domingo, 30 de julho de 2023
sexta-feira, 28 de julho de 2023
terça-feira, 25 de julho de 2023
Isabelenses participam da 52 semana de moda em São Paulo
Em evento ocorrido no Centro Cultural de São Paulo entre os dias 12 e 16 de Julho de 2023, foi mostrado um pouco de sua moda. Através de Tobias Alexandre, Alex Santos e Cynthia Mariah com as coleções Do Auto da Compadecida na Passarela e Raízes do Brasil e Outras Áfricas.
Em sua 52 edição, Processos Revelados, a Casa de Criadores continua revelando talentos da moda, dando visibilidade a produção de designers independentes, além das apresentações musicais e oficinas de qualificação em moda ministradas por grandes estilistas.
No dia 12, Cynthia Mariah apresentou sua coleção Raízes do Brasil e Outras Áfricas, fomentando o resgate das produções manuais e ofícios artesanais afro-diaspóricos e brasileiros. O crochê e o bordado se destacam no design das peças, trazendo o resgate da ancestralidade que se funde com o afrofuturismo, disse Cynthia.
No dia seguinte, foi a vez da coleção Do Auto da Compadecida na Passarela, assinada por Alex Santos, designer, CEO da marca X-BRAND e idealizador do Projeto PIM (Periferia Inventando Moda) e Tobias Alexandre, designer, diretor criativo da marca e idealizador da Saibot Concept, explorando o tema e trazendo uma releitura da obra de Ariano Suassuna.
Tobias conta que a coleção foi construída com o pensamento sustentável, utilizando retalhos, técnica conhecida como "pachwork" no mundo da moda, além de jeans e franjas. Nas palavras do designer: Ambientar o tema nessa edição para mim foi muito importante, me lembrou da época de escola (2008) em que já havia feito cenário e figuro deste tema.
A marca X-BRAND apresentou sua coleção, contando com um poderoso "casting" de modelos do Projeto PIM e influenciadores como MC Trans e Sergindo (ex-BigBrotherBrasil).
Ao todo, participaram 58 marcas nesta edição. Todas as peças apresentadas já se encontram disponíveis em lojas selecionadas e no e-commerce.
SANTA Isabel participa da 52 Semana de Moda em São Paulo. Jornal Bom Dia. Santa Isabel. 22 de Julho de 2023. p. 7.
domingo, 23 de julho de 2023
Figuras notáveis: Dr. Guillermo Augusto Vegas Bõlanos
Nascido em Masaya, Nicarágua. Em 22 de Abril de 1951, com 17 anos, veio ao Brasil para cursar medicina. Isso na Universidade Federal de Minas Gerais. Convivendo com mineiros, ele acabou casando-se com Inês, com quem deve um casal de filhos. Em 25 de Junho de 1975, ao chegar em Santa Isabel, a primeira frase que escutou foi "médico aqui não para". Aos trancos e barrancos foi fazendo clientela e criando raízes na cidade. Depois de trabalhar no hospital por 5 anos, plantão dia sim dia não, como não recebia salário, saiu do serviço aos 29 anos de idade.
Abriu o primeiro consultório da cidade e era anexo ao domicílio. Era o único médico, segundo diz ele mesmo que atendia a noite, feriados e em casa, na área urbana ou rural. Prestou serviços nas antigas Paramount, Tecelagem Cianflone, Sindicato Rural, Lar dos Velhinhos (ambos da cidade), Mendes Junior, Franqueza, Prefeitura de Santa Isabel, Prefeitura de Arujá, Governo do Estado de São Paulo, e mais alguns. O tempo passou e completou 50 anos de medicina. Dr. Guillermo acha que vai completar mais recordes pois ele continua na ativa.
Dr. Guillermo recebeu o título de cidadão isabelense e o pavilhão oficial do município, em 18 de Outubro de 2003.
quinta-feira, 20 de julho de 2023
terça-feira, 18 de julho de 2023
Luciana Costa, isabelense na diretoria do BNDES
Luciana Costa foi indicada na penúltima semana de 2022, como uma das diretoras da entidade Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. O anúncio foi feito por Mercadante, presidente do BNDES, no dia 21 de Dezembro.
Nascida em Santa Isabel - cidade em que iniciou os estudos em escola pública – Luciana conquistou uma carreira de sucesso e então, é parte de uma equipe de alto nível.
Com experiência em financiamento de grandes projetos, mercado de capitais, fusões e aquisições e finanças sustentáveis. Ela estava na presidência do banco de investimento francês Natixis (Groupe BPCE). Mas também atuou nos bancos Standard de Investimentos, Real ABN AMRO, Citybank, Bank Boston e Unibanco.
Bacharel em Economia pela Unicamp, com mestrado pela FGV e MBA pela Universidade de Chicago, Luciana vive em São Paulo, mas toda a sua família e raízes estão em Santa Isabel.
Sua família é extremamente importante para a história local: ela é filha da ex-professora Bartemira Claudiano Costa, a Barte. E bisneta do primeiro vereador, presidente da câmara e prefeito de Santa Isabel negro, que nasceu durante o período da Lei do Ventre Livre, Sebastião Claudiano.
“Hoje eu quero fazer algo pelo Brasil”, disse.
Marcadores:
Barte,
BNDES,
diretoria,
economia,
FGV,
História,
Luciana Martins,
Natixis,
Standard de Investimentos,
Unicamp,
Universidade de Chicago
sábado, 15 de julho de 2023
quinta-feira, 13 de julho de 2023
(Espaço Aberto Arujá) Mario Sérgio Cortella em inauguração da Escola do Legislativo
Mario Sérgio Cortella lotou o auditório da PL em Arujá, durante cerimônia de inauguração da Escola do Legislativo.
"Promover a educação e a formação é absolutamente necessário e é muito bom que uma câmara o faça e fico imensamente feliz quando a homenageada professora", disse Cortella. Ele se referiu a ex-vereadora Ana Cristina Poli que deu nome à Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Arujá. Professora de carreira, a antiga parlamentar atuou na câmara de forma memorável.
Instituída por meio da Resolução número 394/2023, a Escola do Legislativo tem como objetivo auxiliar na formação política dos cidadãos de Arujá compreensão do papel e da atuação do poder legislativo na sociedade.
Também pretende se tornar espaço de aprendizado e aperfeiçoamento dos servidores públicos a fim de aprimorar a atuação e a prestação do serviço a população.
O projeto da Resolução número 21/2023 da criação da Escola do Legislativo é de autoria do vereador Abel Franco Larini (do PL), o Abelzino. A proposta para o espaço foi aprovada na nonagésima primeira sessão ordinária, realizada em 24 de Março de 2023, e tem como coautor o vereador Luiz Fernando Alves de Almeida (PSDB)
Os cursos que serão ministrados na Escola do Legislativo serão gratuitos e abertos ao público. As aulas serão disponibilizadas à distância através do site da Câmara de Arujá, com emissão de certificado, em parceria com instituições públicas.
CORTELLA lota auditório em inauguração da Escola do Legislativo em Arujá. Jornal Bom Dia. Santa Isabel. 3 de Junho de 2023. p. 3.
Marcadores:
Abel Franco Larini,
Ana Cristina Poli,
Arujá,
Cortella,
Escola do Legislativo,
História,
legislativo,
Luiz Fernando Alves de Almeida,
Mario Sérgio Cortella
segunda-feira, 10 de julho de 2023
sábado, 8 de julho de 2023
Studio Nicolosi
Em 2023, ao caminhar perto da Padaria do Cruzeiro, eu notei mais um estúdio em Santa Isabel. Com uma imagem de uma bailarina na frente, eu entrei em contato com a dona.
Studio Nicolosi, surgiu por conta do nome de sua idealizadora. Sempre a chamaram de Nicolosi, e então, ela quis trazer um pouco da sua identidade visual, para o projeto. Assim poderia ter um diferencial nesse empreendimento artístico.
A ideia do studio, segundo ela, existe a um bom tempo desde que ela se formou. Ela sempre quis abrir esse projeto, e ballet é sua paixão de cedo e a arte em poder se expressar através das emoções.
Como professora temos apenas ela mesmo, Nathalia Nicolosi.
O studio ainda não participou de competições e eventos por ser novo, mas em breve ele participará. Entre as modalidades ensinadas estão: ballet, jazz, ritmos. Tudo graças a formação da professora Nathalia nessas três áreas.
A sua principal meta com o studio, é que ela possa levar um pouco desse amor que tem pela dança, ajudando da melhor forma, atingindo a meta do seu aluno(a). A dança tem vários benefícios podendo ajudar em autoestima, emocional e muitas coisas. Seja isso no ballet, jazz ou ritmos. Ela pode ser praticada desde tenra infância até adulto, e é para todos. Trazendo muitos aprendizados, sendo um diferencial na vida das pessoas.
quarta-feira, 5 de julho de 2023
A polêmica da pista de skate
No dia 24 de Junho de 2023, as obras para modernização e melhorias da pista de skate de Santa Isabel completaram exatos 51 dias de atraso. A pista que deveria ter sido entregue aos esportistas no dia 5 de Maio, encontra-se completamente destruída. A tão esperada entrega, deverá atrasar ainda mais, pois a Prefeitura quebrou o contrato com a empresa responsável nesta semana.
Em publicação no Diário Oficial a prefeitura de Santa Isabel informou que rescindiu, unilateralmente, o contrato celebrado com a empresa Skate Parks Engenharia LTDA para a reforma da pista de skate do Monte Serrat, situada nas imediações do Ginásio Municipal de Esportes.
De acordo com o secretário de Governo, Felipe Nabil, a quebra do contrato se fez necessária pois a empresa descumpriu diversas cláusulas: “Nos reunimos nesta semana, com os skatistas da cidade, que esperavam, assim como nós, ansiosos pela entrega da nova pista, mas a empresa não cumpriu com o seu compromisso firmado. Vamos fazer todas as penalizações possíveis a ela, a fim de responsabilizá-la judicialmente por isso”, explicou Nabil.
O secretário Municipal de Esportes, Edson Rodrigues informou que a obra seria retomada em breve, e que a Prefeitura convocaria a empresa que ficou em 2º lugar na licitação para que dê continuidade na obra. A modernização da Pista de Skate do Monte Serrat está avaliada em R$284.800,91.
A empresa, com sede em Brasília, enviou uma nota de esclarecimento à Prefeitura justificando o atraso nas obras de reforma da pista de skate da cidade. Segundo Davi de Oliveira Lima, o excesso de chuvas foi o motivo do atraso. Ele garante que em 45 dias a obra estará concluída, desde que não volte a chover.
Após meses de atraso, prefeitura de Santa Isabel rescindiu contrato com a empresa que venceu licitação para reformar a pista de skate do Monte Serrat.
Pessoas estão falando nas redes sociais sobre isso e demonstrando sua insatisfação tanto com a empresa quanto com a prefeitura. Sobre a Skate Parks, sua única ação até então foi a demolição. E isso não impedirá a mesma de levar uma multa por todo esse atraso.
Já pelo lado da prefeitura, há até um vídeo pelo atual gestor do executivo (Carlos Chinchilla) que dizia estar começando a reforma em 9 de Março de 2023. Entretanto, a postagem aqui é em Julho, então notamos a falta de consideração desse setor pelos skatistas.
Isso pode ocorrer por conta da mudança de gestão. O acordo foi firmado no governo Fábia Porto, mas assumido e a pista destruída no de Carlos Chinchilla, que era até o vice da prefeita anterior. O que demonstra que ele não poderia estar inconsciente da situação da pista antes de tudo chegar a esse ponto. Então, podemos falar de no mínimo, procrastinação por parte da prefeitura. Assim como da empresa.
Mas isso se demonstra ser mais por questões de tratar a pista como supérflua. Como é um esporte, visto pela grande maioria conservadora e antiga da cidade, de pouca importância (mesmo que o Brasil esteja se tornando um expoente com diversos novos prodígios), não chega a ser interessante. Entretanto, tanto o prefeito, como os vereadores notam que isso pode gerar problemas.
Os esportistas estão revoltados com a prefeitura, já que primeiro, sempre demoram a responder suas necessidades. E quando o fazem, nunca é com um prazo ou resposta satisfatória sobre o assunto. Talvez por muitos serem jovens que estão preocupados com seu espaço de lazer, diferente dos mais velhos preocupados com as festas e eventos que poderão ser afetados. Ou por ainda, não chamar a atenção, ao ponto de ser alvo de mais cuidado.
A empresa, com sede em Brasília, enviou uma nota de esclarecimento à Prefeitura justificando o atraso nas obras de reforma da pista de skate da cidade. Segundo Davi de Oliveira Lima, o excesso de chuvas foi o motivo do atraso. Ele garante que em 45 dias a obra estará concluída, desde que não volte a chover.
Após meses de atraso, prefeitura de Santa Isabel rescindiu contrato com a empresa que venceu licitação para reformar a pista de skate do Monte Serrat.
Pessoas estão falando nas redes sociais sobre isso e demonstrando sua insatisfação tanto com a empresa quanto com a prefeitura. Sobre a Skate Parks, sua única ação até então foi a demolição. E isso não impedirá a mesma de levar uma multa por todo esse atraso.
Já pelo lado da prefeitura, há até um vídeo pelo atual gestor do executivo (Carlos Chinchilla) que dizia estar começando a reforma em 9 de Março de 2023. Entretanto, a postagem aqui é em Julho, então notamos a falta de consideração desse setor pelos skatistas.
Isso pode ocorrer por conta da mudança de gestão. O acordo foi firmado no governo Fábia Porto, mas assumido e a pista destruída no de Carlos Chinchilla, que era até o vice da prefeita anterior. O que demonstra que ele não poderia estar inconsciente da situação da pista antes de tudo chegar a esse ponto. Então, podemos falar de no mínimo, procrastinação por parte da prefeitura. Assim como da empresa.
Mas isso se demonstra ser mais por questões de tratar a pista como supérflua. Como é um esporte, visto pela grande maioria conservadora e antiga da cidade, de pouca importância (mesmo que o Brasil esteja se tornando um expoente com diversos novos prodígios), não chega a ser interessante. Entretanto, tanto o prefeito, como os vereadores notam que isso pode gerar problemas.
Os esportistas estão revoltados com a prefeitura, já que primeiro, sempre demoram a responder suas necessidades. E quando o fazem, nunca é com um prazo ou resposta satisfatória sobre o assunto. Talvez por muitos serem jovens que estão preocupados com seu espaço de lazer, diferente dos mais velhos preocupados com as festas e eventos que poderão ser afetados. Ou por ainda, não chamar a atenção, ao ponto de ser alvo de mais cuidado.
Marcadores:
Carlos Chinchilla,
esporte,
Fábia Porto,
pista de skate,
reforma,
Secretária Municipal de Esportes,
skate,
Skate Parks Engenharia
segunda-feira, 3 de julho de 2023
Cidade não terá artistas locais em 2023
No dia 7 de Julho de 2023, é o começo da festa de 190 anos de Santa Isabel. Com grandes shows, prefeitura promete um rodeio que deve entrar para a história. Estrutura da festa começou a ser montada nesta semana e deve mudar a rotina dos moradores.
Até aí, nada demais. Afinal, todos os anos (antes e depois da pandemia de Covid-19) isso era comum. Com uma exceção: não terá artistas locais.
Para começo de conversa, a assessoria de imprensa não respondeu aos questionamentos do Jornal Impresso Brasil, sobre os gastos do evento. E Chinchilla, o prefeito, não teria divulgado o custo financeiro para a realização da festa de aniversário.
Segundo consta, a festa contará com quatro dias de festa com artistas sertanejos renomados que cobram cachês artísticos altíssimos, pagos com o dinheiro dos impostos dos contribuintes isabelenses.
E com a incompetência da assessoria de imprensa (não são minhas palavras, mas do Jornal Impresso Brasil), a equipe do impresso fez o levantamento sobre os valores que serão gastos.
Pela apuração do jornal, o gasto será que quase R$ 1 milhão na contratação de artistas, isso sem contar o valor da estrutura, segurança e de funcionários que vão atuar nos dias da festa.
O prefeito ainda ignora os artistas da cidade, que desta vez não terão espaço nas aberturas. Também não haverá atividades descentralizadas nos bairros das cidades.
"É valido que a cidade tem que comemorar o seu aniversário, mas pagar os shows com dinheiro público já é demais. Poderia ter parceria com a iniciativa privada, como o prefeito de Itaquá, o delegado Eduardo Borges fez para a realização do Rodeio Fest 2023, que será realizado este ano e tem custo zero para o município, que oferecerá a segurança local", disse ao jornal, Marli Gomes de Sousa, de 56 anos.
"Com a parceria de empresas que poderiam gerenciar o evento, o custo seria zero e esses valores poderiam ser investidos na compra de medicamentos ou melhorias nas unidades escolares", sugeriu Maria da Paz, de 65 anos.
E podemos ver isso do nosso lado. O Parque do Pau D’alho, em Guararema, recebeu o 1º Festival de Jazz & Blues no feriado prolongado de Corpus Christi desse mesmo ano. Foram quatro dias de programação, de quinta até domingo (11), com shows nacionais e internacionais. A entrada foi gratuita e a classificação é livre. Então, impossível não é, pois as restrições a cidade turística são maiores que a de Santa Isabel.
E podemos ver isso do nosso lado. O Parque do Pau D’alho, em Guararema, recebeu o 1º Festival de Jazz & Blues no feriado prolongado de Corpus Christi desse mesmo ano. Foram quatro dias de programação, de quinta até domingo (11), com shows nacionais e internacionais. A entrada foi gratuita e a classificação é livre. Então, impossível não é, pois as restrições a cidade turística são maiores que a de Santa Isabel.
[ATUALIZAÇÃO: 05/07/2023] Recentemente eu soube que artistas do Centro Cultural (obrigado Cris Kamui por ter postado sobre isso) vão se apresentar na Festa de Santa Isabel. O que é bizarro, pois o Jornal Impresso Brasil tentou entrar em contato e não conseguiu. Custava avisar?
Ainda assim, não querem pagar artistas de dentro da cidade, mas milhões para os de fora sim.
E sem contar que nem o Centro Cultural, o Centro de Memória Chico Fotógrafo ou o Conselho de Cultura não se pronunciaram sobre isso. Por qual motivo? Medo ou questões relacionadas as futuras eleições? Quem sabe...
E sem contar que nem o Centro Cultural, o Centro de Memória Chico Fotógrafo ou o Conselho de Cultura não se pronunciaram sobre isso. Por qual motivo? Medo ou questões relacionadas as futuras eleições? Quem sabe...
CHINCHILLA vai gastar com cantores, R$ 1 milhão; artistas da cidade ficarão de fora. Jornal Impresso Brasil. 30 de Junho de 2023. p. 5.
O show vai começar. Jornal Ouvidor. Igaratá. 1 de Julho de 2023. p. 1.
https://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2023/06/08/1o-guararema-jazz-and-blues-festival-comeca-nesta-quinta.ghtml
sábado, 1 de julho de 2023
Equipe de isabelense vence a competição de voleibol All Nations
A equipe da isabelense Stefani Vila Nova venceu a maior competição de voleibol amador do mundo, o All Nations, em torneio realizado na cidade de Londres na tarde de 18 de Junho de 2023.
O campeonato contou com mais de 700 atletas de 83 nacionalidades. Brasil se consagrou campeão por dois sets a zero.
A campeã também ressalta que sua carreira teve início graças aos ensinamentos do professor Mitio Kawaguti, “Ele sempre foi minha inspiração, estudei Ed. Física por causa dele [...], queria de alguma forma dizer que os filhos de Mitio ainda existem”.
Assinar:
Postagens (Atom)