiro
- 1952 – Joaquim Simão
- 1950 – Fernando Bicudo de Morais Barros
- 1937 – Luiz Antonio da Cunha Lobo Sobrinho
- 1936 – Bento de Campos Silva
- 1936 – Luiz Antonio da Cunha Lobo Sobrinho
- 1936 – Bento de Campos Silva
- 1920 – Guilhermino Mendes de Andrade
quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022
"Você sabe quem é Dito Pituba?" - texto da exposição de arte sacra em Santa Isabel
"Benedito Amaro de Oliveira (1848-1923), o "Dito Pituba", nascido em Santa Isabel é considerado um dos maiores santeiros populares do Brasil. O Trabalho de Dito Pituba representa a cultura caipira e suas obras estão sob domínio de colecionadores e em sua maioria fazem parte de acervos de grandes instituições. Atualmente pode-se admirá-las também no Museu de Aparecida, no Museu de Antropologia de Jacareí e no Museu de Arte Sacra de São Paulo.
Dito Pituba nasceu em 1848 e viveu em Santa Isabel. Iniciou suas atividades confeccionando telhas. Não trabalhou somente por encomendas, mas fazia grande quantidade de imagens que eram vendidas na roça. Com o produto desse trabalho conseguiu manter a sua família.
Pituba trabalhou muito com barro cru e cozido, além do barro utilizou madeira branca de vários tipos. É incrível a associação que fazia entre os diversos materiais, a título de recurso técnico: terracota com madeira, por exemplo, técnica empregada com frequência em crucifixos, sendo o corpo feito de barro e os braços de madeira.
Dito Pituba era também pintor. Além da confecção de oratórios, o santeiro também os pintava, ornamentando o fundo e as portas com flores, anjos e arabescos: o tratamento que deu aos oratórios era personalíssimo e indica, até hoje, o caminho para o reconhecimento de todos os seus oratórios.
Peças da autoria de Pituba foram encontradas por toda uma vasta área do Vale do Paraíba.
As obras criadas por Dito Pituba algumas características próprias, comuns nas peças que confeccionava. Ele costumava datar algumas de suas criações ou identificá-las com suas letras iniciais inclinadas. B. A. O. (Benedito Amaro de Oliveira). Outra característica é o S inclinado, quando da indicação de um santo. Também os pés e as mãos em suas imagens sobressaiam-se: grandes e desproporcionados, segundo Etzel (médico e pesquisador dessa arte), referem-se às características do caboclo descalço, andarilho incansável pelas morrarias de Santa Isabel" (ETZEL, 197570).
Outra características da obra de Pituba era o uso nas imagens de madeira, do prego Industrial para fixar a imagem na base, prendendo-a de baixo para cima. Essa característica, seguramente, leva à identificação da obra como sendo de autoria de Pituba, o único na região que usava esse recurso técnico.
Benedito Amaro de Oliveira, conhecido como Dito Pituba, foi um dos raríssimos exemplos de santeiros que se dedicaram integralmente à arte religiosa. Foi ele, também, o responsável pela maior produção de peças sacras do Vale do Paraíba. (Vera Toledo Piza)
Fonte: A ARTE RELIGIOSA DO VALE DO PARAÍBA, CRIADA PELOS SANTEIROS E PRESERVADA POR COLECIONADORES - Vera Toledo Piza"
Marcadores:
arte,
Benedicto Amaro de Oliveira,
Benedito Amaro de Oliveira,
Dito Pituba,
Expo Arte Sacra,
História,
Igreja do Rosário,
religião,
Vera Toledo Piza
terça-feira, 8 de fevereiro de 2022
sábado, 5 de fevereiro de 2022
Manifestação dos lixeiros em Santa Isabel
Na manhã de 1 de Fevereiro de 2021, servidores da empresa de coleta de lixo que tinha contrato com a prefeitura de Santa Isabel até 30/01, fizeram um protesto em frente ao paço municipal.
Os funcionários buscavam explicações do prefeito Dr. Chinchilla e secretário Kadu Barbosa, sobre a paralisação da coleta pela empresa Terra Plana, depois que foi divulgado na rede social do prefeito a nova empresa em pleno domingo (31/01). Sem noticiarem de forma devida aos funcionários da anterior.
Ao chegar no local, o prefeito convidou alguns representantes da empresa para uma reunião no gabinete, para que pudesse ter diálogo entre prefeitura e funcionários. No decorrer da conversa que foi transmitida ao vivo pelas redes sociais, vários pontos foram abordados sobre a troca de empresa, licitação, contrato emergencial, direitos dos funcionários e solicitação de documentos para análise dos mesmos.
Os protestos por respostas continuaram no dia seguinte, funcionários da empresa seguiram pela avenida da república e paço municipal segurando cartazes na luta por seus direitos, a pouco estavam em frente ao SEJUSC na praça da bandeira.
Observação que nesse mesmo ano, começou a ser discutido sobre o "imposto do lixo", na cidade de Santa Isabel.
Deixaram até mesmo símbolos na frente do Paço Municipal.
quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022
Assinar:
Postagens (Atom)