segunda-feira, 2 de abril de 2018

Minha opinião sobre a Secretária de Trânsito caótica de Santa Isabel

Já devo ter falado aqui de alguns problemas da cidade. Relativos a cultura e turismo. Mas isso não é uma falha só nas áreas mais simples do município. Como assim? Bem aqui vai uma série de problemas que parece reunir falhas da Secretária de Trânsito... E da cidade de Santa Isabel! Ou seja, do povo de nossa famosa cidade... Mas vamos por parte.
Essa foto da esquerda foi tirada enquanto estava na fila do Caixa Econômica Federal, e como devem saber, essa fila demora. 
Do que estou falando nela? Ora, não notaram o carro quase que de frente ao CEJUSC (acho que é assim que se escreve...). O problema é que aquele não era um carro de comerciante. E se não sei muito de trânsito e suas regras, acho que ele não pode entrar assim ali.
Eu odeio quando noto que determinado veículo quebra as regras de uma cidade pequena.
Eu não sei de onde veio esse carro, se alguém da área jurídica, do fórum, da prefeitura, ou civil normal, mas eu não quero um carro ali que pode atrapalhar o trânsito dos pedestres. Pô tem pessoas que estão por ali, crianças por exemplo. Ah, e nem precisa ser alunos de uma escola. Em uma manhã comum na semana de férias tente contar adolescentes e crianças por lá! Caramba! Para criticar os caras do trânsito aparecem. E para fazer algo que preste? Fiquei tão revoltado que nem escrevi direito.
A cidade é considerada uma cidade pequena. Por que? Pois as pessoas pensam como se fosse uma cidade pequena (mesmo não sendo). Explico: uma das coisas que se faziam em cidades pequenas é uma pessoa parar na rua com seu carro, atrapalhando o trânsito. Pois muitas vezes quer conversar com alguém, deixar um amigo e por ai vai.
Contudo, o já caótico (para não disser estranho e confuso) trânsito de Santa Isabel... Fica uma merda com um carro parado no meio das principais avenidas e ruas da cidade. Para piorar, esses veículos são quase sempre de pessoas que moram em sítios, podendo ser enormes. 4x4 ou um carro extremamente caro. Quem nunca parou em Santa Isabel, enquanto esperava a boa vontade do motorista da frente para sair daquele lugar?
Quem nunca viu isso? Passa pela pequena ponte e nota meio que estacionado (eu não falo estacionado MESMO, pois eu penso que se fosse estacionado ficaria perto de uma guia) um carro. Não no lado do PAT, não no lado do Castelinho, mas no meio. Atrapalhando o movimento de pessoas naquela área.
Vamos ver os problemas aqui: primeiro a ponte dá acesso a um ponto de ônibus do outro lado. O que significa que muitas pessoas que estão no Centro passam por ali. Elas terão que driblar um número infinito de carros para chegar até lá.
Depois, nós temos o problema que se um dos carros quiser sair daquele lugar ele não pode. Pois tem que esperar a boa vontade do carro no meio. Ou alguém acha que ele vai sair sozinho? Através de mágica ou tecnologia?
Agora, a parte mais grave: aquela área é um lugar de acesso de crianças! Muitas vem de bairros afastados para escolas como Major, Bairão e Gabriela descendo ali no ponto que falei antes! E coisas assim podem ser perigosas aos pedestres e motoristas. Se não acha, vejam quantos donos de automóveis não fazem barbaridades para evitar pequenos riscos nos carros. E detalhe: a própria escola Gabriela fica pertinho dali! Será que só eu notei isso!
Adolescentes e crianças dificilmente respeitam faixas. Ou quaisquer leis de trânsito. E em 2017, quase que de trás do Paço Municipal já ocorreu um acidente com um garoto de skate. E onde estavam o pessoal da Secretária de Trânsito? Talvez no mesmo lugar da outra foto.
Não notam nada de errado nessa foto? Eu sim. Um rapaz entregando papéis no meio de carros parados. Não sei se isso é permitido por lei, mas alguém do trânsito fiscalizando isso né?
Além disso, eu não sei, mas acho que o cara não é um adulto. Se algo acontece com ele a culpa vai recair sobre quem o contratou certo? E nada sobre a Secretária de Trânsito? Por qual motivo que não? Os pessoal de trânsito deveria ser mais operante aqui, visto que somos agora um MIT (Município de Interesse Turístico). Mas não é o que ocorre. Eu ainda falarei sobre essa questão mais em outro post, mas uma das coisas que vemos em cidades desse tipo é uma estrutura de tráfego de carros e motos bem controlada e desenvolvida. E não é o que vemos aqui. Seja para veículos menores ou maiores (caminhões e  ônibus).
Como sei disso? Bem eu já fui para Guararema, que é uma cidade bem próxima e Monte Verde, que fica em Minas Gerais. Em ambas é fácil se movimentar no trânsito, pois lá a secretária responsável funciona mesmo! Só mesmo em Guararema é um pouco mais complicado, já que existem muitas pessoas querendo ir em um dos pontos turísticos de lá.
E nem comentei sobre minha viagem a Foz do Iguaçu pois é complicado demais por lá, visto que ela faz um tríplice fronteira. Então, faz sentido ser tão turbulento por lá!
De qualquer forma, eu espero que isso mostre como a cidade esta caótica em sua parte relacionada ao trânsito. E que poderia ser bem mais ferrenha e incisiva quanto a isso. Pois a polícia faz mais pelas ruas desse modo, do que os próprios membros dessa secretária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário