sábado, 28 de outubro de 2023

(Espaço Aberto Arujá) Exposição Arigatô Arujá


De 28 de Setembro a 30 de Outubro de 2023, de terça a sexta das 8 horas às 12 e 13 horas às 17, ocorreu a exposição Arigatô Arujá: Uma Jornada pela História da Imigração Japonesa. Tudo isso no Museu Municipal de Arujá - Umbelina Ferreira Barbosa.
Ela trata da fascinante história dos imigrantes japoneses que, com que esperança e determinação, fizeram do Brasil sua segunda casa, fora do Japão. A exposição destaca a resiliência, as tradições e as inovações dessa comunidade que enriqueceu nosso país com sua cultura e seus valores.
Cada objeto na exibição era um fragmento da memória coletiva, uma janela para as tradições e inovações que os imigrantes japoneses trouxeram consigo. Desde as primeiras ondas de imigração no início do século XX até os dias de hoje, esta exposição busca honrar e agradecer por cada contribuição cada história e cada legado.
Assim, é possível aprender mais sobre a herança cultural japonesa e a apreciar a influência e a importância desta comunidade em Arujá e no Brasil como um todo.


sexta-feira, 20 de outubro de 2023

Escritora isabelense em antologia paraibana

Dois artigos de autoria da Doutora Ingrid Zanini Souza Gomes, que escreve no Jornal Bom Dia mensalmente, foram publicados em livro organizado pela UBE (União Brasileira de Escritores). A obra foi lançada em 3 de Outubro de 2023, na Academia Paraibana de Letras em João Pessoa.
A UBE tem sede em São Paulo e em outras unidades da federação. Que tem como função a livre expressão da atividade do escritor, além da defesa dos direitos autorais.
A Academia Paraibana de Letras uniu forças coma UBE para lançar o terceiro volume da antologia Imagens Literárioas: a realidade e o sonho III, que reúne  autores brasileiros e de países lusófonos nas categorias de crônica, poesia, contos, artigos e ensaios.
Foi lançado pela UBE, edital em todo o território nacional para selecionar textos que comporiam o livro e, assim, foram selecionados dois artigos da Dra. Ingrid Zanini: Entre perder e ganhar a vida acontece e O tempo vence o amor?, ambos já publicados no Jornal Bom Dia também.
Além de Ingrid, participaram dessa antologia Ludmila Saharovsky, da região do Vale do Paraíba, membro da UBE/PB, também teve um texto seu publicado na antologia e na oportunidade lançou a segunda edição da obra Tempo Submerso - Stalin: sobrevivemos ao Terror. Supostamente sobre a experiência dele quando esteve na Rússia resgatando a sua história e de sua família.
O presidente da UBE/PB, o escritor e professor Luiz Augusto Paiva e sua esposa Ana Castro Paiva coordenaram a cerimônia de forma impar, segundo o que escreveu o jornal. Com música e um coquetel.

ARTIGOS do Jornal Bom Dia são publicados em antologia na Paraíba. Jornal Bom Dia. Santa Isabel. 14 de Outubro de 2023. p. 7.

quarta-feira, 18 de outubro de 2023

Sobre a reunião no dia 11 de Outubro de 2023 no Conselho de Cultura

Segundo o que a Teresinha falou, eles estavam apenas seguindo as ordens que foram mandadas do governo federal. Mas em nenhum momento ela falou sobre os guias da Lei Paulo Gustavo que disponibilizaram para todas as cidades e estados.
Para ficar de olho em coisas assim, deveria comparecer três vereadores que nem o Conselho de Cultura sabia direito quem era. O vereador Osvaldo Jr. comparece nessas reuniões, mas ele não faz partes desses três da comissão de cultura.
Muita coisa do que a Teresinha falou era de certa forma desencontrada. Um exemplo estava com relação a questão citada dos longa metragens, que ela disse ser possível através de produtoras locais. Mas esse tipo de  empresa, não existe por aqui.
O Pablo Gomes questionou se ocorreu uma comitiva para orientar os artistas. Teresinha não soube responder que as duas reuniões na Câmara Municipal foram audiências públicas. O que na verdade estavam mais para oficinas e palestras.
A todo momento Teresinha se contradizia: primeiro falou que o edital estava pronto, depois falou que não estava pronto, que ainda estava em rascunho, em minuta.
Depois de certo tempo, ela aceitou que poderia ser mexido no edital. De uma forma mais aberta e seguindo os parâmetros da Lei Paulo Gustavo mesmo.
Haverá uma reunião ainda no dia 23 de Outubro. E audiências públicas, em locais diversos, nos dias 30, 31 de outubro e 01 de novembro.
Minha opinião: se não tivesse essa pressão por parte do Coletivo, eles jamais fariam algo.
Pois como já participei do Conselho de Cultura eu lembro como era.
Eles falaram que "já deve tantos artistas nas reuniões". O que é uma baita mentira.
Eu chamava a galera e ninguém queria ir, pois o Conselho não tinha força para tomar as decisões.
Se REALMENTE a grana vier, vai "quebrar" os planos de alguns na Cultura que já estavam destinando essa grana para certos setores. Está mais que claro.

sexta-feira, 13 de outubro de 2023

Minha opinião sincera sobre a Lei Paulo Gustavo

O que podemos falar sobre a Lei Paulo Gustavo em Outubro de 2023? Bem, o edital ainda não está pronto e ao que parece, criaram um grupo de Whatsapp para "exclusivos membros" da Cultura afim de obter essa verba.
A maioria da Cultura está claramente "guiando" esse edital para quem é de lá. Tanto que Zela e Kasumi mandam quem estiver curioso perguntar a Teresinha, e a mesma NÃO fala, o que é errado. Ela é obrigada a informar.
A comissão foi formada sem o apoio da população, sem participação dela, o que pode impugnar o edital quando ele sair. Pois é colocado isso várias vezes no manual da Lei Paulo Gustavo.
Cada cidade tem um valor específico dependendo do número de habitantes, renda per capita, entre outras coisas. E por isso a verba que veio para Santa Isabel é pequena.
A prefeitura deverá promover a discussão à comunidade cultural de forma clara e geral, da melhor forma possível. De modo transparente. Então, deveriam ter chamado de forma mais abrangente os artistas, pois tem os contatos dos mesmo. Ao que parece, no entanto, até contataram pessoas, mas de forma quase que privada.
É óbvio que esse dinheiro é uma contemplação federal. Portanto, a prefeitura só lança o edital, ou seja, quase não tem poderes sobre o projeto.
Alguns tipos de produções feitas para o projeto como longas-metragens, séries e telefilmes não podem ser produzidos a não ser que empresas de produtoras brasileiras estejam colaborando. E na cidade, não há algo assim.
Uma das chances desse texto ser impugnado, se deve ao fato que as prefeituras estão interferindo nos editais. Não apenas aqui, isso já impediu algumas prefeituras.
A Lei Paulo Gustavo tem dois anos para prestar as contas. Ou seja, um prazo bem longo e até bem fácil de cumprir.
Um fato importante é que dá para complementar recursos de um projeto do Ministério da Cultura, para agregar mais valores ao projeto da Lei Paulo Gustavo. Exemplo: se as pessoas fizerem um projeto sobre cultura afro, daria para obter uma grana de um projeto cultural de SP, que trate sobre esse assunto.
A lei em si não traz dificuldades, para prestar contas. Na verdade, eles querem fazer algo diferente do que foi a Lei Aldir Blanc, onde as pessoas tinham uma burocracia demasiada. Mas a prefeitura, ou faz as coisas com pressa e incompetência, ou quer obter esse lucro para si.
Ocorreu uma reunião do Coletivo Arte & Cultura, com o Conselho de Cultura. Algumas coisas vão ocorrer agora, mas não há certeza.

terça-feira, 10 de outubro de 2023

Lendas de Santa Isabel: O motivo da rixa de Santa Isabel com Arujá

Muitos dizem que um dos motivos, pela rixa histórica entre Santa Isabel e Arujá, seria pela segunda, já ter feito parte da primeira. Do mesmo modo que o município isabelense, uma vez fez parte de Mogi da Cruzes, alguns acreditam que os arujaenses tinham raiva por conta dessa antiga ligação. Mas, ao que parece, isso se dava por outro motivo.
Nos anos 60, ao que parece, muitos rapazes de Arujá vinham a cidade de Santa Isabel. Como ainda não havia muitas rua bem asfaltadas ou realmente boas para ônibus, paravam na frente da Rosário. Eles vinham paquerar as moças na Praça da Bandeira.
E ai surgiu a ideia que arujaenses viriam a Santa Isabel, apenas para paquerar as moças. E que queriam as levar para Arujá, afastando da cidade-natal. Notando um teor meio territorial e ciumento nos moços isabelenses.
As pessoas de Santa Isabel chegaram a chamar Arujá de Cidade da Boca do Sapo. E brigas nas duas cidades, entre as pessoas de ambas ocorreram.
Ironicamente, Luis Eduardo Caraça Tavares, um rapaz que nasceu em Arujá e viveu toda sua vida em Santa Isabel, namorou uma moça arujaense. Seu nome era Karen Moraes da Silva. É muito engraçado que não existem mais esses problemas 

domingo, 8 de outubro de 2023

Minha opinião sincera sobre estande de tiro na EXPOBEL de 2023

No dia 6 de Outubro de 2023, ocorreu a EXPOBEL. Um evento que visa chamar a atenção para os empreendedores locais, com estandes diversos, uma área de alimentação (com diversos MEI que trabalham com comidas) e um espaço para apresentação. E ocorreu, nesse ano, na Quadra Poliesportiva, ao lado da Escola Oscar Ferreira de Godoy. Ironicamente, dias antes, foi escolhido o grupo que iria compor o novo Conselho Tutelar.
Enfim, entre uma das estandes, estava a de tiro. Ou seja, um local na cidade onde ocorre aulas para uso de armas. Nada ilegal, apesar de parecer imoral, para muitos, visto que pode ser visto como violento, não há impedimentos nisso. Entretanto, nesse dia de inauguração da EXPOBEL, temos um problema. No local, o instrutor passava para um garoto como disparar!
Entendam: o rapaz estava com uma camiseta da ETEC, apontando para o alvo com uma arma, que - ao que parece - era de airsoft. Mas isso não tira as falhas dessa situação. Ele estava com uma camiseta escolar, com certeza era de menor por isso, o que causaria problemas, podendo chegar ao Centro Paula Souza. Sem contar que para o uso de um item, mesmo de brinquedo, precisaria da autorização dos pais, ou responsáveis. O que é quase certeza, não ocorreu.
Lembro quem lê, não é a primeira vez que a gestão Chinchilla causa com sua administração: um prefeito com formação em medicina mas não há remédios específicos para a população; a quadra de skate foi destruída, para depois ser reformada, mas que não terá melhorias e possa ser entregue de forma pior; entrega de construções todas atrasadas; colocar sua mulher na Secretária de Saúde, mesmo criticando a antiga administração por fazer algo parecido e colocando ainda mais parentes!
Nem vamos entrar no mérito de que um estande assim deveria estar separado dos outros devido a sua periculosidade. Pois geraria mal-estar em alguém. Ou até, poderia ferir alguém sem querer! Afinal, acidentes ocorrem.
Então, não se torna impossível imaginar que ele fez isso, pois para um médico, ele está indo muito bem para incompetente.

terça-feira, 3 de outubro de 2023

Exposição Virtual ROSÁRIO 300

No dia 07 de outubro, a Igreja Católica comemora o dia de Nossa Senhora do Rosário, que apareceu a São Domingos de Gusmão em 1208, na igreja de Prouille (França), onde Maria entrega ao santo um rosário.
Nesta data a  Igreja do Rosário de Santa Isabel comemora 300 anos de existência, em razão a data o Centro de Memória Francisco Sanches Baptista apresenta a Exposição Virtual ROSÁRIO 300 onde vamos ver entender dividida em partes, essa história através de suas redes sociais.