domingo, 9 de outubro de 2016

Minha opinião sobre as construções recentes em Santa Isabel


"[...]O espaço amplo, onde foi canalizado o córrego Santa Tereza, deve atender não apenas ao moradores do Brotas e do Monte Serrat, mas de toda a cidade, já que fica localizado próximo ao terminal de ônibus.
O prefeito de Santa Isabel comemora o avanço da obra e fala sobre as melhorias realizadas naquele trecho: "A Praça do Idoso está ficando cada dia mais bonita, aliás, todo aquele trecho do Brotas tem evoluído bastante. Lembro que também está em construção a base da ambulância, o Parque Municipal que também já teve sua obra iniciada e em breve o terminal rodoviário. Além disso, ainda pretendemos padronizar todos aqueles prédios com cores oficiais do município", finaliza.".
Ok. Realmente um espaço como esse em Santa Isabel deve ser divulgado de forma a ajudar nossa população encontrando espaços de diversão. A cidade tem poucos espaços assim por toda sua extensão. Vejamos por exemplo, Novo Éden, Eldorado, entre outros lugares. Não voltados para um único tipo de público (jovens, adultos, crianças, idosos, masculino e feminino), como é o caso da Praça do Idoso. E nunca foi pensado em outras administrações, assim como a criação do futuro terminal rodoviário. Se conseguirmos tudo isso, algumas das piadas que sempre fazem e fazemos sobre Santa Isabel acabariam.
MAS isso é realmente necessário? Nem sei quanto foi gasto na construção, só que temos coisas mais importantes para ver. Exemplo? Meses atrás, a cidade foi abalada por uma enchente que afetou a vida de pessoas que abalou pessoas do Centro e até do Brotas! Se vermos com um olhar mais cruel, o ambiente não é para gastos em construções. Pelo menos, não nesse naipe. Boa parte da ajuda veio do próprio povo de Santa Isabel. O dinheiro dessas obras, poderia ter sido usado para ajudar pessoas que sofreram com isso. Ou até a criação de um lugar para auxiliar as pessoas que sofreram com esse acidente!
Lembrando: estamos em Maio, ao qual os dias estão nublados e com grande chuvas. E se o ribeirão encher mais uma vez? O que nos aguarda agora?
P.S.: É só impressão minha, mas estamos em ano de eleição municipal... Pensamento rápido...

sábado, 8 de outubro de 2016

Holocaust Festival: O grande show de 1987

No ano de 1987, ocorreu um dos maiores shows até hoje ocorrido em Santa Isabel de rock. O Holocaust Festival.
Em 18 de junho de 1987 ele ocorreria no Ginásio de Esportes da cidade. Naquela época era um ponto mais conhecido para shows. Só que para aquele dia algo único ocorreria.
Nesse ano, Assis e mais algumas pessoas organizaram o evento que deve a contribuição de patrocínio da Baterias Luthier, Rock Story e apoio da Prefeitura Municipal de Santa Isabel na época. Começaria as 13:00 até 18:00 horas. Só que sabemos que aqui não é nada tão fluido, que ocorra assim. O ingresso era de Cz$ 40,00. Pelo que soube, era um preço justo para a época.
O detalhe mais empolgante dessa época foi na verdade as atrações do dia.
As bandas que tocaram no dia eram Dorsal Atlântica (que na época era o principal show do evento), Megaton, Anthares, Atomica e, pasmem, Sepultura. Detalhe que até mesmo João Gordo da Ratos de Porão e Andreas Kisser estiveram lá. Mostrando que muitas vezes nem imaginamos as pessoas que encontramos nos shows, literalmente
Essa história é muitas vezes divulgada até uma lenda visto que muitos nem se lembram disso, ou são muito jovens. Mesmo aqueles que estiveram nesse evento colocam dados extremamente desencontrados.

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Gibiteca Mauricio de Sousa

Antes de tudo vamos elucidar alguns fatos sobre o lugar.
A casa onde fica a Gibiteca, antes era da tia do cartunista e escritor Maurício de Sousa, conhecido pelo seu trabalho com a Turma da Mônica. Também o lugar foi uma escola de inglês, entre outras coisas.
Determinada vez, Homero José Vallone, que era presidente das políticas públicas de cultura, mantinha contato com Maura. Ela é irmã do desenhista e sempre conversava sobre as questões relativas a cidade, ao pai de Maurício (Antônio Maurício de Sousa, poeta, compositor e pintor) e como seria bom a divulgação do trabalho em quadrinhos na cidade. Essas conversas, feitas pela internet, eram mostradas ao cartunista, que se interessou nisso.
Então, o ilustrador entrou em contato com a Panini (que distribui os quadrinhos da Turma da Mônica, entre outras coisas, atualmente) para um projeto: criar uma gibiteca em Santa Isabel.
A Gibiteca Mauricio de Sousa, esta localizada na: Rua Nove de Julho, nº 148. Funcionando das 8 horas da manhã, até as 17 da tarde.
Ela recebe visitas das 8:00 até as 17:00 horas, de segunda a sexta. Sua entrada é grátis e normalmente, a rotina de tempo lá dura uma hora. Podendo aumentar de acordo com o número de visitantes.
Seu projeto pedagógico envolve escolas estaduais e municipais (mas em especial, as municipais), daqui ou de outras cidades. Em especial, em 2016, duas se destacaram. A EEEFM Professor Fernando Aluísio Corrêa fez trabalho sobre quadrinhos, enquanto uma escola de São Paulo precisava de uma pesquisa relativa a um membro da Academia Brasileira de Letras. O escolhido foi Maurício de Sousa. Nesse caso foram alunos de ensino médio e fundamental I.
O percurso dentro do espaço é feito por estações:
Inicialmente, é contada a história do cartunista e criador da Turma da Mônica aos alunos. Logo após, são levados para a sala de vídeo onde assistem um desenho, que será utilizado mais tarde para outra atividade. Em seguida, ficam um tempo lendo algumas HQs (concedidas pela Panini) dos personagens de Maurício de Sousa. Depois disso, são levados ao espaço interno, uma aérea mais livre da Gibiteca. Por último, é trabalhado um projeto (quase sempre envolvendo o desenho animado antes citado) que foi elaborado por Homero.
Normalmente, esse projeto é dividido por enigmas (pequenas charadas para os mais jovens), modo lúdico (visando divertir acima de tudo) e jogos (que tem a mesma intenção dos enigmas, mas para os mais velhos).
Talvez, um dos maiores problemas ultimamente para o espaço, seja a frequência menor de pessoas por lá. É um espaço gratuito, que deve ser mais divulgado. Pois coisas desse gênero por aqui são raras. E estou fazendo minha parte falando sobre o lugar e sua importância. 

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Reinauguração da capela: Capela Bom Jesus


Apesar do sumiço de determinadas igrejas de Santa Isabel, outras foram reinauguradas. Algumas demoraram mais, ainda assim estão prontas para a visitação do público.
A Paróquia de Nossa Senhora Aparecida convidou as pessoas no dia 14 de setembro de 2016 para a reinauguração da Capela Bom Jesus. O evento se iniciou as 19:30 horas, contando com a presença do Bispo Diocesano Dom Pedro Luiz.
Padre Jaime Matheus estima que foram investidos cerca R$400 mil na reforma e ampliação da capela com os trabalhadores e voluntários, com a finalidade de fazer tudo dentro do prazo. Lembrando que a capela fica na Rua José Moreno Mostazo, 194, Vila Guilherme. 
O Bom Jesus remonta a passagem bíblica em que o Messias aparece de frente a Pilato. Sendo que ele é apresentado com poucas vestes e um manto tão vermelho quanto o seu sangue, que foi derramado por nós.



quarta-feira, 5 de outubro de 2016

A crise dos cortes em 2016

Em agosto de 2016 ocorreu um dos maiores cortes nas áreas da cultura e esporte em Santa Isabel. Mais precisamente, nos cursos de diversos alunos no setor cultural e o subsídio de alguns estudantes. Isso sem contar trabalhadores municipais que entraram em greve devido a cortes no salário. Vamos por partes:
A prefeitura, segundo constava, começou uma série de cortes por toda a cidade. Uma das desculpas era que devido a crise nacional alguns setores, em especial a cultura, teriam cortes. Aqui podemos ver quais foram as medidas tomadas com relação a isso:
-Desde 01 de julho do mesmo ano, exoneração de funcionários de confiança;
-Cortes de horas extras e diárias;
-Revisão de repasses a entidades umas 100% de corte, outras 50% a partir de 01 de julho;
-Não serão abertas novas turmas para os cursos no CIP;
-Diminuir celulares corporativos;
-Revisão de contratos;
-Exoneração de dois secretários (as);
Esses foram noticiados e apareceram até mesmo em jornais. Mas talvez os mais claros foram:
-Corte no subsídio dos ônibus fretados de estudantes técnicos e universitários;
-Término da banda de fanfarra do Jardim Eldorado e do Centro Cultural de Santa Isabel;
-Corte no pagamento de insalubridade para funcionários públicos de Santa Isabel;
-Corte em diversos cursos e esportes na cidade;
-Uma monitora da Gibiteca foi exonerada;
Várias manifestações ocorreram. Os estudantes foram até o executivo exigir que o subsídio continuasse funcionando. Sendo que com isso, ao menos pagavam só metade do valor exigido pelas empresas de ônibus. Graças as medidas tomadas pelos estudantes, incluindo a criação do MEI (Movimento Estudantil Isabelense). O que culminou com a prefeitura querendo manter o repasse para o transporte antes de uma nova manifestação que estava programada para o dia 06.
Enquanto isso, alguns servidores ficaram em greve por toda segunda-feira, no dia 05 de setembro. Já que esse fator no salário, variando de funcionário para funcionário, é cerca de 10 a 40% dele. O Sindicato dos Servidores Municipais de Arujá e Região (Sindismar) mobilizou a greve pela manhã e a tarde o presidente do Sindicato Miguel Latini se reuniu com os representantes da empresa BBC Engenharia e Assessoria Eirelli, responsável por retirar a insalubridade desses funcionários.
Mais de cem crianças e adolescentes no judô ficaram sem seu esporte e arte marcial. A Associação de Judô de Santa Isabel mandou um protesto em suas cartas de dispensa aos alunos. Graças a intervenção do vereador José Alencar e empresários da cidade continuarão com o esporte ao menos até dezembro desse ano.
Enquanto isso, em outras áreas como na música e outros esportes, os cortes permaneceram.
O que é uma pena, sendo que ao menos mais de cinco antigos alunos foram para escolas de música fora de Santa Isabel, graças a esses cursos. Podemos descrever esse cenário como um período negro da cidade.

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Devastação Infernal

O evento Devastação Infernal foi um evento que incentivou o underground nacional aqui na nossa cidade, ocorrendo no dia 10 de setembro de 2016.
Entre as diversas bandas que estavam lá foram Conquistadores, Guerreiros Headbangers, Mange Cadavre, Cursed Slaughter, Comando Nuclear, Skizoyds e Selvageria.
Ocorreu mais uma vez no Viola Dourada, local onde sempre ocorreu muitos dos shows de rock aqui na cidade. Se localiza na Rua Brasília, bairro Jardim Monte Serrat, n 185. A entrada estava R$15,00.

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

8º Cavalgada Amigos do Cavalo em Santa Isabel

Com o auxílio da Secretária Municipal de Segurança e Trânsito, aconteceu na quarta-feira, 07 de setembro de 2016 ocorreu a oitava edição da Cavalgada Amigos do Cavalo, na cidade de Santa Isabel. Um evento que retrata parte da cultura sertaneja, como o desfile dos carros de bois, que puxaram a cavalgada, seguida de charretes e centenas de cavalos.
Tiveram participantes de cidades vizinhas como Arujá, Mogi das Cruzes, Igaratá, entre outras. Foi organizado por Jair de Oliveira e Zé da Hípica.
Começaram a jornada logo de manhã ao lado do Ginásio Municipal de Esportes. Depois os grupos passaram pelas principais avenidas da cidade. Foram orientados por um caminhão de som que guiava os cavaleiros.
Teve continuidade no antigo Rancho Caipira com bastante comida típica e muita música e dança sertaneja. Reuniu a população comum e algumas autoridades municipais.

domingo, 2 de outubro de 2016

Festa em louvor a Nossa Senhora das Brotas


Nos dias 07 e 11 de setembro de 2016, ocorreu a festa em louvor a Nossa Senhora das Brotas. A paróquia fica na Rua Chico Marvina s/n. De frente ao cemitério do Brotas e do velório. A arrecadação conseguida nesses dias será revertida para as obras da capela.
Entre os shows tivemos ??? com a ajuda da Radio Singão no sábado. É lógico, sem contar as barracas com comidas típicas de festas desse tipo de festas. Além do bingo. No domingo também ocorreu apresentações folclóricas, como moçambique e congada. Também ocorreu mais shows, Além de que ocorreu uma procissão com a imagem da santa.
Um detalhe é que a igreja sempre acompanha o cemitério, desde 1932.


sábado, 1 de outubro de 2016

Festa da Primavera ETEC


A Festa da Primavera ETEC é uma festa que ocorreu em setembro de 2016 (verificar se já ocorreu antes).
Ele se iniciou as 16:00 horas da tarde do dia 10. Comemorando a chegada da primavera, a estação da flores e do amor. O evento contará com barracas de doces, salgados, brinquedos para as crianças, bingo dos formandos, concurso miss e mister primavera, entre outras atrações. Além de um correio elegante bem bacana.
No bingo, as cartelas entre R$0,50 e R$1,50. E a prenda maior o juicer, as cartelas eram de R$3,00. Além de um aula de sertanejo universitário com Bruno Felipe Caldeira, Debora Almeida e Evandro Monzinho.



Vamos falar da política em Santa Isabel

Bem amanhã será o tão aguardado pleito, e com isso, decidi escrever um pouco sobre isso. Espero que não se sintam ofendidos aqueles ao qual vou citar. Relaxem! Sem nomes mas usando uma noção básica de um mero cidadão. Vamos substituir nomes por funções políticas: vereador, prefeito, deputado federal e estadual, governador, senador e presidente.
Primeiro vem a minha cabeça os famosos santinhos. Sabe, aqueles papéis com nomes e números de prefeitos e presidentes, além de outros pretendentes que nunca devem ter visto o cara que aparece com eles nas fotos. Então, peguei alguns aqui comigo. Mais de 30 diferentes. Parecia até que estava colecionando. De todos os tamanhos e tipos. E sabe o que notei neles? Propostas boas? Não. Ruins? Tão pouco. Então o mais certo é o desperdício de grana que aquilo faz. Mais de 2000 papéis onde gastam dinheiro demais. E para que? Entupir as bocas de lobo daqui e de outras cidades. Onde estaremos reclamando daqui a algumas semanas que as enchentes estão sendo causadas por aqueles que ficam no poder de uma cidade ou por nós mesmos. Esquecendo que tinha um bando de candidatos que gastaram verba para sujar a cidade e contribuíram para aquilo. Por qual motivo não reverter tudo isso para algo mais útil. Ok... Mas deixemos isso para o final.
Além disso os carros de som e lugares onde fazem os preparativos dos comícios. Cara, estou eu em casa e começa a tocar uma música ruim para caramba. Por incrível que pareça não é o vizinho! É um desses veículos atrapalhando minha manhã e tarde. Tem gente que dorme nesse horário. Pois vai trabalhar de manhã ou a noite! E se não são aqueles que moram ao lado, é um barulho vindo da rua sem aviso e sem controle de volume. Sem contar quando usam espaços vagos para organizar a campanha. Por que não os usam para outras coisas caramba! Ok... Mas deixemos isso também para o final.
As propostas de algumas dessas pessoas parecem boas e até bacanas, mas é sempre "eu vou trazer X" ou "eu vou fazer Y". Pelo amor de Deus! Santa ingenuidade Batman! Qualquer proposta passa por uma gigantesca variedade de pessoas dentro da política local (ou até algo maior). Você acha que entrando como candidato e sendo eleito vai magicamente mudar essa merda? Não! Por favor, não! Deus não!
O problema também é do povo. Certa vez, ouvindo alguma vez escutei a seguinte conversa:
Sujeito 1 - "Quem acha que ganha?"
Sujeito 2 - "Quem tiver mais dinheiro, ué."
Se o povo acredita nisso (não importa se é novo ou velho) é lógico que isso vai ocorrer! O mal vence quando pessoas de valor deixam te fazer algo por acharem que não vale a pena!
Agora aquilo que guardei... Você que gasta grana com santinhos, campanhas fabulosas, caixas de som, vídeos épicos e espaços: use sua grana para o bem. Você poderia salvar vidas com isso! E nem necessita usar grana para isso! Eu fui a asilos, dei livros a idosos, conversei com eles, ajudei em eventos de artes, faço um blog falando sobre história e cultura, escrevi um livro sobre Santa Isabel, sempre que posso vou doar sangue... ONDE EU FIZ MAIS QUE MUITAS PESSOAS PRETENSAS POLÍTICAS SÓ TENTANDO AJUDAR! Eu só usei a boa vontade, não o dinheiro ou impostos de outras pessoas. Você pode e dever fazer outras coisas antes de se candidatar a algo pois é o mais justo. Eu não sou político, nem estou apoiando os daqui. Mas prestem atenção: tenho 31 anos e estou cansado de ver minha cidade descer cada vez mais! Eu estou de olho! E farei mais pessoas olharem para você.

(ATUALIZADO: 01/10/2016 ás 18:00)
Texto meu sobre como foi ver a cidade no último dia de campanha. Que merda...
"Vamos falar como uma parcela do povo colocou seus carros hoje buzinando igual crianças com brinquedos. Vamos falar dos rojões sendo soltos como se estivéssemos comemorando "o festival da democracia". Em que cães correm com medo para dentro de suas casas. E os vira-latas, entram em lojas, lachonetes e bancas de jornais pelo pavor por não terem donos. Na sujeira feita no chão da cidade pois hoje é o último dia das campanhas. Ou o barulho incomodo no centro da cidade. Acima de tudo, vamos falar que isso não é uma competição... É uma eleição."