Durante o mês de maio, o Bairro 13 de Maio celebra seu aniversário, outrora o local se chamava Bairro do Cafundó até a margem direita do ribeirão Araraquara, o lado esquerdo era chamado de Bairro do Jaguary, com a promulgação do primeiro Plano Diretor do Município, o prefeito Gabriel Cianflone, em 1969, promoveu a expansão do bairro, de sorte que a margem esquerda do ribeirão passou a se chamar, também, Bairro 13 de Maio.
O padroeiro do bairro é São Benedito por vontade de Dona Henriqueta Pinto de Oliveira, devota do prodigioso que proporcionava a ela muitas graças. A capela foi um pedido feito ao esposo Egídio, a inauguração ocorreu em 1905 e contou com a presença do Frei Francisco Bartolomeu que respondia pela paróquia de Santa Isabel, a festa em louvor ao santo é comemorada anualmente, consta da agenda religiosa da cidade. Antigamente, as festas juninas aconteciam na Fazenda do Egídio, a sede era um casarão que foi demolido nos anos 60, por vontade do novo proprietário Gabriel Cianflone. Uma pena! Foi construído no período colonial por mão escrava, era de taipa e contava com uma senzala.
No período colonial, famílias tradicionais oriundas de Portugal, Sul de Minas, Mogi das Cruzes e São Paulo aqui chegaram na qualidade de sesmeiros, ocuparam as terras dos bairros Cafundó e Jaguary para prepará-las ao cultivo do café, cana de açúcar e criação do rebanho bovino e suíno.
Os jornais da época noticiavam que o bairro era o refúgio preferido do Senador Gustavo de Godoy durante as férias e feriados festivos, o parlamentar tirava esses dias para visitar a filha, Evangelina de Godoy Machado e o genro, Dr. Tarquinio Marcondes Machado, empresário e fazendeiro no município. Dr. Tarquinio se tornou sogro do Dr. Pelerson Soares Penido. Vale notar que os ex-prefeitos Antônio Monteiro da Cruz (1931), João Pires Filho (1960/1963), Gabriel Cianflone (1969/1973) e Waldir Saueia (1977/1983), também escolheram o bairro para morar.
Em 1908, o bairro recebeu do prefeito Cel. Bertoldo, quando instituiu o ensino oficial da cidade, a primeira Escola Mista que no início foi ministrada pelos Professores Maneco Bitencourt, Alzira de Paula e Ana Moutinho Gonçalves, mais tarde, o bairro recebeu as Escolas Reunidas de Santa Isabel, no velho casarão construído pela Nhá Justa e alugado ao município.
BUENO, Isaias (Maio de 2020)
Nenhum comentário:
Postar um comentário