segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

José Raimundo Lobo, o Zico Lobo

José Raimundo Lobo, mais conhecido como Zico Lobo, filho de Firmino da Cunha Lobo e Maria Isabel Lobo, sendo filho de uma das mais tradicionais famílias isabelenses. Nasceu em 21 de setembro de 1.900 e casou-se com a professora Gabriela Freire Lobo, com quem teve dois filhos; José Otaviano Freire Lobo e Nancy Freire Lobo.
Zico Lobo era um homem conhecido por ser equilibrado e calmo e dedicou sua vida no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo onde era um dos diretores, função que garantiu uma estreita amizade com Mário de Andrade, que na época era professor de história da música e folclore no Conservatório. Essa amizade foi responsável para que em 1932, o próprio Mario de Andrade viesse a visitar a cidade de Santa Isabel para suas pesquisas de cultura popular.
Aposentando-se do Conservatório onde atuou por mais de quarenta anos, veio morara em definitivo na cidade de Santa Isabel e sob a influência do amigo e pranteado político Joaquim Simão, veio a ser eleito prefeito no período do primeiro de janeiro de 1952 até trinta de dezembro de 1955.
Como prefeito, Zico Lobo adquiriu a pequena usina elétrica para que a Light pudesse explorar a futura distribuição de energia elétrica. Iniciou o processo de instalação do primeiro Ginásio de Estadual (Ensino Fundamental II e Médio), inaugurou a Casa da Lavoura na Rua Leopoldo da Cunha Lima (atual Secretaria do Meio Ambiente e Agricultura), remodelou a Praça da Bandeira.
Após cumprir seu mandato como prefeito, elegeu-se vereador e junto com os amigos João Pires Filho, Padre José e Emídio Ângelo fundaram o primeiro jornal da cidade o Santa Isabel Jornal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário