segunda-feira, 8 de abril de 2024

Padre Septímio Ramos Arantes: praça da Capital, tem nome de sacerdote nascido em Santa Isabel

Septímio, foi o nome dado pelo padrinho, Major Guilhermino, ao sétimo dos onze filhos do Coronel Ramos e Josefina. Nascido em Santa Isabel, aqui foi criado nas Escolas Reunidas, através da professora Alzira de Paula. A religiosidade veio da mãe, que era catequista na Igreja do Rosário, ainda na adolescência passou a auxiliar o Padre Vírgilio nas celebrações eucarísticas, tornando-se coroinha daquela igreja. Daí nasceu a inclinação sacerdotal do menino.
O Cel. Ramos, em 1929, assumiu um importante cargo do Tesouro do Estado, com isso, a família mudou-se para a capital, na Rua Vergueiro 666, Bairro do Paraíso. O jovem Septímio levou consigo uma carta de recomendação do Pe. Vírgilio, de sorte que foi bater às portas do Seminário Central da Imaculada Conceição no Bairro do Ipiranga, e lá ingressou para realizar o sonho de ser padre.
Em 29 de Dezembro de 1935, Septímio recebeu das mãos do Arcebispo Metropolitano a sagrada ordem de presbítero na Catedral Provisória de Santa Efigênia. A Catedral da Sé não existia, foi inaugurada em 1954.
A primeira missa solene de Septímio foi realizada em Santa Isabel na Nova Matriz, alto do Santíssimo, em 5 de Janeiro de 1936, às 8:00 horas. A missa foi cantada pelos alunos da "Schola Cantorum" de Santa Isabel, sob a regência de seu tio, Maestro João Ramos Arantes, engrandecendo o homenageado e seus convidados com lindas vozes e cânticos piedosos.
Do centro do presbitério, cercado de acólitos, o Pe. Septímio proferiu o primeiro sermão, discorreu sobre a infância e suas atividades na Igreja do Rosário, lembrou dos discentes e docentes da Escola, do Diretor Benedito Mathias, das atividades cívicas no Clube 7 de Setembro e da imensa parentela, principal incentivadora da sua vocação religiosa.
A noite, os tios Ângelo e Maria Francisca promoveram uma recepção ao Padre Septímio num ambiente adorativo, ornamentado de folhagens e flores, profusamente iluminada com luz elétrica. Ali, os cristãos comemoraram a ordenação. Aos presentes foi servido uma ceia seguida de suco de uvaia, na sobremesa doces variados. Participaram do ato, além dos atos familiares, autoridades eclesiásticas da diocese de Taubaté, a arquidiocese foi simbolizada pelo chanceler Dom Paulo Rolim Loureiro.
O padre Septímio, após ministrar várias igrejas do Vale do Paraíba. foi assessorar a Arquidiocese Paulista, com vida pastoral intensa encerrou-a na Igreja de Nossa Senhora do Monte Serrat, Bairro de Pinheiros, capital, lá foi fabriqueiro, nomeado pelo Cardeal Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, para reformar todas as igrejas do Bairro do Pinheiro.
Olavo Setúbal, em 1976, denominou o espaço público onde fica a Igreja Monte Serrat, Praça Septímio Ramos Arantes, uma homenagem a quem tanto fez pelo bairro.
O padre Septímio jamais assumiu nossa paróquia, mas era figura constante nas comemorações religiosas da cidade, fez muitas celebrações quando convidado, engrandeceu o nome de Santa Isabel.

BUENO, Dr. Isaias. Cultura Isabelense - Praça Padre Septímio Ramos Arantes. Revista Inovar. Santa Isabel. Setembro de 2023. p. 16.

Nenhum comentário:

Postar um comentário