sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Minha opinião sobre a não valorização dos artistas da cidade em 2021

Em Julho de 2021, ocorreu o aniversário da cidade com diversos eventos. E um deles, foi a abertura da praça diante da Gibiteca Maurício de Sousa. Quando isso ocorreu, era normal que fossem homenageados quadrinistas isabelenses. Afinal, com o 189 anos de Santa Isabel e sendo a terra onde nasceu Maurício de Sousa, isso seria o mais lógico.
Devo confessar que não sabia muito bem quando essa praça seria inaugurada e como a fariam. Entretanto, José Francisco Mineiro Júnior, me avisou sobre a abertura do espaço e me veio a cabeça "eles devem ter homenageado os quadrinistas isabelenses". Pois o seu José falou que eles estavam citando artistas das HQs. E mesmo que muitos nunca tenham nomes em famosas revistas ou eventos internacionais, com algumas poucas exceções, eu sinceramente achei que isso poderia ocorrer.
Mas para meu desgosto, e como estava ocorrendo demais em 2021, minhas expectativas foram falhas. Pois os artistas lá, além de Maurício de Sousa, foram Laerte e Ziraldo, por exemplo. Mas eles não são daqui. Custava tanto pegarem artistas daqui?
Uma das desculpas dadas por Roberto Bastos, secretário da Cultura nesse período foi que eles haviam ganho esses cartazes. Só que essa pessoa que doou esses itens, nem sequer cogitou os artistas daqui? Isso me parece mais estranho, quando soube sobre outra coisa.
A artista na área de artesanato (costura), Angélica, também chamada de Kika, também se viu insatisfeita. Segundo ela, ocorreria uma oficina que seria passada as pessoas de Santa Isabel e seria ministrada através da Secretária de Cultura. Para a área de tricô. Eles não falaram, entretanto, primeiro com as artistas que já tinham na cidade para isso. Só com pessoas de fora NOVAMENTE.
Há uma falta de valorização e respeito aos artistas locais, que já está se tornando moda. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário