quarta-feira, 29 de abril de 2020

Parque Estadual Itaberaba: parte do patrimônio ecológico de Santa Isabel


O Parque Estadual Itaberaba é um importante corredor ecológico entre a Serra da Cantareira e a Serra da Mantiqueira. Possuí uma área de mais de 15 mil hectares e está localizado em parte dos territórios de cinco municípios: Guarulhos, Arujá, Santa Isabel, Nazaré Paulista e Mairiporã.
Em Santa Isabel fica localizada no bairro da Pedra Branca, em sua maior parte em propriedades privadas, no entanto é cortada por estradas e trilhas que são utilizadas para atividades de contemplação ambiental, esportes, ecoturismo, além de possuir um grande potencial para implantação de turismo.
O parque é uma região com amplitude de 660 a 1429 metros. Que preserva importantes remanescentes da Mata Atlântica várias espécies de animais ameaçados de extinção. Protege importantes bacias hidrográficas que abastecem o Sistema Cantareira.
Só existe um problema aqui: não há divulgação sobre esse lugar. Já fica em um bairro afastado, visto que moradores locais nem ouviram falar sobre ele ou já o visitaram. Quem dirá o visitar sem divulgação! Se for fazer turismo, divulgue corretamente. Eu mesmo só soube disso através da matéria do Informativo da A.A.P.S.I.
Fonte: MATSUKURA, Marilu. Série: Santa Isabel tem e você não sabia.... Informativo da A.A.P.S.I.. Santa Isabel. nov.2019, p. 4.



domingo, 19 de abril de 2020

Lendas de Santa Isabel: Lobisomem

O Lobisomem é sétimo filho de um casal que só tem filhos homens. Se alguém for arranhado por ele, poderá adquirir a maldição. Neste caso o primeiro descansará e o segundo passará a cumprir o horrível destino.
É difícil se livrar dessa sina. No exemplo dos sete irmãos, o primeiro deve batizar o último ou este receber o nome de Bento para evitar que se transforme em Lobisomem.
O Lobisomem seria um cachorro grande, preto, cuja parte dianteira é mais baixa que a traseira. Por tal motivo, quem vira Lobisomem tem os cotovelos cheios de calos de tanto se arrastar pelo chão. Também quem é Lobisomem tem cor amarela muito pálida. É dito que em seus dentes costumam achar fiapos de cobertor. Se a mulher desconfia que o marido é um deles, pode quebrar o encanto, socando sua roupa no pilão, três vezes, dizendo seu nome a cada batida.
Os dias propícios para sua aparição são as quartas e sexta-feiras, principalmente de quaresma, após as 6 horas da tarde. Gosta de atropelar gente e de comer criança, bicho sujo, galinha, porco e sal. Procura estrume de galinha e carvão na caieira, para se espojar. Na noite de lua cheia é que gosta de assombrar. Na verdade, ele não faz mal as pessoas a menos que seja mulher gorda (mulher grávida, que está esperando filho) porque quer lhe tirar a criança.
Para se livrar do Lobisomem, deve-se lhe oferecer reza ou chumbo. Há duas espécies: o morto ou vivo. Se for o morto, a reza já afasta. Caso contrário, deve-se dizer "Vai chumbo, Lobisomem" e ele sairá correndo de medo. Uma oração forte como o Credo, acompanhado de Alma de Cristo, pode proteger e afastar o morto.
Por vezes, ser Lobisomem é uma penitência que a pessoa tem que pagar e por esse motivo não gosta que lhe tirem essa missão. Para se saber se é Lobisomem, basta prometer três punhados de sal, pois, se for, no dia seguinte retornará.
Minha avó tinha ido jogar água fora, no terreiro. Quando notou um grande cão negro na mata. Hoje em dia na cidade, existem muitos cães. Naquela época no entanto, não era tão comum. E isso assustou a família.
Um primo de minha avó dizia ser lobisomem. Na verdade, minha família, os Caraça, tem um histórico grande de avistamento de Lobisomem.

sexta-feira, 10 de abril de 2020

(Espaço Aberto Arujá) Junior Fly: a arte do pole dance


Uma das coisas que tenho notado é que em muitos pontos do nosso dia-a-dia temos quebrado barreiras. Lentamente, mas sim. Talvez, algumas delas estejam relacionadas à arte. Sempre foi vista de um modo preconceituoso. Inclusive as danças. Assim, algo que muitos não conhecem (na verdade, nem eu soube tanto, confesso a minha ignorância) é sobre o pole dance. Para tratar sobre esse assunto quis falar com o Junior Fly.
Ele fez cursos de pole coreográfico intermediário na Escola Felinas do Pole com Priscilla de Oliveira e pole sport avançado na Escola Pole Club com o Instrutor Érico Oliveira
Sempre foi muito ligado ao mundo artístico, pois sempre quis ter a oportunidade de trabalhar nessa área ensinando outras pessoas. Simplesmente muito satisfatório é o que ele diz.
Suas maiores motivações são o amor e a paixão por essa arte.
Concurso competitivo ele nunca participou. Mas teve aulas com famosos na área já teve. Meu mestre que inclusive o treina até hoje, Erico Oliveira é famoso na área. Em 2015, Junior também teve a oportunidade de fazer aula na melhor escola de Pole Dance em Buenos Aires Pole ART com a atleta Maria Júlia Aguiar.
Ele chegou a estudar stiletto e gostou muito. Porém não chegou a se aperfeiçoar como no pole dance.
Os benefícios do pole dance são inúmeros. Ele tonifica seu corpo, melhora a coordenação motora e um dos principais motivos para praticar é que ele eleva a auto-estima.
Como já foi dito anteriormente ele tem um amor especial por essa arte. É algo que o completa como ser humano. Ele fica lisonjeado em ter a oportunidade de se expressar dançando essa arte maravilhosa.
Suas aulas ocorrem na rua Vencesla Brás, número 166, Jardim Rincão, no primeiro andar. Para contatos o Whatsapp (11) 946030493 e para ver seu trabalho confira seu Instagram @junior_fly .

quinta-feira, 9 de abril de 2020

Coyote Bad Trip: Som pesado como você não ouve muito por ai



A banda surgiu de uma ideia do seu vocalista e guitarrista que se chama Arrebola (esse é o sobrenome dele!). Ele sempre foi fã de thrash e queria fazer alguma coisa desse tipo. Então ele chamou o pessoal, e eles fecharam, mas desde lá foram trocando de formação algumas vezes, inclusive agora estão trocando de novo, dessa vez o baterista.
O nome surgiu de uma brisa de amigos bêbados. Luke realmente eu não tinha outro jeito de descrever como surgiu, pois foi exatamente assim.
A sonoridade é uma coisa que vária muito. No primeiro álbum a banda realmente queria algo thrash, com bastante influência de Slayer, Municipal Waste, Exodus, Kreator, etc. Porém agora no próximo álbum que irão lançar no final desse ano ou no começo do ano que vem, já vão ter outras influências e outras sonoridades. Esse álbum vai ser mais extremo e técnico, e a ideia é fazer um thrash/death. Esse próximo álbum que vai se chamar Raça [Des]Humana vai ter influência das bandas que já citei e vai
ter também Death, Krisiun, The Black Dahlia Murder, Sepultura, Vitriol e mais outras bandas desse tipo
Luke sendo sincero, eles seriam um thrash/crossover, mas quando lançarem esse próximo trabalho, não vão mais ser isso. A raiz thrash vai continuar, porém vai ser bem diferente.
Ainda é uma banda nova então, até agora, não se apresentaram em muitos lugares. Eles tinham organizado uma tour por conta própria, e conseguido shows em várias cidades, como Sumaré, Santa Isabel, São José Dos Campos, Mogi Das Cruzes e entre outras. Mas esses shows foram cancelados devido ao Covid-19.
Luke e o outro guitarrista são de Jacareí mesmo. Já o baixista e o antigo baterista são de Santa Isabel.