quinta-feira, 8 de março de 2018

Petronilha de Sousa

Ela nasceu no município de Igaratá em 14 de abril de 1912.
Petronilha de Sousa foi enfermeira, poetisa, compositora, atriz, apresentadora de programas de rádio, colaboradora do suplemento Folhinha do jornal Folha de S.Paulo, sempre com o reconhecimento do público e da crítica. Na Rádio Marabá, de Mogi das Cruzes, ela apresentou durante muitos anos o programa Rancho Fundo, com campanhas ligadas a causas sociais e educacionais.
Passou a infância em Igaratá e suas recordações carinhosas da cidade natal a levaram a compor a musica Saudade de Igaratá.
Sua dedicação aos cuidados com pessoas, especialmente crianças, se manifestou quando Petronilha, desde muito jovem escolheu por profissão ser enfermeira.  Durante sua vida prestou relevantes serviços a Santa Casa da Misericórdia, hospital Emilio Ribas, de São Paulo e Centro de Saúde da Cidade de Caçapava.
Há uma Escola Estadual em Igaratá com o nome Petronilha de Sousa (renomeada na verdade) e foi realizada uma bonita festa para marcar a ocasião. Ela fica Bairro Jardim Rosa Helena, no Município de Igaratá.
De seu casamento com Antonio Mauricio de Sousa nasceram Mauricio, Mariza, Maura e Marcio. Petronilha de Sousa faleceu no dia 31 de agosto de 2001. Ela morou em Santa Isabel, quando se casou com Antonio.

Saudades de Igaratá
Música: Petronilha de Sousa
Letra: Petronilha de Sousa

Quantas saudades que eu sinto
do recanto onde nasci
Das cachoeiras cantantes
que mais linda ainda não vi
Das suas matas seus campos
e seus velhos coqueirais
Das suas folhas de leque
à mercê dos vendavais

Eu canto ó minha terra
pedacinho do Brasil
onde tudo é tão bonito
com seu céu
azul de anil

Quando amanhece
as aves de lá
gorjeiam saudando
a Igaratá

Nenhum comentário:

Postar um comentário