quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Minha opinião sobre o corte da orquestra na cidade (e mais)


Eu jurei que não escreveria. Na verdade, não posso colocar nada sobre política em redes sociais por questões relativas a minha função como professor municipal. Porém, isso me revoltou tanto que falei para mim... Não vou deixar isso passar! Não posso deixar isso passar!
Caso não tenha ouvido alguma vez, a banda da cidade, são um grupo de jovens talentos da cidade. O Maestro Edmar Valinhos é quem ensina as crianças de seis a quinze anos a arte da música. Através do Centro Cultural em Santa Isabel e escolas municipais. Vários são os instrumentos tocados entre eles: trombone, trompetes, trompas, tubas, triângulo, bombos, pratos, carrilhão sinfônico, entre tantos outros. Notem então como sua dedicação ajudou a ensinar tantos e diversos talentos mirins.
E a prova maior disso é uma jovem admitida na Escola Municipal de Música de São Paulo, integrante da Orquestra de Metais da Emef. João José de Almeida Filho. Marcela Rodrigues Magalhães que começou estudando percussão, com quinze anos. Os pais dela falam que a jovem melhorou as notas na escola devido essas aulas. O próprio maestro diz que através da música crianças e adolescentes aprendem disciplina e humildade. E ela nem foi a primeira pessoa do projeto a entrar em uma escola de renome! Já tiveram ao menos mais de cinco alunos obtiveram essa conquista através da orquestra.
Então, por qual motivo cortam uma fonte tão grande de talentos? Quando você passa a noite na Praça da Bandeira, qual é um dos principais shows que vê lá? Te passo uma dica: são jovens talentos tocando músicas famosas usando instrumentos clássicos na parte principal do coreto! Simples assim. E detalhe: NÃO FOI SÓ ISSO que a prefeitura cortou com relação a cultura. O que sinceramente, creio eu, deixou muitas pessoas do Centro Cultural frustrados com a prefeitura.
Mais tarde atualizo esse post, então só para terminar, você termina com algo bom para que? Com qual finalidade? Corte de gastos? Se for assim, então creio que algo que rende algo bom para cidade (tanto em nível pessoal como cultural em geral) deva ser muito custoso para a atual administração.

O texto a seguir é do professor Willians Oliveira no Facebook, com um vídeo da apresentação de seus alunos:

Pessoal pedimos que Compartilhem para que cheguem no máximo de pessoas que puder, esse é um dos projetos que temos em nossa cidade, o projeto já existe a mais de 4 anos o projeto das orquestras atua em mais escolas, e atende mais de 200 alunos e a cada dia que passa esse número de alunos aumenta ainda mais, nossos alunos vem tendo um grande destaque no mundo da música não só em concursos que participam ganhando troféus em campeonatos consagrados ou em apresentações que acontecem em nossa cidade, alguns deles fizeram processos seletivos e hoje também atuam como alunos de uma instituição muito consagrada a Escola Municipal de Música do Estado de São Paulo (EMMSP), infelizmente parece que estão querendo suspender mais esse projeto, assim como outros que foram suspensos em nossa cidade, a música ensina, educa, contagia, une.

Esse texto a seguir é de Edmar Valinho, também um dos professores desses grupos:´

_Só peço uma coisa .... Assistam o vídeo!! Esse vídeo mostra o resultado de um longo trabalho que vêm sendo feito! Mostra a dedicação desses jovens e crianças de Santa Isabel que vêm dedicando seu tempo para fazer MÚSICA DE QUALIDADE!!!! Estamos TODOS de parabéns!!!! Todo grupo tem seus problemas, suas dificuldades. Não somos diferentes!! Somos um grupo!! Mas o que pode e vem nos diferenciando ... É a UNIÃO E A GARRA!!! Tenho um grupo que posso chamar de "Pau pra toda obra"!!!! Um nervoso de estréia eh comum!!! Nervoso pela música ter mais dificuldade técnica, nervoso por ser o primeiro concurso de muitos. Aproximadamente 40% da Orquestra fez ontem, sua estréia em concurso. E foi uma estréia digna de músicos experientes!! Nervoso por competir com grandes adversários, nervoso de minha parte... Ou talvez excesso de ansiedade. Mas tudo e todos envolvidos com muito amor!!!! Muito amor!!!! Essa apresentação, foi o início de um novo longo caminho!!! Mas dessa vez entramos nesse longo caminho mais fortes!! Mais preparados e ainda mais unidos!!! Os pequeninos de Santa Isabel, consolidaram - se como G I G A N T E S!!!!!! Pra cidade, pro estado!!! Muito obrigado por estarem comigo e me ajudarem a proporcionar tal emoção!! Obrigado à orquestra!! Obrigado à equipe de apoio! Obrigado aos pais!!! Obrigado à Secretaria de Educação da Prefeitura de Santa Isabel! E obrigado meu Deus!!! Por estar a frente de jovens e crianças tão talentosos e dedicados!! E o quê faremos agora?? Vamos nos dedicar mais!!!! Porque os próximos estão chegando!! E estamos sendo ainda mais esperados!! Obrigado por tudo Orquestra!!! De coração, muito obrigado!!!!_
*#tamojunto*
*#orquestrademetais*
*#deSantaIsabelparaoBrasil* *#aindamaisunidos* 
*#Queremosmais*
Orquestra De Metais
(ATUALIZADO: 01/09/2016 ás 20:00)
Recentemente aproveitei para ler um texto do jornal O Ouvidor de 27 de agosto de 2016. Texto escrito por Érica Alcântara. Nele, podemos ver quais foram as medidas tomadas com relação a isso:
-Desde 01 de julho do mesmo ano, exoneração de funcionários de confiança;
-Cortes de horas extras e diárias;
-Revisão de repasses a entidades umas 100% de corte, outras 50% a partir de 01 de julho;
-Não serão abertas novas turmas para os cursos no CIP;
-Diminuir celulares corporativos;
-Revisão de contratos;
-Exoneração de dois secretários (as);
A Fanfarra do Bairro Jardim Eldorado que atendia quarenta alunos foi suspensa. Assim como na parte anterior que já escrevi, a Banda Municipal com vinte integrantes bolsistas e mais quatorze colaboradores foi cortada. Mais de cem crianças e adolescentes no judô ficaram sem seu esporte e arte marcial. A Associação de Judô de Santa Isabel mandou um protesto em suas cartas de dispensa aos alunos. Graças a intervenção do vereador José Alencar e empresários da cidade continuarão com o esporte ao menos até dezembro desse ano.
Sem contar os cortes nos cursos de dança de salão, oficina de fanfarra e instrumentos de sopro, monitoramento da Gibiteca e as atividade da banda municipal.
Um dado que não esta no jornal (já que creio eu ainda não tinha chegado a esse fato na época) é que os estudantes não vão mais receber mais subsídio para os fretados. O que significa que vão ter de pagar todo o custo dos ônibus! Acredite, é um valor extremamente alto!
Enquanto escrevo esse texto, acabei te ver alunos irem exigir respostas do setor executivo de Santa Isabel. E se a prefeitura falar que é por conta da "crise nacional" tem três coisas que eu penso:
-a crise nacional esta ARRETADA aqui em Santa Isabel! Pois não ouço isso em outras cidades. Devemos estar tão ruim quando o Rio de Janeiro;
-não era a prefeitura que falava que estava tudo indo bem, colocando "placas para apontar o turismo por toda a cidade"? Olha o gasto desnecessário ai gente!
-a crise esta forte bem no final de ano? Como? Na época de eleições?

(ATUALIZADO: 02/09/2016)
Hoje, Guilherme Arantes criou o MEI (Movimento Estudantil Isabelense) no intuito de ajudar os
universitários e técnicos do nosso município. Protocolando um documento na Câmara Municipal de Santa Isabel. Segue a imagem do documento e o que esta escrito nele:

Eu Guilherme Augusto Barbosa Arantes, morador a Rua Hepacaré, 150, Jd Eloisa Maria, Santa Isabel SP - título de eleitor: 3567-9819-01, Arquiteto e Urbanista, estudante em Eng. E Segurança do Trabalho, venho representar o M-E-I (Movimento Estudantil Isabelense), assim solicito a presidência da Câmara Municipal de Santa Isabel, que defira meu pedido de uso da tribuna para expor o problema do transporte fretados dos universitários na sessão do dia 06/09/2016 neste município. Caso haja dúvidas do movimento enseja o indeferimento solicito que o pedido entre em votação. 



Sem mais



CÂMARA MUNICIPAL DE SANTA ISABEL
Recebido em 2 - 9 - 2016

__________________________________
Guilherme Augusto Barbosa Arantes
Representante do Movimento Estudantil Isabelense

Mais uma tentativa dos estudantes tentando reaver os direitos retirados deles do dia para a noite (em alguns casos, literalmente) pela atual gestão de Santa Isabel. Antes de tudo vejamos bem, pois não critico o fato de terem feito isso. Mas sim POR DAREM UMA EXPLICAÇÃO HORRÍVEL SOBRE ESSE ASSUNTO. Até agora só estou vendo desculpas esfarrapadas e sem sentido.

(ATUALIZADO: 03/09/2016)
Dia 06 (terça-feira) as 18:00 horas cada aluno deverá esperar o seu fretado no ponto que costuma ficar normalmente. Assim que todos os alunos estiverem no seu respectivo ônibus, eles irão se encontrar com os líderes no bairro 13 de Maio e nos organizaremos para nossa manifestação. Iremos passar com os fretados na cidade, sentido a Câmara Municipal. Vamos ver no que dá. E qual serão as desculpas dessa gestão...

(ATUALIZADO: 04/09/2016)
O jornal Ouvidor, da data de 3 de setembro de 2016, logo na capa fala que estudantes e funcionários fizeram manifestações contra os cortes promovidos pela gestão de Gabriel Bina. No caso dos segundos, a prefeitura garante que só cortou o benefícios de profissionais que recebiam sem exercer atividades insalubres. Obviamente essa desculpa foi contestada assim como o laudo, exigindo seus pagamentos.
Um detalhe engraçado é que esse direito relativo a insalubridade nas profissões esta no município muito tempo e só agora foi contestado. Foi dito que nenhum perito da BBC Engenharia e Assessoria Eirelli tinha ido até um dos lugares onde eles trabalham medir o graus de risco aos quais eram expostos. Esse benefício varia entre 10% a 40% sobre o salário dos colaboradores que exercem funções de risco. Aqueles que aderiram a paralisação proposta pelos líderes dessa iniciativa começaram a greve oficialmente na segunda-feira (05/09). Só ressaltando, eles já notaram que a partir do dia 01 de setembro seus holerites já tinham esse desconto neles. Entre eles estão motoristas, coveiros, varredores, operadores de máquinas, ajudantes gerais, entre outros.
Novamente, o jornal Ouvidor mostrou através de videos em tempo real através do Facebook, de um grupo de estudantes revoltados com o corte no subsídio. O Executivo de Santa Isabel falou que isso faz parte de uma série de medidas que foi necessária por conta de um saldo negativo de R$365.562,15 entre janeiro e agosto deste ano (2016). O secretário de finanças Carlos Lopes falou o mesmo discurso que muitos estavam sabendo: que a crise nacional afetou as finanças da cidade. Sendo assim, a cidade deve priorizar os serviços de segurança, saúde e educação básica. Discurso falho!
Priorizar esses serviços é certo quando realmente se faz tais atos! A educação na cidade é boa, mas mais pela dedicação dos professores do que por qualquer coisa que a prefeitura diz "priorizar". Se formos falar na segurança de lugares como Eldorado, Novo Éden e Monte Serrat não demonstram nenhum sinal de segurança para nós. E a saúde é uma piada a parte, sendo que já recentemente os pagamentos de alguns centros hospitalares estavam atrasados.
Agora nos voltemos para a crise. O termo "nacional" significa que não só Santa Isabel esta sendo afetada pela crise, mas cidades por todo Brasil. Aqui podemos ir contra essa desculpa esfarrapada já que se fosse assim mais gestões municipais tomariam a mesma atitude. Isso não é problema, mas sim má administração agora. E se isso ocorre desde janeiro por que isso não foi passado a funcionários, professores e estudantes antes, invés de agir de modo tão súbito e covarde? Tirar cultura, salário e educação de outros setores para "tampar o buraco" que causaram até então não é justo! Aliás, saibam que essas medidas estão sendo feitas para quando a atual gestão entregar a cidade ano que vem, esteja "zerada" de dívidas. Então, por que posar nas notícias como se tudo estivesse indo as mil maravilhas?
Esses acontecimentos foram noticiados, além do jornal Ouvidor, nos jornais Agora News e Bom Dia.

2 comentários:

  1. Decepcionante!! Incentivar e elevar a cultura ninguém se interessa,a única coisa que fazem é enfiar dinheiro nos próprios bolsos e inventar desculpas para as besteiras que cometem...ridículo! Política está mais do que nunca uma palhaçada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jan foi o que falei. Estamos no último ano da gestão Gabriel Bina, então eles querem cortar os gastos "desnecessários". Mas arranjam uma desculpa sobre crise nacional. Então, significa que a má administração da cidade é culpa nossa? Colocamos esse prefeito lá, só que ele deveria servir bem a gente! E não é isso que ocorre.

      Excluir