quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Cultura rock n' roll: o som da guitarra pesada na música

Esse som caracterizado pela força da guitarra, o contratempo surgindo pelo baixo ou a bateria pesada... Nós chamamos de rock n' roll. Aqui tentarei sintetizar sua história de forma bem chamativa e bacana. Acima de tudo, verdadeira.
Depois da Segunda Guerra Mundial o mundo tinha uma nova visão política e diversas feridas devido aos combates de anos atrás. A Europa e o Japão estavam quebrados por tamanhos conflitos. E os Estados Unidos tornou-se uma "terra prometida", onde as poderiam viver em paz, com carros da última geração entre outras coisas. Sem reparar que o fenômeno da delinquência juvenil brotou.
Com filmes como Sementes da Violência, Hollywood conseguiu notar o fenômeno que esse tipo de história baseada em violência dos adolescentes tinha sobre o público. E então fez várias produções. Mas eram quase sempre para os jovens. Isso criaria uma atitude mais radical que ficaria implícita por gerações.
Mais precisamente em 1951, o DJ Alan Freed, teria colocado no ar sons totalmente diferentes  de tudo que se ouvia naquela época. Influenciado pelo fato de que, assim como Hollywood, ele notou como aquilo tinha potencial para atrair atenção de um público mais novo.
Nos anos 50, nos Estados Unidos surgia com a influência do blues, country, rythim blues entre outras coisas surgia um novo estilo musical. Algo com uma sonoridade mais alta e dançante que caiu rapidamente no gosto popular. Muitas vezes com atitudes um tanto quanto rebeldes, atraindo os mais jovens da época.
Nesse mesmo período surge o grande Chuck Berry, um do ícones dos músicos de vários estilos, não só do rock. Ele misturava country, rockabilly e blues com seu instrumento, acelerando o ritmo e trazendo uma nova pegada. Um de seus clássicos é Johny B. Goode que já foi tocado diversas vezes por vários músicos, fãs de sua obra. Ao ponto do filme De Volta Para o Futuro fazer uma clara referência a ele, provando que seu som é atemporal!
Além dele tivemos nomes como os de Bill Halleym, que divulgaria o som e assim como Chuck Berry ele criou os alicerces do estilo.
Tempos depois da criação dessa sonoridade, Hollywood criou uma das maiores figuras para o rock na ficção de seus filmes James Dean. Em Juventude Transviada, ele é um rapaz sem causa e sem muitas esperanças. Muitos seguiriam seu estilo atitude e vestuário, mesmo que muitas vezes ele agisse de modo extremamente perigoso.
Elvis viria depois. Ironicamente, ele era um jovem caminhoneiro de dezoito anos, "começou sua carreira" gravando uma canção que daria de presente a sua mãe. Isso ocorreu em Julho de 1953. Um ano mais tarde, foi contratado pelo dono do estúdio. Em seus sons ele misturava sonoridades como o country, o rythim blues e o gospel. Sem contar que seu modo de dançar ousado para a época chamava a atenção do público, em especial, feminino. Atingindo patamares extraordinários em vendas, em especial com Heartbraker Hotel, em 1956.
Mesmo Elvis sendo um rei, o rock tinha ainda as figuras negras dentro dessa vertente possuindo grande força. E uma de suas maiores figuras nesse estilo é Little Richard. E um dos seus grandes sucessos é Tutti Frutti. Ele diz que criou essa música, baseado na época em que trabalhava para um patrão branco e preconceituoso. Como ele não poderia xingar, soltava essas frases sem sentido no lugar dos palavrões.
Podemos citar também nomes como Jerry Lee Lewis em Janeiro de 1958, que despontava com seu hit Great Balls of Fire. Vendendo 10 milhões de cópias com essa música em 10 dias!
Na década de 60, o rock nos Estados Unidos estava "morrendo" ou ao menos "dormindo". Mas a semente plantada no novo mundo cruzou um oceano e teria nova sonoridade no velho mundo. Precisamente falando na Inglaterra, em especial em sua capital, Londres. A Europa do pós-guerra já estava mais estabilizada, e sua juventude estava procurando novos caminhos. Mostrando com essa música os jovens conseguiam mostrar seus sentimentos por um modo já antigo e ultrapassado de vida. Isso mudaria radicalmente os costumes britânicos.
Os Beatles estouraram com sua musicalidade única, nos States e Inglaterra com Love me do, em 1962. Eles são influenciados por Chuck Berry, Little Richard e o som da Motown. Diferente de Elvis, que não saiu dos Estados Unidos enquanto estava sob contrato, o grupo de Liverpool. Em 1964, eles já estavam como primeiros colocados nas principais listas musicais dos EUA e Inglaterra.
A Inglaterra ainda tinha outros grupos bons para criar. Os Rollings Stones foram criados para serem a antítese musical dos Beatles. Com um som mais pesado, o que contrastava com os jovens rapazes de Liverpool. Ironicamente, a rivalidade entre as duas banda sempre foi fictícia. Tanto que uma das primeiras canções da banda de Mick Jagger foi criado por Lennon e McCartney.
Vários movimentos pacifistas, quase sempre com shows, essa sonoridade foi ainda mais difundida pelo mundo. Em especial, no período da Guerra do Vietnã. Assim, não era só a rebeldia da sua sonoridade, mas agora possuía um caráter político de contestação. O festival Woodstock se tornaria uma das marcas desse período, criando raízes pelo mundo. Isso sem contar a participação de grandes talentos como Jimi Hendrix e Janis Joplin, entre outros que foram assistidos por mais de meio milhão de jovens. Esse número não parece muita coisa hoje em dia, mas naquela época era muito!
Em 1970 o som se massifica e toma uma sonoridade mais pesada (tanto nas letras, quanto nos instrumentos). Nessa época, os Beatles já tinham introduzido as sementes do psicodelismo. E ai surgem os moldes do heavy metal, com bandas como Deep Purple, Led Zepellin e Black Sabbath. Bandas que também surgiam com eles eram as até hoje populares Pink Floyd e Queen, sendo um exemplo a ser seguido. A primeira faz fama com sua Another brick in the wall,
O Brasil dava passos bem lentos para esse som com pessoas como Celly Campelo, ao som de Estúpido Cupido, ou Nora Rey, Cauby Peixoto (década de 50), The Jet Black's, The Jordans, The Clevers e Ronnie Cord (década de 60). Surgia nessa época cantores de sucesso como Roberto Carlos e Erasmo Carlos. Aproveitando o sucesso desses astros, a Record lançou seu programa a Jovem Guarda, que mais tarde seria o nome para aquele estilo musical da época no Brasil. Logo em seguida surgia a tropicália, ao qual um dos grandes nomes da época são Mutantes.
Mas o grande estouro do rock nacional ocorreu na década de 70. Com Rita Lee e Secos & Molhados.
Um verdadeiro divisor de águas aqui no nosso país esta em Raul Seixas em 1973. Tratado por Maluco Beleza, devido a sua música e seu estilo, entre outras coisas, esse bahiano revolucionário chamou a atenção de uma grande parcela da população para assuntos antes não tratados em músicas como misticismo, religião, política e crítica social. Influenciado muitas vezes por pessoas como Paulo Coelho e Aleister Crowley, e isso é mostrado em Sociedade Alternativa. Isso deu passagem para uma invasão nordestina com grupos como os Novos Baianos.
Na década seguinte, surgiriam mais tarde bandas com temas mais urbanos e recorrentes nas vidas das metrópoles bandas como Paralamas do Sucesso, Biquini Cavadão, Ultraje a Rigor, Legião Urbana, Capital Inicial, Titãs, Magazine, Barão Vermelho, Kid Abelha, RPM, Engenheiros do Hawaii, Blitz, Ira!, entre outras.
Muitos dos músicos eram censurados por suas letras. Era um período de muita mudança dentro do cenário político. Os brasileiros sentiam a pressão da inflação em suas vidas. E as músicas, mesmo as mais divertidas, tinham uma história que encaixava com o cotidiano daquele período, muitas vezes sofrido. Sem contar coisas como a AIDS despontando no horizonte da sociedade da época. A influência musical internacional era bem ampla naquela época, mesmo que as informações não fossem tão difundidas como hoje em dia. Punk, rock, new wave, folk e por ai vai, eram algumas delas. Mas muitas bandas só surgiam com um único sucesso como Absyntho.
Vemos que as músicas desse período após a ditadura criaram letras mais contestadoras. Fazendo com que cantores e compositores como Renato Russo e Cazuza fossem idolatrados pelo público. Cada um de modo diferente. Tão fortes ícones que se tornaram hinos repetidos até hoje.
Paralamas do Sucesso, que tinha despontado com seu segundo álbum, no terceiro fez um flerte com o reggae e ska. Mostrando que como as primeiras vertentes do rock, não precisavam pegar inspirações só de uma fonte musical.
Titãs quebrou parâmetros e deixou a censura da época de boca aberta com o álbum Cabeça Dinossauro. Com letras bem mais pesadas como Porrada, Bichos escrotos, Família e Homem Primata.
Lugares para tocar eram difíceis também, muitas casas noturnas surgiram. Em 1982, no Rio de Janeiro surgia o Circo Voado, atualmente na Lapa. Em São Paulo, tínhamos o Madame Satã, fechado em 2009 e reinaugurada em 2012  só como Madame.
E até hoje, esse conjunto de bandas e músicos antigos influenciam os atuais. De tantos modos que criaram sub-gêneros, dentro e fora do Brasil.

2 comentários:

  1. Não sabia que o "Madame Satã" tinha mudado o nome para "Madame só".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erro de colocação da palavra. Relaxa. Mais tarde arrumo. Ficará "só Madame" querendo mostrar que é chamada simplesmente de Madame. Tirando isso o que mais pode falar do texto?

      Excluir