terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Talibã Rock Bar: O point perdido do rock

Belo cartão de visita!

Um bar que ficava na rua Prefeito José Basílio Alvarenga, número 1101, no bairro do Brotas, em Santa Isabel. Pelo menos é isso que o Facebook de Cintia Barbosa, antiga proprietária do bar mostra. O Talibã Rock Bar é mais que um sonho que acabou. Era um que foi real. 

Compreendam: desde que me lembro por fã de rock e metal, sempre quis que houvesse um espaço com esse tipo de sonoridade. Ver uma banda ou outra era comum. Quando não era um daqueles eventos em que colocavam uma banda de som que poucos gostavam, eram festas longes pra caramba.
Eis que surge, o Talibã! Acredito que surgiu em 2014 graças a iniciativa da Cintia. Muitas vezes, creio eu, desembolsou grana do próprio bolso. Já que a maioria dos shows que vinham de fora, claramente não tinha apoio financeiro da prefeitura ou de algum patrocinador. Lembrando que ficava próximo do Mercado Brotas, ou seja, olha só uma grande oportunidade de um grande comércio local contribuir com algo mais que o próprio bolso. Mas ok...
A decoração era típica de um bar para fãs de som pesado. Posteres de bandas consagradas como Mettallica, AC/DC, Black Sabbath, Hammerfall, Dire Straits. E a música que tocava antes de qualquer apresentação era nesse naipe para melhor incluindo MotorHead, Helloween, Queen, Rob Zombie entre outros. Temos um fliperama (arcade para os mais saudosistas), uma mesa de bilhar, e lógico cerveja para quem quisesse e pagasse. Quase sempre atendendo estava a própria Cintia. Isso quando ela não ia cumprimentar a galera. Em especial, além da cena rock da cidade, muitos membros do motoclube Abutre's vinham ali beber e comemorar.
O espaço era até pequeno, mas como podem ver na última foto desse post, isso não era problema para quem curtia o estilo do lugar. Me lembrou até alguns bares de Arujá. E incluo nesses, o Gereba's que recentemente mostrou dificuldades, mas se mantêm firme e forte.


Tivemos alguns dos grupos da cidade como Febre do Rato (crossover) e Beer Class (punk) ali, além de Psicometria Mania (banda cover de Black Sabbath) e Bandit's (classic rock e metal). Não foi uma única banda que tocou lá, mas uma grande variedade delas. Pena tudo isso já ter acabado.
Digo e repito que devemos valorizar o que é nosso. Essa não foi a única localidade com temática rock na cidade. Houveram outras antes. Por que fracassaram? Isso não sei, mas posso colocar meu pensamento de professor de história formado pela UnG para funcionar. Quando esquecemos ou não damos o devido valor para certos fatos, eles quase sempre insistem em persistir. Como quando somos desrespeitado ou ignorados quando NÓS precisamos. Mas lembre-se: isso é uma visão minha sobre o caso. E você pode e deve discordar, se achar justo que o faça. Afinal, diferente de em The Walking Dead, isto é uma democracia.
E aqui vai mais uma coisa para refletir sobre o Talibã e outros pontos que já existiram antes dele... Por que Jacaréi, São José do Campos e outras cidade tem espaço desse tipo, nem necessariamente de rock mas outra sonoridade, e nós não? Não estamos na Grande São Paulo? Engraçado.











Nenhum comentário:

Postar um comentário