sexta-feira, 19 de junho de 2020

Natali de Paula e sua arte através da superação

Seu nome é Natalí de Paula, e na data dessa postagem tinha 34 anos. Nasceu em Arujá, mas residiu em Santa Isabel desde os 4 até seus 30 anos. Parte de sua família materna ainda reside aqui. 
Hoje em dia reside em São José dos Campos há 4 anos. Foi para lá por conta do câncer de mama que teve aos 30 anos. Já que a cidade de Santa Isabel não tem estrutura para atender enfermidades graves como o câncer. 
Ela é formada em Letras e Comércio Exterior, lecionou algum tempo na cidade, porém sua segunda profissão sempre foi na área industrial e durante anos trabalhou fora e voltava para dormir na cidade apenas.
Sua história com as artes plásticas começou em 2016, pois estava afastada dos trabalhos fazendo quimioterapia e para não se deprimir procurou um ateliê de pintura para aprender técnicas de tintas, então iniciou suas pinturas como um passatempo, mas se apaixonou por esse outro mundo, não ficou muito tempo no curso. Ela acredita que direto não chegou nem a 7 meses. Nesse tempo realizou cirurgias por conta do tratamento, retirou as mamas. Esse foi um processo longo de tratamento que levou 2 anos para ser concluídos, com 5 cirurgias.
A sua inspiração para a arte foi a força que buscou dentro de si mesma para superar a fase difícil e acreditar que tinha muito a realizar, mas de forma diferente.
No início das pinturas ela tinha vergonha de mostrar, pois sempre via muitos artistas renomados e com grandes obras. Os seus amigos então a encorajaram a criar canais nas redes sociais para divulgar, pois a partir daí explodiu a divulgação de sua arte e começou a comercializar suas obras. A princípio eram pinturas em tinta a óleo mesmo sobre tela, depois acrílica. Ela diz que é uma delícia e ao mesmo tempo desafiador esse mundo artístico.
Logo que teve alta do tratamento decidiu não trabalhar mais nas áreas da educação, nem na industrial. Sabia que estava renunciando ao que estudou por anos em faculdade, pois até intercâmbio fez no EUA. Deixou tudo isso de lado e passou a aproveitar tudo que aprendeu para exercer a nova atividade fazendo o que ela amava. Fez parte da sua cura, pois é muito grata a esse mundo novo, colorido e cheio de oportunidades.
Participou de exposições em 3 locais, interage com a área de Arquitetura & Design de Interiores aqui no Vale. É muita coisa, afinal são apenas 3 anos ainda nessa nova profissão, então ela acredita que esteja tudo no seu devido tempo acontecendo.
Os estudos que fez e faz nas artes são online e também arte digital, para aprimorar seus trabalhos, já que além das telas hoje atua com a pintura de murais, arte na parede mesmo e grafitti, no qual está aprendendo. É um mundo amplo.
Caracteriza-se me como uma artista plástica contemporânea, mas acha estranho usar o termo “artista”, mas é assim que é considerada (assim como todos que exercem a função de retratar histórias em arte seja na tela ou qualquer lugar).
Santa Isabel sempre estará no seu coração, pois cresceu aqui, tem familiares, amigos. Mas tudo na vida tem um tempo, quando temos muitos sonhos temos que buscá-los, automaticamente mudanças são necessárias, internas e as externas, diz Natali.
Ainda tem vontade de fazer um circuito artístico na cidade, como um Beco do Batman, que as pessoas parem para fotografar e marque a cidade de Santa Isabel como um lugar turístico mesmo.
O futuro nos reserva muitas coisas, temos que trabalhar para chegar até elas. Agir e não só esperar acontecer, conclui ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário