quinta-feira, 9 de março de 2017

Homenagem ao Dia Internacional das Mulheres: Dona Tereza Caraça

Esse texto é atrasado com relação a comemoração do Dia Internacional das Mulheres. Mas queria muito homenagear a mulher mais marcante na minha vida: minha mãe. Tereza Caraça.
Já conheci muitas mulheres lindas, talentosas na dança ou na música, pessoas magníficas com uma inteligência e habilidades únicas. Contudo, falem o que quiser, nenhuma tem a fibra de minha mãe.
Vinda de uma família relativamente grande e bem humilde. Tinha como irmãos Benedita, José e Luis, e como pai Francisco Bicudo Caraça. Sua mãe morreu muito cedo. O que fez as crianças amadurecerem desde cedo.
Sempre quis estudar, mas seu pai não permitia. Então ela o fez. Escondido. Ficava com lápis bem pequeno, pois não tinha como comprar muito material de estudo. Ainda assim só conseguiu chegar até a quarta série.
Mesmo com pouco estudo, sua vida foi de trabalhar. Fosse dentro do sítio da família, na lavoura, fosse na cidade, como empregada. Tanto que nesse último serviço ela conheceu um garoto com nome de Luis Eduardo. E esse nome seria usado mais tarde.
Depois de certo tempo, ela conheceu um rapaz que seria seu futuro marido. Contudo, ele não era exatamente quem ela acreditava. Osmar não era um protótipo de homem, nem de pessoa. E maltratava Tereza.
Ainda assim, ela seria agraciada com um filho. Muito ingênuo, cheio de manias e inquieto quando criança. Seu nome seria o mesmo da criança que Tereza cuidava quando era mais nova, Luis Eduardo. Achava nome bonito, de gente importante.
Como seu antigo marido era uma pessoa perigosa, que batia nela e na criança, ela se separou dele. Vivendo ela e a criança, sendo ajudada pelos irmãos com a criação de seus filhos. Uma pessoa que deve que fazer as vezes de pai e mãe.
Ela o criou como pode. Muitas vezes quando ele fazia algo errado ela o repreendia do melhor modo que podia. Broncas, varinha de marmelo, tudo isso constituiu o caráter daquele rapaz. Nunca foi um filho perfeito, mas é alguém que ama sua mãe.
Quando o garoto matou aula uma única vez na vida, ela puxou a orelha do garoto da escola até sua casa. Ela nunca pediu perdão por atitudes assim, pois essa era a forma dela de mostrar seu amor.
Por tudo isso, mais do que um talento como dança, música, desenhos, pinturas e qualquer tipo de arte, mesmo não sendo a pessoa mais versada em diversos conhecimentos... Ela tem algo que as pessoas nunca tiveram: a fibra para cuidar de um filho nos períodos felizes e de crise. Ela é mais que uma mulher. Ela é uma batalhadora. Minha homenagem a Tereza Caraça.



Nenhum comentário:

Postar um comentário