sábado, 17 de dezembro de 2016

Dança e Poesia - Oitavo Festival de Dança e Teatro : Espaço Expressão


No dia 17 de dezembro de 2016 ocorreu um espetáculo lindo no Teatro Padre Leo, na Igreja da Aparecidinha. Se trata de um conjunto entre os alunos e professores do Espaço Expressão Dança que tinha como título Dança e Poesia. É a oitava edição desse festival de dança e teatro. 
Com a liderança de Rogério Maia Santos e Norma Espínola, seus alunos passaram através de seu trabalho e esforço, noções sobre contos clássicos, poesias, textos de escritos antigos ou teatros... E também, de mostrar poesia através da dança. Entre os estilos tivemos aqueles que são ensinados no curso: jazz, dança contemporânea e ballet. As músicas foram um espetáculo a parte que criou a atmosfera perfeita, sem contar com atuações perfeitas para cada momento. Devo confessar que fiquei extremamente empolgado quando vi a apresentação inspirada em Romeu e Julieta. Lindo.
Contando também com uma performance magnífica de Emerson Bicudo. 
Com o apoio de diversos comércios, o evento foi um sucesso.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Festival de Dança: Sentimentos em Movimentos


O evento Sentimentos em Movimento ocorreu no dia 03 de dezembro de 2016, planejado, idealizado e realizado pelo Stúdio Bruna Brasileiro de Dança. No Ginásio de Esportes de Santa Isabel. Começou as 20:00 horas da noite. Entre os estilos de dança estavam jazz, ballet, mix dençe, fit dance, sertanejo e dança do ventre. Muitos deles desde o infantil até o adulto. Inclusive com a dança final de Katty Ohana e suas alunas com taças e velas acessas (e a professora usando um candelabro sobre a cabeça). Um verdadeiro espetáculo. 
Com colaboração dos professores de dança Debora Almeida e Evandro Monzinho da Summer Fit.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Eventos, festas e shows relativos de/em Santa Isabel (2016)


Como já falei uma vez, Santa Isabel produz muitos eventos por ano. Nem todos são noticiados. Aqui coloco alguns em que participei (ajudando, colaborando, participando ou assistindo). Sem falar daqueles fora da cidade, mas 
Go to Horror no Gerebas Rockbar (Março de 2016)
Paixão de Cristo 2016 (Março de 2016)
Rock na Cumbuca (Abril de 2016)
Assembléia na Câmara Municipal relativa ao Plano Municipal de Cultura (Abril de 2016)

Evento e competição de dança no Espaço do Açai, feito pelo Estúdio de Artes & Dança Aurélio Ribeiro e Samanta Campos (Maio de 2016)
Corpus Christi (Maio de 2016)
Teatro a Bordo - Teatro Móvel Solar (Junho de 2016)
Primeiro Pavilhão de Artes do Curso de Desenho e Pintura Miriam Cristina (Julho de 2016)

Sarau Corpo Livre na Rua (Julho de 2016)
Dança no coreto com Stúdio de Dança Bruna Brasileiro (Agosto de 2016)
Inauguração do La Kombi's Bar (Agosto de 2016)
Aulão de Dança com Stúdio de Dança Bruna Brasileiro (Agosto de 2016)
Festa da Primavera ETEC (Setembro de 2016)
Festa em Louvor a Nossa Senhora de Brotas (Setembro de 2016)
Quarta Expobel (Outubro de 2016)
Dia Internacional de Animação (Outubro de 2016)
Festa de Nossa Senhora do Rosário (Novembro de 2016)
Sentimentos em Movimento (Dezembro de 2016)
Dança e Poesia (Dezembro de 2016)

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Atelier Yacamin


Vamos tratar aqui sobre o Atelier Yacamin, que abriu em abril de 2016 possuindo uma grande gama de aulas e cursos variados.
No estúdio você poderá ter aulas de pintura em tela, desenho, artes indígenas, musicais com teclado, sanfona, baixo, bateria, violão, guitarra, sax, flauta, canto de coral, pintura em tecido e violino. Os preços a partir de 45,00 R$ e dependendo de qual curso queira. Boa parte deles já era professor no Centro Cultural de Santa Isabel.
Nos desenhos temos Eddy Manzini que já mostrou grande talento em HQs. André Caetano concede aulas de baixo e violão. Thais
Mayara é professora de flauta e sax. Agenor Vallone é quem ensina bateria, sendo que já tocou com bandas como Santarem. Adonai Fagioni é quem cuida das aulas de guitarra. Já Otoniel Augusto é encarregado do curso de teclado e sanfona. Marcelo Almeida é quem concede aulas de violino. Francisco Machado esta envolvido com pintura em tela e artes indígenas.
A intenção do estúdio é disseminar arte pelo município e quem sabe fora dele. É mostrar de maneiras diferentes os trabalhos produzidos pelos alunos juntamente com os professores. Por enquanto não participaram de nenhum evento, mas logo isso mudará
Fica na rua Diogo Batista Nunes, 125 Centro, em Santa Isabel. Seu telefone é (11) 98127-0473.

As placas de Santa Isabel







Reconhece de onde é cada uma?
(ATUALIZADO: 15/12/2016)

(ATUALIZADO: 14/04/2017)


(ATUALIZADO: 27/07/2017)

(ATUALIZADO: 06/08/2017)



segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Igreja de Nossa Senhora do Monte Serrat e Capela de São Benedito

-Igreja de Nossa Senhora do Monte Serrat
Localizada no final da ladeira do Monte Serrat, construída em meados do século XIX, mais uma vez utilizando a mão de obra escrava. Assim como foi no caso da Igreja do Rosário. O material original da construção também foi taipa. Possui uma só nave, com duas torres e uma cruz central. A imagem da santa atual é uma cópia, roubada há anos, que teria vindo da França, segundo consta, pelas mãos dos devotos. Ficando no topo, ela concede uma bela vista de boa parte do Centro, além de grande parte dos bairros da cidade.
A festa de Nossa Senhora do Monte Serrat é comemorada em agosto.





-Capela de São Benedito
Assim como as igrejas do Rosário e do Monte Serrat, a capela de São Benedito foi construída por mãos de negros escravizados. Lembrando que o santo era padroeiro dos escravos.
Junto a ela foi construído monumento histórico (marco) comemorativo a libertação dos escravos, que foi construído em 19 de fevereiro de 1888. Existem relatos que a cidade já teria libertado seus escravos antes da Lei Aúrea ser assinada.
A Capela São Benedito não pertence a Cúria Metropolitana, foi construída pelas mãos escravas para abrigar a imagem do santo protetor dos escravos. Mas não se encontra fontes da data de sua construção.

Recentemente, as missas são feitas em uma outra igreja ao lado.

A história do bairro dos 13 de Maio


O bairro 13 de Maio é considerado um dos mais aconchegantes daqui. Hoje em dia contêm uma grande variedade de comércios e serviços para auxiliar a população de Santa Isabel. Para promover de forma social, cultural e festiva o local, além de resgatar antigas tradições realizando novos eventos, foi criada a ação coletiva "Nos 13 Tem".
A história do bairro esta intimamente ligada a história da escravidão em Santa Isabel. Suas terras eram uma enorme fazenda pertencente a Maximino Antonio de Camargo, fazendeiro e co-fundador do Clube Abolicionista e Republicano juntamente com Fernandes Cardoso e o Major Guilhermino Mendes de Andrade.
Com a abolição da escravidão, sem terem para onde ir, já que não estavam inseridos na sociedade que era ligada demais nesse sistema, continuaram muito dependentes de seus senhores. Assim, eles acabaram se instalando nas dependências das fazendas. Dando origem ao bairro, e com isso, diversas tradições, entre danças e rezas, tais como a Congada e Moçambique.

domingo, 6 de novembro de 2016

Dia Internacional da Animação

Nos dias 28, 29 e 30 de outubro de 2016, ocorreu no Estúdio Casa Imagem o Dia Internacional da Animação. Uma mostra de curtas de animação nacionais e internacionais. O estúdio fica na Rua Fernandes Cardoso, 102, no Bairro 13 de Maio. 
A data oficial do dia é 28 de outubro e se prolongou pelos outros dias. Nos dois primeiros dias ocorreram diversos tipos de curtas nacionais e internacionais. No terceiro e último dia ocorreu a mostra de animações infantis. 
Além disso tivemos oficinas. Dia 29 deve stop motion. Esse processo consiste em utilizar a disposição sequencial de fotografias de um mesmo objeto para simular movimento. Já no dia 30 ocorreu o pinhole, que consiste em uma técnica alternativa sem a necessidade de equipamentos e reveladas as imagens durante a própria oficina.
A realização se deve a Associação Brasileira de Cinema de Animação. Produção da Thomates Cartuns, Besouro Filmes e Making Comunicação e Cultura. Deve apoio da MASPLAM com apoio local da Prefeitura de Santa Isabel, WD Comunicação Visual, Distak e, lógico, da Casa Imagem. 
Deve ampla divulgação nas escolas, na ETEC, no Centro Cultural, estúdios e na Gibiteca.