terça-feira, 5 de abril de 2022

Coisas que Santa Isabel tem que explicar

A prefeitura de Santa Isabel é conhecida por diversas pastas que dificilmente respondem perguntas na mente de pessoas da cidade (aquelas que se importam com a história e cultura do município). Então, eu cataloguei algumas:
-Se o vereador Sebastião Claudiano, o mesmo que dá nome a uma das principais ruas de Santa Isabel, é mesmo o primeiro vereador negro a ser presidente, por qual motivo não havia foto dele na Câmara Municipal, antes de 2022?
Como podem ver na lista ao lado, até mesmo Joaquim Simão, antigo prefeito (e pai de outro famoso prefeito, Nenê Simão, reeleito várias vezes) já foi presidente da câmara. Mas não aparece o citado Sebatsião Claudiano, como presidente. Então, onde está a foto dele ali?
Bem, então podemos considerar algumas coisas: a primeira é a que Sebastião Claudiano nunca foi presidente. O que seria um crime histórico, cometido na cidade, divulgado pela Secretária de Cultura e a de Turismo, para demonstrar que a cidade era mais "inclusiva". A segunda uma falha da Câmara Municipal de Santa Isabel, o que demonstra incompetência de todas as últimas administrações em não colocar e ressaltar essa figura histórica. Há uma terceira, mas duvido que tenha sido essa. Um erro histórico da própria cidade, mas ai que falha causou tanta coisa errada nesse caso?
Recentemente, foi colocado um quadro. Seria bom que a Câmara admitisse suas falhas. Pois no site da Câmara, isso não mudou ainda.
-A idade da Igreja do Rosário é dita como de 1723. Mas qual documento comprova isso? Existem muitas pessoas que falam e tratam sobre isso. Como uma certeza. Mas quais documentos comprovam isso?
Ainda assim, o doutor Isaias Bueno diz que na verdade, a igreja mais antiga da cidade é a do Monte Serrat. Isso devido a um tijolo, que data daquela época, encontrado durante uma das reformas do local. O problema é que o tal item nunca foi mostrado a público. Se não se perdeu durante os anos, devido as falhas das diversas administrações, onde ele está? E as secretárias sempre mostram vídeos dele falando isso. Mas se for assim, não seria melhor mostrar o tijolo também? 
Seja uma ou a outra, a cidade falha com sua história, sem comprovar o que diz a todos. 
-Os prédios abandonados na cidade são muitos. Podemos falar de pelo menos cinco deles só descendo o morro da antiga fábrica de farinha, até perto da matriz. Sem contar o próprio casarão da família Machado, que muitos querem reformar. O certo seria restaurar algo tão antigo, mas para quem iriamos falar isso? A vice-prefeita de 2021, Terezinha, que mesmo sendo arquiteta, mandou demolir o Cineteatro Monte Negro? Isso, pois o prédio ainda estava em boas condições de uso.
Mas podemos colocar isso em outras localidades. Na Praça da Bandeira, perto da padaria, quase ao lado da Igreja do Rosário, existe um prédio de comércio abandonado. Onde o mato e as plantas já cobriram boa parte do local. A Rainha Santa, que era seu nome antigamente, e seu letreiro era possível ser lido alguns anos atrás ainda na fachada. Pelo que é dito, ocorreu um desentendimento entre pessoas, e teria ocorrido um assassinato ali. Mas como deixam um lugar assim, no centro da cidade, ficar abandonado? Será que alguma entidade, como a OAB, terá que fazer o serviço que deveria ser da prefeitura? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário