sexta-feira, 25 de agosto de 2023

Os roubos das imagens sagradas de Santa Isabel

Sabemos que a imagem de Nossa Senhora de Santa Isabel já foi roubada uma vez, mas devolvida posteriormente. Tanto que acreditavam ter sido um milagre na época, a volta da imagem.
Dito isso, pouco se comenta sobre o roubo de mais duas imagens em Santa Isabel. Muita gente até sabe, mas nem comenta tanto. Mas são citados esses crimes até mesmo por Zuleika de Paula, em seu livro sobre o folclore isabelense. Então, colocarei aqui esses fatos.
Nossa Senhora do Monte Serrat: Ulisses Militão de Souza, ao referir-se ao roubo da imagem, falou para a escritora que o roubo ocorreu em 1978 (lembrando que o mesmo disse que a capela do Monte Serrat surgiu em 1712), Já Isaltino Arouca, diz que a santa veio de Paris, sendo uma obra artística de grande valor. Sem conseguir encontrar a original, tiveram que fazer uma nova figura sacra.
Através de uma foto que Zuleika de Paula havia tirado no início dessa pesquisa, o escultor Nelson Saladino, indicado por tio Totó (Antônio Eugênio de Paula), fez a nova imagem. Com ela pronta, no dia 20 de Agosto realizou-se a festa, saindo a procissão da Igreja do Rosário, com ela abençoada, carregada pelo povo até o lugar do original. 
Nossa Senhora de Aparecida (Aparecidinha): Em 1978, antes da do Monte Serrat, a imagem da Aparecidinha foi roubada. Os ladrões acreditavam ser um objeto artístico de grande valor.
Por iniciativa de Luiz Cardoso, nova imagem foi adquirida e, em procissão, levada pelo povo desde a Igreja do Rosário até o nicho vazio
No ano seguinte, a esses dois roubos, a imagem de Nossa Senhora de Santa Isabel foi roubada também.

PAUL, Zuleika de. Santa Isabel, SP: uma pesquisa de folclore. São Paulo. Editorial Livramento. 1982

Nenhum comentário:

Postar um comentário