segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

José Raimundo Lobo, o Zico Lobo

José Raimundo Lobo, mais conhecido como Zico Lobo, filho de Firmino da Cunha Lobo e Maria Isabel Lobo, sendo filho de uma das mais tradicionais famílias isabelenses. Nasceu em 21 de setembro de 1.900 e casou-se com a professora Gabriela Freire Lobo, com quem teve dois filhos; José Otaviano Freire Lobo e Nancy Freire Lobo.
Zico Lobo era um homem conhecido por ser equilibrado e calmo e dedicou sua vida no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo onde era um dos diretores, função que garantiu uma estreita amizade com Mário de Andrade, que na época era professor de história da música e folclore no Conservatório. Essa amizade foi responsável para que em 1932, o próprio Mario de Andrade viesse a visitar a cidade de Santa Isabel para suas pesquisas de cultura popular.
Aposentando-se do Conservatório onde atuou por mais de quarenta anos, veio morara em definitivo na cidade de Santa Isabel e sob a influência do amigo e pranteado político Joaquim Simão, veio a ser eleito prefeito no período do primeiro de janeiro de 1952 até trinta de dezembro de 1955.
Como prefeito, Zico Lobo adquiriu a pequena usina elétrica para que a Light pudesse explorar a futura distribuição de energia elétrica. Iniciou o processo de instalação do primeiro Ginásio de Estadual (Ensino Fundamental II e Médio), inaugurou a Casa da Lavoura na Rua Leopoldo da Cunha Lima (atual Secretaria do Meio Ambiente e Agricultura), remodelou a Praça da Bandeira.
Após cumprir seu mandato como prefeito, elegeu-se vereador e junto com os amigos João Pires Filho, Padre José e Emídio Ângelo fundaram o primeiro jornal da cidade o Santa Isabel Jornal.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

O clima em Santa Isabel

O clima da cidade, é o Subtropical. Verão pouco quente e chuvoso. Inverno ameno e subseco. A média de temperatura anual gira em torno dos 18°C, sendo o mês mais frio Julho (Média de 14°C) e o mais quente Fevereiro (Média de 22°C). O índice pluviométrico anual fica em torno de 1400 mm.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Festival de Inverno da von Haus obóe em 2022

A von Haus obóe promoveu um festival de talentos através de seus alunos. Mesmo após dois anos da pandemia, a escola só fez crescer. E com a chegada de cursos de teatro e circo, isso só demonstra a força do trabalho de Edson Machado.
O evento, ocorrido no Salão Nobre da Câmara Municipal de Santa Isabel no dia 1 de Julho de 2022. As cadeiras foram ocupadas por familiares dos alunos e professores do curso, assim como amigos e fãs desse trabalho magnífico.
Ao todo, mais de 10 alunos fizeram apresentações e diversas bandas. "Penso que eventos dessa natureza fazem o aluno se reconhecer como artista, marcar presença em um palco de como podemos, por nosso talento, provocar emoções, sorrisos e aplausos", explica o maestro Edson Machado, o "Fininho".
Segundo Fininho, sobre a professora Michele (de teatro e circo) agregou ainda mais talento ao time de professores. Que é composto pelo próprio maestro (clássicos), Wally (populares), Pâmela Albuquerque (canto) e Jorge Raul (guitarra avançada).

sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

Expo Virtual - Santa Isabel Turistica - Por Fernanda Lima Antunes

O Paço Municipal de Santa Isabel, esteve com uma exposição de fotos com pontos turísticos e culturais da cidade. Ela foi de 22 de Novembro de 2021, até 26 daquele mesmo mês e ano. A exibição foi realizada pela Fernanda Lima Antunes, premiada pela lei Aldir Blanc, do Projeto Cultura Viva, na categoria fotografia e esteve disponível para visitação de todos, das 10h às 13h durante esta semana.
A exposição virtual também ocorreu na página, Expo Virtual - Santa Isabel Turistica - Por Fernanda Lima Antunes com fotos feitas por ela, Fernanda Lima Antunes. Ela escolheu fotografar os pontos turísticos de nossa cidade.

domingo, 8 de janeiro de 2023

(Espaço Aberto Igaratá) Festividades do aniversário da cidade em 2022

A partir de 1 de Dezembro de 2022, diversas apresentações foram promovidas na cidade. Apresentações de ballet, coral (do estúdio isabelense Bruna Brasileiro de Dança) e orquestra de metais e os músicos de viola caipira da cidade, encantaram o público na Praça 30 de dezembro, nos dois primeiros dias do evento.
Já no sábado, 03/12, as atrações começaram a partir das 9h com a Feira do Produtor Rural e Artesanato e as atrações se estenderam durante todo o dia. A noite a partir das 22h, a Banda Geriatricus, se apresentou no Palco de Eventos da Praça Central, com shows de clássicos nacionais e internacionais, pop, rock e muito bom humor.
No dia seguinte, a cavalgada pelas principais ruas da cidade abriu os festejos do dia. Durante toda a tarde, brinquedos infláveis foram instalados na praça central e a noite, o público prestigia o show do Rony banda.
Na segunda-feira, 05, um ato cívico de hasteamento da bandeira no paço municipal, às 08h encerrou as comemorações pelos 53 anos de Igaratá. Neste dia, foi feriado municipal em Igaratá e apenas os serviços essenciais como coleta de lixo, zeladoria e pronto socorro, funcionaram.
De acordo com o comandante da Polícia Militar de Igaratá, Tenente Rodrigo Siqueira, o policiamento foi reforçado na cidade nos dias de festa: “Além do nosso próprio efetivo, contaremos com policiais em trabalho por meio da atividade delegada e com o efetivo da DEJEM de Jacareí”, disse.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Em 1919, o governador Altino vem para Santa Isabel

Com a inauguração da energia elétrica em 1914, pelo Prefeito Manoel Antônio Mendes, Santa Isabel passou a conviver com o desenvolvimento da cultura, turismo, educação, serviço, comercio e indústria. A Tecelagem Maggi, o Hotel do Comercio, hospedarias e pousadas, as Escolas Reunidas sendo 1 urbana e 5 rurais, 2 cinemas: Cine Oriente e Cine e Teatro Iris, Associação Recreativa Sete de Setembro, Banda Sete de Setembro e Banda Municipal, tudo contribuía para a alegria dos isabelenses e turistas.
Em 1916, assumia o Poder Judiciário de Santa Isabel o Doutor Tancredo do Amaral que atraído pelo encanto da cidade trouxe a esposa Maria Rita do Amaral e os filhos Florêncio e Marina, professores formados na Escola Normal de Pirassununga, para lecionar na cidade.
A professora Marina do Amaral, logo, conheceu o professor Benedito Ferreira da Costa que lecionava no Bairro da Figueira, foi amor à primeira vista, namoro, noivado e casamento agendado para 15 de maio de 1919 na Igreja Matriz do Rosário que outrora acolheu a Padroeira Santa Isabel até a inauguração da Matriz em 24 de outubro de 1929.
O Dr. Tancredo do Amaral era bem relacionado com o governo do estado, já havia ocupado o cargo de Secretário Estadual da Educação no governo de Albuquerque Lins e Chefe de Gabinete do Deputado Federal Carlos de Campos, assim convidou o Governador Altino Arantes para paraninfar a filha Marina.
No dia do enlace um forte esquema de segurança organizado pelo Coronel Ricardo Arantes tomou conta da cidade para conforto do governador e seus ajudantes de ordem comandado pelo Tenente Herculano de Carvalho, Santa Isabel nunca viu tanto carro oficial na cidade.
Junto com o Governador Altino Arantes veio o Deputado Carlos de Campos e esposa Maria de Lourdes de Souza Campos que paraninfaram a noiva no civil, pelo lado do noivo foram paraninfos o Comissário Nicanor Leite do Amaral e esposa Castorina do Amaral.
A cerimônia religiosa foi presidida pelo Padre Albino Frederico, vigário da paróquia, os paraninfos da noiva Gov. Altino Arantes e Sra., do noivo Major Antônio Benedito de Vasconcelos e esposa Maria de L. Vasconcelos Amaral.
Após o enlace, os convidados se dirigiram a elegante vivenda do Dr. Tancredo do Amaral, ornamentada de flores e engalanada com adereço de apurado bom gosto de Lídia de Assis, ali foi servido um lauto almoço na mesa em forma de T, onde, além dos noivos, seus pais e padrinhos, assentaram os ajudantes de ordem do governador, os Deputados Freitas Valle, Francisco Junqueira e Paulo Arantes acompanhados das esposas, sentaram, ainda, o delegado de polícia local Dr. Edmundo Pereira da Fonseca, o Pref. Manoel Antônio Mendes, Lídia de Assis, mestre do cerimonial e acompanhante das senhoras convidadas.
Ao champanhe, o Governador Altino Arantes brindou os noivos e familiares, agradeceu ao Dr. Tancredo do Amaral que levantou sua taça pela felicidade pessoal do Governador, paraninfos e todos os presentes.
Por volta das 20:00 horas a comitiva governamental regressou à capital. Assim noticiou o Jornal Correio Paulistano do dia 20 de março de 1919.

terça-feira, 3 de janeiro de 2023

Mauro Morini

Mauro Morini nasceu em 19 de Março de 1931, publicitário de formação. Formou-se também em dramaturgia pela EAD - Escola Arte Dramática, que antes de ser incorporado à USP, funcionava onde hoje é a Pinacoteca, e também em Roteiro de Cinema curso promovido pelo MAM – Museu de Arte Moderna.
Mauro foi membro do Conselho Municipal do Turismo e Conselho Municipal de Políticas Culturais, e seu envolvimento com o potencial turístico da cidade de Santa Isabel é notório, visto que o primeiro guia turístico da cidade foi totalmente idealizado por ele no ano de 2008.
Outra contribuição para a memória e cultura da cidade foi o estabelecimento do Museu da Casa Rural, pensado especialmente por Mauro, que atualmente encontra-se desativado.
Criado por Mauro Morini dentro de sua propriedade o Sitio Embaúba, o Museu da Casa Rural retratava como era a vida antes da eletricidade. O local abrigava itens utilizados no dia a dia que tinham como foco facilitar a vida das pessoas, instrumentos que hoje parecem rudimentares, mas já foi num passado não muito distante a mais alta tecnologia.
O Museu era dividido em nichos temáticos como: a Casa de Farinha, a Casa da Rapadura, a Casa do Caboclo (feita de pau a pique), a Casa da Costureira, a Sapataria, a Barbearia do tempo de Getúlio Vargas; tudo com cerca de 1.500 artefatos a mostra.
Cercado pela mata atlântica, Morini gostava de destacar que bem ali, perto dos alqueires de terra do seu avô, nos quase oito mil metros quadrados do Sítio Embaúba, a paisagem deslumbrante atesta que é nesta região que nasce a Serra da Mantiqueira.
O local era caminho dos tropeiros, que adentravam as terras onde hoje está o Museu, para levar o carvão produzido em Santa Isabel para Mogi das Cruzes. Esta atividade foi uma das que alavancou um dia a economia desta cidade.
Mauro Morini também foi um exímio artista visual, tendo produzido uma vasta obra plástica exposta em salões do Brasil todo, inclusive três de suas obras estão na parede do Gabinete do Prefeito Carlos Chinchila.
Mauro nos deixou no dia 05 de dezembro de 2017.
Atualmente encontra-se em planejamento, uma obra literária biográfica com a sua história e uma exposição antológica de toda a sua obra plástica que possam enaltecer a vida desse homem que amava Santa Isabel.

domingo, 1 de janeiro de 2023

Figuras notáveis: Dr. Ambrósio Guimarães Neto

No dia 26 de Fevereiro de 1982, o delegado Dr. Ambrósio Guimarães Neto depois de onze anos no comando da Delegacia de Polícia de Santa Isabel despedia-se do cargo.
Nascido em 23 de Agosto de 1939, na cidade de Cruzeiro. Bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito em Taubaté, no ano de 1967. Mediante concurso público 1969 foi nomeado delegado de polícia do Estado de São Paulo, entrando em exercício na profissão em 18 de Julho de 1970.
Exerceu o cargo nos municípios de Cesário Lage, Tatuí, Porangaba, Igaratá, Mogi das Cruzes e Guararema. Em Santa Isabel, exerceu no período de Fevereiro de 1971 a 26 de Fevereiro de 1982. 
Por último, atuou como advogado na cidade.