segunda-feira, 18 de maio de 2020

Lendas de Santa Isabel: Mula-Sem-Cabeça

Segundo a versão de Santa Isabel para essa lenda, ela surge quando há o namoro proibido da comadre com o compadre. Depois de sete anos eles viram Mula-Sem-Cabeça. Quem vira Mula, solta um foguinho pelo calcanhar. 
Um dos informantes da escritora Zuleika de Paula, diz que seu amigo quase morreu de medo, em Minas Gerais ao ver este ser. Estando no mato, ele notou no calcanhar de seu parente fogo.
Uma senhora moradora da cidade já viu a Mula-Sem-Cabeça. Estava no mandiocal e percebeu um fogaréu que acendia e apagava. No dia seguinte encontrou o rastro no chão, em uma forma circular como o fundo de uma garrafa. Com um furo no meio, onde se pode colocar uma varinha que não encontraria o fundo.
Para outra pessoa que participou das pesquisas da escritora, são duas tochas de fogo que se levantam e se encontram no ar.
A quaresma é o tempo preferido para eles brincarem juntos. Costuma a aparecer a cada sete anos. 
Para se livrar da Mula-Sem-Cabeça é necessário ou esconder os olhos, unhas e dentes, rezando com muita fé ou pôr uma tesoura aberta em uma encruzilhada.
Conta uma senhora que certa vez, já sendo tarde, vinha pela estrada quando viu luzes. Uma assobiava para outra e logo se ouvia o galope. Por isso, ela sempre levava consigo seu rosário de quinze mistérios, que seria uma defesa.
Assim como o Lobisomem, a Mula-Sem-Cabeça gosta de aparecer nas quartas e sexta-feiras. Segundo um dos entrevistados da pesquisadora, caso o compadre e a comadre não sejam de respeito (ou seja, se tiverem intimidade em vida) eles se tornam Cavalo-Sem-Cabeça e Mula-Sem-Cabeça. Eles se reúnem em pastos velhos e quando isso acontece deve se rezar TUDO que sabe. Mas as rezas mais poderosas são o Credo e a Alma de Cristo. Se verem olhos e unhas Cavalo e Mula atacam imediatamente.
Se um vivo quiser se transformar em Mula ou Cavalo-Sem-Cabeça, ao ouvir o chamado do "companheiro", deve rolar em estrume de animal e então ir ao encontro do amante.
Minha tia teria visto uma Mula-Sem-Cabeça, perto do Ouro Fino. Lá tinha uma igrejinha que já nem existe. Mas ela afirma que viu um fogo com a imagem de um cavalo grande quando era adolescente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário