sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

Figuras notáveis de Santa Isabel: Francisco Baez Filho, ou o conhecido Nenê Barbeiro

O primeiro a chegar na cidade foi seu pai, Francisco Baez, em 1955. Ele instalou sua barbearia na antiga rua Totó de Assis, hoje avenida Manoel Ferraz de Campos Salles, no número 226.
Francisco Baes Filho, ou Nenê Barbeiro como era mais conhecido, veio com a esposa Egidia Metiderri Baez, e seus filhos Moacir e Valter.
Nascendo logo depois o terceiro filho, Miguel Baez, Nenê Barbeiro foi trabalhar com o pai, onde fez muitos amigos e uma enorme clientela.
Após a morte do pai, em 1962, assumiu a barbearia por onde passou grande parte da população e várias autoridades locais.
Nenê Barbeiro tinha como passatempo a pescaria. Gostava de pescar tilápias e bagres. Os seus companheiros de pesca eram o Orlando do Zélheu, Barbudo e o Simão. Faleceu em 9 de Agosto de 1976, sendo que no dia anterior, tinha trabalhado normalmente e atendeu diversos clientes.

domingo, 15 de dezembro de 2024

Lendas de Santa Isabel: os tipos de lobisomens no Brasil

Segundo o que é dito de forma popular, existiriam 5 tipos de lobisomens no Brasil nas histórias contadas oralmente. Só lembrando que isso é um mito, uma criação do imaginário popular. Que pode ter sido influenciado por histórias fictícias europeias, indígenas e africanas. Isso explica, o motivo da Cuca, que em Portugal era uma criatura mais parecida com um dragão, tenha em terras tupiniquim, uma forma mais próxima de um jacaré.
Lobo - Pouco comuns, são praticamente lobos completos. Hoje, aparecem mais em cidade bastante influenciadas pelo cinema e pela televisão. Antigamente, também apareciam em regiões de forte influência germânica.
Porcão - É a forma mais comum nos relatos até hoje. Quem o viu, diz que é como um cachorro ou um porco enorme, que corre encurvado e sobre as quatro patas. É coberto de pelos escuros, com olhos vermelhos e dentes afiados.
Amarelo - Comum em estados do Nordeste, o lobisomem amarelo se parece com o porcão, mas com um aspecto mais adoecidos. Sua pele varia entre o muito pálido e amarelado, além de feder como um cadáver.
Branco (Morto) - É um tipo raro, mas difícil de ser ignorado. Também chamado de lobisomem "morto", é uma alma-penada que ainda aparece nas noites de sexta ou na quaresma. Totalmente branco, é mais violento do que qualquer lobisomem vivo.
Orelha-longa - Também de pelos escuros, o que mais chama a atenção nesse lobisomem são suas orelhas tão grandes que sempre se arrastam no chão quando corre, elas batem quase como asas, produzindo estalos altos.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

Jovem promissor ganha mais um campeonato de taekwondo

Em 24 de Novembro de 2024, o atleta Fernando de Assis conquistou o título de campeão na categoria juvenil faixa preta, até 52kg, no 7º Open Internacional de Taekwondo, realizado na cidade de São Roque. Com uma performance impecável, Fernando se destacou em meio a mais de 600 atletas de diferentes regiões do Brasil e do exterior, que participaram das disputas nas modalidades de Poomsae e Kyorugui.
Aos 17 anos, Fernando coleciona vitórias, sendo bicampeão paulista de taekwondo 2023/2024, vice-campeão mundial e vice-campeão brasileiro no ano passado e esse ano conquistou o 1º lugar no pódio da Copa América de Taekwondo.
A competição deste domingo, que reuniu atletas de diversos países e estados brasileiros, é considerada uma das mais importantes do calendário do Taekwondo nacional e internacional. No cenário competitivo, Fernando fez jus ao seu talento e dedicação, representando com excelência a cidade de Arujá e a Equipe Rameda TKD. Ele contou com o apoio fundamental da Ótica Diniz, que proporcionou a ele a infraestrutura necessária para alcançar o sucesso no evento.
Isabelense e filho de isabelense, Fernando é atleta da equipe Rameda, que tem investido no futuro de tantos outros atletas do Município. Foi através do Mestre Rameda que Fernando conseguiu uma bolsa talento do Estado de São Paulo – um auxílio financeiro que garante os treinos de Fernando.
A vitória de Fernando de Assis no 7º Open Internacional de Taekwondo coloca Arujá e a Equipe Rameda TKD em destaque no cenário nacional, além de ser um exemplo de dedicação e perseverança para os jovens atletas da região.

terça-feira, 10 de dezembro de 2024

(Espaço Aberto Guararema) O Cotovelo do Guararema

Quando imaginamos o leito de um rio, inevitavelmente pensamos em um curso d´água que até pode exibir curvas acentuadas - os meandros, como falam os geógrafos - mas que no fim das contas segue uma direção, um sentido jamais recuando. O Rio Paraíba do Sul, entretanto, contraria essa ideia e apresenta  uma das anomalias fluviais mais sugestivas do território brasileiro.
Isso porque, em Guararema, depois de vir descendo da Serra da Bocaína sentido sudoeste, o Paraíba do Sul sofre uma súbita inflexão de 180 graus, passando a fluir no sentido Nordeste, exatamente o oposto daquele que vinha. Deste ponto em diante o rio segue sua marcha até desaguar no Atlântico.
Este tipo de feição hidrográfica é denominada "cotovelo de captação", daí o nome Cotovelo de Guararema, evidência cabal de um evento de "captura fluvial", que nada mais é do que a tomada das águas de um rio ou de um sistema de drenagem por um outro rio ou sistema vizinho, fenômeno que ocorre em áreas de falhas geológicas.
A captura da antiga drenagem do Rio Tietê pelo Paraíba do Sul tem consequências na gestão e no aproveitamento das águas pelas cidades do Vale do Paraíba, além de influenciar na biodiversidade das duas bacias, principalmente no que diz respeito à distribuição de peixes.

terça-feira, 3 de dezembro de 2024

Figuras notáveis de Santa Isabel: Família Hira

Eliza Hideko Tanoue Hira, 61 anos, sempre trabalhou na lavoura. Desde cedo sua vida foi difícil, pois sendo uma das mais velhas dos irmãos, quando os tempos eram de dificuldade, só os mais novos ganhavam um pedaço de pão. Muitas vezes, fazia sua refeição na escola, no horário de merenda.
Sua casa ficava 11 km da escola. Fazia esse percurso a pé e descalça. Colhia pelo caminho pedaços de revistas e jornal, onde poderia anotar as aulas, já que caderno também não tinha. Nos dias de chuva gostava, pois os professores lhe davam roupas secas como presente. Não importando se era usada. 
Seu pai plantava parte dos alimentos que consumiam. Quando ele usava agrotóxicos, já notava que aquilo era veneno e prejudicial. 
Já na mocidade conheceu o japonês Ichiro Hira. Se apaixonaram e tiveram seus filhos. Eliza, que fez uma promessa de jamais usar aqueles venenos em plantas, começou a plantar no quintal de casa. 
Até então os recursos da casa vinham do trabalho com pedras decorativas e refeições de yakissoba na Praça da Bandeira. Tudo começou a mudar quando a filha começou a levar algumas verduras para seus paciente de fisioterapia em São Paulo.
Sem agrotóxicos eles eram extremamente saborosos. Antes, eram presentes e depois se tornaram encomendas. O que tornou o quintal de colheitas na Fazenda da Prosperidade.
Quando se ausenta, Eliza deixa um script de como será cada plantio e colheita. Impressionando os mais leigos. 
A família Hira esta inscrita no projeto ALI (Agente Local de Inovação) promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Assim, o que era só presencial, agora se tornou virtual também. Tanto que pacientes com câncer são alguns de seus clientes, que não podem consumir alimentos industrializados muitas vezes, pela química que possuem. Além de fazerem parte do Programa Olericultura Orgânica do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).

ALCÂNTARA, Érica. Plantio da prosperidade em Santa Isabel. Jornal Ouvidor. 27 de Junho de 2020. p. 7.