domingo, 30 de abril de 2023

Visita do "Barão de Itaúna" em 1869, em Santa Isabel

Cândido Borges Monteiro, o Barão de Itaúna foi médico e político brasileiro, nascido no Rio de Janeiro em 1812 e notabilizou-se em 1842 ao realizar uma cirurgia bem-sucedida de ligação da aorta abdominal sem anestesia, a sedação não era utilizada nessa época (a anestesia surgiu em 1846), o paciente foi amarrado e desmaiou durante a operação.
Já, em 1868, clinicando em São Paulo, o barão ingressou na política e alcançou a Presidência da Província em 1868, governou até 1869 e foi ai que conheceu o então deputado Cônego Bicudo, pároco de Santa Isabel, de quem se tornou amigo e parceiro. De tal sorte que numa visita que faria a Jacareí, não recusou o convite do amigo deputado para conhecer Santa Isabel, para tanto decidiu fazer uma pauda na viagem antes de seguir a Jacareí.
A visita ocorreu em 21 de Abril de 1869 e foi precedido de inúmeros acompanhantes que cuidaram da segurança e do transporte do Presidente da Província, a recepção foi condizente com o cargo, o deputado Cônego Bicudo e o alferes Paulo de Almeida Nóbrega organizaram a visita acolhida foi surpreendente, centenas de pessoas foram ao encontro do "Barão de Itaúna", no bairro de Gerêmuniz.
A coluna de cavalheiros acompanhou o visitante que ao aproximar-se da cidade ouviu o repicar de sinos, o estampido das baterias de fogos e o arrebentar de inúmeras girândolas anunciando à população que afluía às janelas das casas e enchia as ruas para conclamar o eminente visitante, para tanto uma guarda de honra, luzidamente fardada, fez a S. Excelência as continências de estilo.
O "Barão" apeou do cavalo com parte de sua comitiva na casa do capitão, João Rodrigues de Godoy onde foi magnificamente hospedado. À tarde, o digno presidente participou da Procissão do Senhor dos Passos e ali teve a oportunidade de ouvir por duas vezes a palavra do padre Bicudo nos sermões do Encontro e do Calvário. Na Matriz da época (atual Rosário) o coral da Irmandade do Santíssimo entoava um solene "Te Deum Laudamus" (A vós, oh Deus, louvamos) em ação de graça pela chegada do Presidente da Província.
As juntas conservadoras que compunham os diretórios políticos das cidades vizinhas enviaram comissões para cumprimentá-lo e felicitá-lo por sua administração. No dia seguinte, o "Barão de Itaúna", seguiu para Jacareí.

Dr. BUENO, Isaias. Revista Inovar. Santa Isabel. Março de 2023. p. 6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário