sábado, 3 de fevereiro de 2018

O problema do turismo... Continua

A seguir eu escrevo sobre três dos pontos turísticos que aparecem no site ExploreBrasil. Cachoeira do Ouro Fino: Acesso pela estrada SP-56, que liga Santa Isabel à cidade de Igaratá, distante 7 km do centro da cidade. Aproveitando a beleza da maravilhosa Cachoeira, a prefeitura transformou-a em Parque Municipal, contando com uma área de 23.000 metros quadrados, com infra-estrutura completa: parque infantil, diversos quiosques, mini piscina de água natural, lanchonete, vestiários, banheiros, churrasqueiras, mesas para jogos, bosques etc. Recebe um grande número de turistas nos finais de semana, propiciando um entretenimento de alto nível da População local.Represa do Jaguari: Margeia a Rodovia SP-56 (Santa Isabel a Igaratá), que abrange os bairros do Varadouro e Ouro Fino. Com uma extenSão de 60 km, sua bela paisagem é desfrutada para pescaria e passeios de barco, por famílias que buscam tranqüilidade.Mirante do Monte Serrat: Com 716 metros de altitude, concede uma vista panorâmica da cidade.Além disso, o site tem um dado desatualizado com o Zoológico Municipal, que não existe mais. A construção iniciada em 1987, com área de 16.000 metros quadrados, possuía um casal de leões, um casal de sagüis, marrecos e muitas outras atrações animais. Ficava na Rua Minas Gerais, no bairro do Parque Santa Tereza. Isso é bem natural até.
Existem dois problemas aqui nesse ponto. 
O primeiro é que a cidade sempre foi considerada turística. Os pontos citados, quase sempre, não são bem tratados tanto pela população, quanto pelas gestões das prefeituras. Não posso falar pessoalmente sobre a Cachoeira do Ouro Fino. Mas a Represa do Jaguari, o Mirante do Monte Serrat e o antigo Zoológico Municipal, nunca estiveram em boas condições. O outro ponto que iria falar é que o site ExploreBrasil nem pode ser considerado desinteressado ou ter falta de cuidado. Já que fizeram bem mais que o responsável pela área de turismo no site Portal de Santa Isabel. A prova está na imagem a seguir. Foi tirada no dia 19 de junho de 2016, as 22:00 horas. Compreendem agora? Isso precisa ser resolvido agora! E é em parte por isso que escrevo tudo isso. Chamar a atenção do povo da cidade para o que Santa Isabel tem... E não tem.

Sobre o turismo vamos ver detalhadamente o assunto. O primeiro ponto está em como a cidade pode fazer turismo, se não existe atendimento 24 horas? Um turista vindo de outra cidade, não pode se acomodar em Santa Isabel para dormir. As pousadas e hotéis da região nem tem o ambiente familiar adequado para acomodar uma só pessoa. Quem dirá uma família inteira.
Uso como exemplo a cidade de Monte Verde, em Minas Gerais que conheci no ano de 2013. O nome da pousada em que estive por lá, chamava-se Aconchego. Nela você é atendido pelos proprietários, só para começar. Confortáveis chalés que são cuidadosamente decorados e higienizados pela equipe do local. E nela pode se obter acomodo para uma pessoa, casais, famílias ou grupos.
Um café da manhã farto, incluso na diária.
Com isso estou só comparando a qualidade de acomodações. Sem contar opções de turismo verdadeiro, infraestrutura melhor e outras coisas. Uma cidade deve fornecer o necessário para recepcionar bem os turistas. Isso só mostra como a viabilidade de turismo aqui é difícil. Sem contar os empresários.
Muitas iniciativas de empresários começam, mas nunca tem continuidade. Por falta de investimento, por falta de interesse e até a desunião dos empresários da região. Sendo que eles não são só desconfiados daqueles do seu próprio meio, como são distantes da administração e da realidade da cidade.
Primeiramente, a parte financeira da cidade deve contribuir, logicamente, vendo os meios possíveis para alcançar esse intento. E encontrar uma maneira de fazer isso dar certo.
Observação: no ano de 2018, mesmo eu contatando o pessoal do Turismo, nada foi feito sobre a página. 
Print tirado em 30/01/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário