domingo, 25 de setembro de 2022

A Congada

O congado ou congada é uma manifestação cultural e religiosa afro-brasileira. Ela acontece em algumas regiões do Brasil. Constitui-se em um bailado dramático com canto e música que recria a coroação de um rei do Congo.
Ela é uma dança que representa a coroação do rei do Congo, acompanhado de um cortejo compassado e músicas. Os instrumentos musicais usados são a cuíca, a caixa, o pandeiro, o reco-reco, o cavaquinho, o tarol, o tamborim e a sanfona. Ela ocorre em várias festividades ao longo do ano, mas especialmente em Outubro, na Festa de Nossa Senhora do Rosário.
O ponto alto da festa é a coroação do rei do Congo. A lenda de "Chico-Rei" revela que a origem do congado está ligada à igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.
Segundo a lenda, Francisco, escravo batizado com o nome de Chico-Rei, era imperador do Congo, na África. Ele veio para Minas Gerais com mais de 400 negros escravos. Na sofrida viagem, ele perdeu sua mulher e seus filhos, sendo que desses, só sobreviveu um.
Chico-Rei instalou-se em Vila Rica, trabalhou nas minas. Trabalhando em domingos e dias santos. Conseguindo a economia necessária para comprar sua alforria e a do filho. Ele dançou na igreja para comemorar sua alforria. Posteriormente, obteve a liberdade de seus súditos, de nação e adquiriram a mina de Escandideira. Casou-se com uma nova rainha e o prestígio do "rei preto" foi crescendo. Organizaram a Irmandade do Rosário e construíram a Igreja do Alto da Santa Cruz.
Na Festa dos Reis Magos, em Janeiro, e de Nossa Senhora do Rosário, haviam grandes solenidades conhecidas como "Reisados". Nelas, Chico-Rei aparecia com a rainha e a corte, vestidos com ricos trajes. E eram seguidos por músicos e dançarinos. 
A congada, que também pode ser chamada de congo, mescla cultos africanos com católicos num movimento sincrético. Os cantos entoados são geralmente louvando Nossa Senhora, Jesus Cristo, São Benedito e Santa Efigênia. Toda essa animação é animada através de danças com muito batuque de zabumba, reverenciando o Rei e a Rainha do Congo.
Trata basicamente de três temas em seu enredo: a vida de São Benedito; o encontro da imagem de Nossa Senhora do Rosário submergida nas águas; e a representação da luta de Carlos Magno contra as invasões mouras. A congada é muito famosa em Brás Muniz, Chapada do Norte, em Minas Gerais e também em Catalão (Goiás), onde os congos se encontram na Igreja do Rosário.
As congadas, assim como alguns rituais de origem negra, são um resgate da identidade cultural dos povos negros. Que foram dominados pela cultura branca ocidental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário