terça-feira, 30 de agosto de 2022

O casarão dos Machado

Muito se fala sobre o casarão, que fica de frente a Fábrica de Farinha, na Rua Monte Serrat, ao qual seria da família Machado. Então, eu vou falar um pouco sobre essa construção, que é uma das últimas que podem ser preservadas para a cidade.
Segundo consta, a propriedade era de Zico Machado e sua esposa Serafina Machado, por muitos anos. Depois da morte dele e a morte posterior dela, quem cuidou do local era sua filha Dulce. Além delas, outras herdeiras eram dona Inês e Cida.
Ao que parece, Dulce era rica. Pelo que é dito, ela tinha um namorado que também possuía muito capital. E teriam feito um acordo: quem morresse primeiro deixaria para o outro seus recursos financeiros. Como ele morreu primeiro, ela ganhou essa herança.
Esse fato gerou uma piada e medo de algumas pessoas. Falavam que ela seria perigosa "pois teria herdado o dinheiro devido a morte do namorado", como se fosse uma "viúva negra".
Era dona de terrenos no bairro 13 de Maio e onde hoje fica a Avenida República, perto da atual prefeitura. Cobrava aluguel de prédios e casas de vários lugares como São Paulo, Jacareí e regiões litorâneas.
Dulce faleceu antes de 2020, ou seja, antes da pandemia de Covid-19.
Então, por qual motivo o lugar foi abandonado? Segundo o conhecimento popular, a própria Dulce. atrasou muitos impostos. E a família não quis pagar os que vinham surgindo depois do falecimento dela. E devido a todos os problemas que surgem devido a isso (nem tudo é herança, mas dívidas também aparecem), a propriedade está abandonada. Tecnicamente, quem detêm poder sobre ela é a prefeitura.
Já tentaram mexer no lugar para reforma. O que seria um crime contra um patrimônio público, sendo que é um dos únicos lugares no Centro da cidade, que mantêm a mesma estrutura por tanto tempo. O certo seria ser feito uma restauração no lugar, mas seria pedir demais da prefeitura de Santa Isabel. Especialmente, quando não compete mais a família isso.

domingo, 28 de agosto de 2022

Valdemir da Silva: Um símbolo do que é ser um pai de verdade

Segundo uma determinada matéria, Valdemir teria 10 filhos, mas isso foi antes de 2019, pois teria 15. Este senhor que passa dos 55 anos adotou diversas crianças e os criou, onde hoje é o Pesqueiro Aralu de sua posse. Além disso, já fez outros empreendimentos, junto a seus filhos e todos eles estão bem encaminhados. Mas vamos por partes: como ele deve essa ideia? Afinal, não é qualquer um que adota tantas crianças.
O que ele conta é que, sua filha Bruna, teria sido atingida por uma bala perdida no final de 2014. Os médicos chegaram a falar para ele que já não havia esperanças, mas ela sobreviveu. Na época, ele era pai de quatro garotas, duas adotivas, fruto de um casamento que durou 19 anos. Para demonstrar sua alegria na salvação da vida de sua filha, ele decidiu ir a um abrigo de crianças à espera de adoção e trazer uma menina para passar as festas de fim de ano com sua família.
Incentivado pela Vara da Infância e da Juventude, saiu de lá com sete adolescentes, todos meninos. Passaram dias tão felizes juntos que, depois de os devolver, se sentiu triste por isso. Ele diz que era como se tivesse um "buraco no peito". No dia seguinte mesmo, entrou com o pedido de adoção e, em pouco tempo, seis deles eram seus filhos. Perdeu amigos e parentes que não aceitavam sua família. Disseram que era perigoso adotar sem saber o passado das crianças. "Pois nada me deixa mais feliz do que saber que, hoje, eles tem um futuro com o qual sonhar"
Entre seus filhos estão Bruna, Vanessa, Debora, Bárbara, Victor, Denis, Jhonatan, Mateus, Marcelo, entre outros.
O seu Valdemir é o símbolo perfeito da expressão pai é quem cria.

terça-feira, 23 de agosto de 2022

Espaço Agrocultural Estúdio Consciente


Estúdio Consciente é um centro agro cultural, localizado no bairro do Pouso Alegre, em Santa Isabel.
Tem como objetivo estabelecer vivências e resgates culturais, estéticos e ambientais. Onde o maior intuito é preservar os saberes e fazeres ancestrais, um espaço acolhedor, que trabalha focado em moda, agricultura viva e regenerativa, com esporádicos pratos da gastronomia experimental, explorando o resgate dos sabores tradicionais e alternativos entre elementos da roça e as plantas pacs da região.
No espaço encontramos o resgate de técnicas africanas, afrodiaspóricas e latino-americanas,  com o objetivo de dar um novo propósito sobre o olhar do mundo, e sua missão dentro disso é  proporcionar vivências que estabeleçam bem-estar social e ecológico.
Fundado em fevereiro de 2019, com a junção de ideias e valores dos ateliês Cynthia Mariah, Faísca Artigos Esportivos e Gledson Shoes, gerou um  aquilombamento focado em prestar acolhimento com vivências por meio do resgate de técnicas agrícolas, artesanais e culturais, corroborando em ensinar  pessoas a viverem melhor, mostrando a importância de se preservar o planeta e ter qualidade de vida.
O projeto carrega como principal ferramenta a democratização do conhecimento relacionado com o criar, recriar e reutilizar, com a responsabilidade de perpetuar saberes e fazeres milenares, do artesanato,  de uma alimentação saudável e alternativa, e de como fazer e pensar moda de forma mais consciente e afetiva é importante para os idealizadores Cynthia Mariah e Gledson Santos. 
Situado na área rural da cidade, onde a simplicidade gera oportunidades de um desenvolvimento sustentável, criativo, social, familiar e econômico. Atualmente dentro das atividades oferecidas pelo centro agro cultural estão as oficinas socioculturais, além dos produtos e serviços dos ateliês aqui instalados.
Com uma lista de cursos, pesquisas e oficinas que proporcionam vivências, nas quais relacionadas abaixo:
  • Experimentos de fertilizantes vivos
  • Regeneração do solo
  • Estudos sobre agricultura regenerativa e biodinâmica 
  • Estudos sobre moda descolonial e afrocentrada
  • Restauração de artigos de couro e calçados
  • Roupas únicas e exclusivas
  • Joalheria autoral
  • Equipamentos esportivos para atividades de alto rendimento 
  • Calçados sob medida
  • Adornos e acessórios corporais
  • Curso de corte e costura inicial
  • Curso de desenho de moda
  • Curso de bordado livre
  • Curso de costuras manuais 
  • Curso de desenvolvimento criativo
  • Curso de acessórios artesanais
  • Curso de mudas orgânicas 
  • Curso de adubação biofermentada 
  • Curso de planejamento agrodinâmico