sábado, 3 de dezembro de 2022

Minha opinião sincera sobre a visita de Maurício de Sousa

Com a visita de Maurício de Sousa, em Outubro de 2022, essa reflexão me veio à cabeça
Eu sempre escrevo através do meu blog, o Espaço Aberto SI, sobre os eventos que ocorreram na cidade. E até em outras cidades, como Arujá, Igaratá, Mogi das Cruzes, e etc. Mas uma coisa que me incomoda é a veneração a figuras famosas em Santa Isabel.
Não reclamo de, por exemplo, Everton Ribeiro. O cara ama a cidade e demonstra seu carinho ao cara que o treinou, Seu Neco, o chamando para segurar com ele um dos maiores prêmios que ganhou como jogador de futebol. Mas estou falando é da veneração, da prefeitura, por Maurício de Sousa.
Maurício de Sousa apareceu na cidade, devido ao seu aniversário, em outubro. E pronto. Nada mais. Isso se deve mais por ter uma porrada de gente sabendo agora que ele morou aqui na infância, mas só isso. Ninguém, eu digo NINGUÉM dá incentivo aos criadores pela prefeitura de Santa Isabel, mas lambe as botas do Maurício sempre. Vide Cidão ou Jack, ilustradores e criadores de conteúdo. Os caras, assim como eu, fazem seu nome fora da cidade. Pois aqui, não somos valorizados.
E sobre Maurício de Sousa, o fato de termos tantas revistas na Gibiteca, se deve mais por pessoas que realmente se importavam com cultura (como o saudoso Homero) do que pelo próprio autor. Vai só conversar com uma pessoa que sabe o mínimo sobre o assunto e descobrirá. Isso sem contar que as pessoas associam mais ele a Mogi das Cruzes do que a Santa Isabel.
Poderia também escrever sobre as experiências da galera daqui com Maurício de Sousa, de forma mais pessoal. Mas não o farei.
Mas voltando ao verdadeiro problema: a falta de participação da prefeitura em eventos que não a envolvam. Em resumo, ninguém da prefeitura vai em eventos onde eles não tenham participado. Ou seja, não dão atenção a pessoas que OU não estão a seu favor OU que fazem críticas a eles. E isso é bem infantil.
Em outubro, ocorreram duas exposições: uma do curso Miriam Cristina e outra do grupo Yacamim. Mas pensa que alguém foi lá? Alguém da prefeitura? Nada. A vice-prefeita disse que não foi no da Yacamim por conta da OSI, e o da Miriam, pois não sabia. Você pode argumentar que o prefeito não foi pois estava doente. E que outras pessoas não foram, como o Secretário de Cultura, pois estava ocupado. Mas isso não é desculpa para TODO o ano de 2022. Quando as restrições sobre COVID se tornaram tão pequenas. Pois se eu posso, por qual motivo ele não pode?
Pedir ajuda, todo mundo pede. Mas quando é para fazerem o mesmo, a prefeitura dá suas costas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário