quarta-feira, 2 de novembro de 2016

A história da escola Maria dos Santos Bairão


Para falarmos sobre a escola Bairão, devemos falar primeiro sobre a escola Santa Isabel. Ou melhor Ginásio Estadual de Santa Izabel. 
Eu explico: em 1952 o Ginásio Estadual de Santa Izabel foi criado pela lei n 2042 de 24 de dezembro de 1952. Ele não se localizava onde esta hoje em dia. Isso só mudaria poucos anos mais tarde.
Mais precisamente em 1956, o então prefeito da cidade, José Basílio de Alvarenga, em 18 de dezembro desse ano, pede a instalação e funcionamento do ginásio para o ano letivo no ano seguinte. Comprometendo-se então a entregar um prédio, a ser alugado e reformado pela prefeitura para uso escolar. Tudo isso pela proclamação 26-386/56.
Um detalhe que deve ser notado aqui: nessa época, era usado Santa Izabel, com Z. Diferente de hoje em dia. Os documentos que averiguei usam esse tipo de escrita, portanto, manterei assim.
Em 1957, ocorreu o relatório de verificação prévia através das instruções de acordo com instruções recebidas pela Inspetoria Seccional de São Paulo. Assim podendo se instalar a escola em sua atual localização. 
Por ato da época, em 29 de janeiro de 1957, foi designada para instalar e dirigir o Ginásio, dona Aida Richter. Tomou pose em 7 de fevereiro do mesmo ano. Ainda nesse época, procedeu-se as matrículas dos alunos da 1 série do curso ginasial. Tinham cerca de 34 alunos efetivos e começaram as aulas em 22 de março.
Entre as matérias comuns na escola eram administradas pelo seu corpo docente português, matemática, ciências, história e geografia. Quando digo comuns, me refiro a matérias que hoje em dia ainda são ministradas nas escolas públicas (estaduais ou municipais) na grade curricular comumente. Já nas aulas extraordinárias tínhamos latim, ciências naturais, francês, história do Brasil, geografia geral, trabalhos manuais, educação física (ao qual os horários eram divididos entre os dos garotos e outro para as garotas).
O Ginásio Estadual de Santa Izabel em 1986 mudou para EE Professora Maria dos Santos Bairão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário