domingo, 25 de julho de 2021

O livro A Vila de Santa Izabel por Luiz Cláudio Melo

Assim como alguns outros, existem pessoas que pesquisaram sobre a história de Santa Isabel de um modo bem superficial. O que não significa que eles não tenham dados preciosos que podem ser usados para contar um registro sobre o município. É o que acontece com A Vila de Santa Izabel.
O título desse jeito faz referência a como era chamada Santa Isabel, na época após sua fundação. Luiz Claúdio Melo queria contextualizar isso de uma forma textual.
Para isso ele contou com a ajuda do padre João Batista Moura, então encarregado da Paróquia de Santa Isabel, que lhe deixou ler os escritos do Livro do Tombo da Paróquia e lhe cedeu seu escritório para o ler registrar. Além de ter o auxílio das funcionárias administrativas da Câmara Municipal, que lhe deixaram livremente ler as atas, desde o Império até o século XX. E com autorização do vereador Clóvis Vieira Porto.
O problema é que além do livro não estar bem estruturado (ele está apenas em arquivo de Word, para download, não possuindo cuidado com tamanho de letras e erros de gramática), algumas outras fontes são pouco confiáveis: nota-se que no final ele usou a Wikipédia para colocar os dados geográficos, pois até as letras combinam com a "enciclopédia virtual".
Ainda assim, há alguns fatos curiosos que são importantes de ser citados. Como figuras "folclóricas", Chico da Marvina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário