sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Podridão com a música "Your body is the tomb"



Banda: Podridão
Música: Your body is the tomb
Álbum: Revering the unearthed corpse

Burned in the womb. Died in the womb
Premature death. A bizarre death
Atrophied members. Chronic desease
Died before the born. Announced tragedy

Malignant creature in to the womb
Your body is the tomb

Fetus defaced without face
Abory this life. Sins is alie
Venereal desease. Human instaste
Cursed be for bringing him to life

Malignant creature in the womb
Your body is the tomb



terça-feira, 20 de outubro de 2020

Blog de artes de Francisco Machado



O blog em questão, se constituí de obras do artista para venda. Como tal, e com o talento de Francisco Machado, vemos trabalhos magníficos. Em tinta a óleo e acrílica. 
Aproveitando que temos o blog dele, onde fala sobre sua vida, confira a descrição sobre ele aqui:

Francisco Carlos Machado, 44 anos, filho de Ulisses e Georgina Machado, nascido e criado no município de Santa Isabel, descobriu aos sete anos  o gosto pela arte e pintura, data em que ganhou o concurso de melhor desenho da escola, incentivado pela professora de artes Maria Aparecida Camargo ( Cida Camargo, já falecida). Desenho este que mostrava soldados e tanques de uma forma que o aterrorizava, visto que era o fim do período militar, Francisco já manifestava grande sensibilidade quanto ao momento histórico vivido no país e o demonstrava no papel.

Durante toda infância e adolescência teve muito contato com a natureza: terra, folhagens, plantas e animais, momento em que se inspirou e começou a esboçar desenhos – riscando os primeiros traços -  utilizando tinta guache e lápis de cor. A família o incentivava bastante e participava com ele do sonho de um dia se tornar um profissional da arte. Desta forma tudo virava desenho nas mãos de Francisco, nesta época, já havia se tornado. Os filmes que assistia, os sonhos que tinha durante a noite, uma paisagem, uma construção antiga, enfim tudo se transformava em pintura.

O grande impulso para o início da carreira de Francisco foi uma exposição com desenhos em cartolina feitos na escola em que cursava o ensino médio ( E.E.P.S.G. Professora Maria Santos Bairão) e teve como grande incentivadora a diretora da escola, a qual sempre o apoiou em todos os projetos: Maria Aparecida Ferraz de Souza (Picida). A exposição de desenhos foi um sucesso tão grande, que um grupo do Lions Clube, em especial o casal José Maria e Ismênia, promoveu um mutirão de arrecadações para que o nosso artista pudesse comprar os materiais profissionais. Com o dinheiro Francisco foi à praça da república, juntamente com a professora e amiga Tereza Giovanni, onde adquiriu e teve o primeiro contato com telas, tintas em acrílico, à óleo, enfim os materiais utilizados por um profissional da pintura.

Com todo o material necessário em mãos Francisco fez da cozinha de sua casa seu primeiro ateliê. Trabalhava durante o dia, juntamente com os amigos Danilo e Agenor, no setor de criação e desenho – utilizando bico de pena e nanquim -  da empresa Durga (que pertencia a Manilau Biswas) e à noite, ao chegar em casa pintava durante às madrugadas até ao amanhecer, para que pudesse assistir, inspirar-se e pintar o nascer do sol, pelo vitrô de sua janela.

Em 1996 aconteceu a primeira exposição de nosso artista como profissional e o local escolhido foi o antigo Casarão Arte e Cultura ( lugar cedido pelo Dr. Gilberto Neves – o Giba), onde Francisco teve a oportunidade de vender, pela primeira vez, algo que tinha feito e com o dinheiro investiu em mais materiais para novas exposições,as quais continuam até hoje.

Depois de então veio a experiência com os alunos. Ele lembra com muito carinho da primeira aluna que teve Tâmisa Regina ( filha de Célia Queluz), a qual começou a ter aulas aos oito anos de idade e ficou até os dezenove. Francisco diz, aos risos, que ajudou a criar a menina e que até os cacoetes que ele tem  a aluna adquiriu ao longo dos anos.Hoje Tâmisa faz arquitetura e disse que até a escolha do curso foi inspirada pelo professor. Assim outros alunos vieram e até hoje Francisco continua a ensinar e guiar os alunos pelos caminhos da arte.

As exposições seguiram-se pelas várias cidades vizinhas, onde por muitas vezes Chico expôs com os alunos: Arujá – com o apoio das amigas Ana Campos e Elisabeth Loffit - Mogi das cruzes, Suzano, São José dos Campos (Sesc São José), no interior do Estado – Catanduva, São José do Rio Preto, Jaú e Águas de São Pedro – em Santa Catarina ( Florianópolis e Blumenau), bem como expôs na Bienal de Arte e Pintura, na cidade de São Paulo, no ano 2000 e nos países sul-americanos: Argentina e Chile .

Época em que começou a trabalhar com materiais em elementos naturais aplicados às telas: argila, resina vegetal, pedra, madeira, semente, papel machê, bem como pigmentos orgânicos, como: carvão, cipó, entre outros. Os trabalhos fizeram tanto sucesso que várias telas  de nosso artista foram vendidas para a Europa: Alemanha,Espanha e Holanda.

Francisco estava vivendo um momento de grande transformação em sua vida, porém sentia que faltava algo para “ vivenciar a arte”. Ocasião esta em que começou demonstrar grande interesse pela cultura indígena. Pesquisou em livros e revistas especializadas, filmes e internet. Assim, juntou dinheiro e  a coragem de sempre, e foi rumo ao Mato Grosso - Rondonópolis - aprender com a riqueza da cultura indígena.

Visitou aldeias indígenas –Parque do Xingu - e as Tribos: Kamayura, Mehinaku, Bororo e Guarani. Observou com atenção e aprendeu as técnicas de manipulação de material, a forma como a pintura e a arte se desenvolviam, assim como assistiu e participou de cerimoniais ( com a autorização do grupo, é claro). Foi um trabalho de três anos: 2005, 2006 e 2007. Francisco conta que teve uma relação muito boa com os índios, um convívio de extremo respeito e admiração, também enfatizou que foram três anos de constante aprendizado, purificação e autoconhecimento.

Ocasião esta em que conheceu o fotógrafo e hoje amigo Valter Arantes e juntos realizaram uma grande exposição na cidade de Rondonópolis. O sucesso foi imediato, a ponto da Prefeitura do Município comprar inúmeras obras de nosso artista isabelense para o acervo da cidade, como patrimônio cultural. Foi a partir de então que Francisco iniciou a grande jornada de aprofundamento na arte e conhecimento indígena, contudo não ficou apenas nos quadros, mas também passou a produzir objetos e materiais artesanais, aos quais denominou Arte Ancestral.

Francisco participou de muitas premiações, entre elas: primeiro, segundo e terceiro lugar ( Salão de Artes Plásticas, da cidade de Arujá), medalha de prata, na categoria Contemporânea (Galeria Mali Villas Boas, em São Paulo) e foi convidado para uma  participação especial  no Mapa Cultural Paulista, durante três anos.

Quanto aos projetos futuros Francisco está se preparando para uma exposição internacional (América do Norte), bem como aguarda ansioso a diplomação no curso de Gestão Ambiental, pois pretende fazer a intersecção com a arte, por considerar que o ser humano, a arte e o meio ambiente andam sempre juntos.

Artista plástico,há nove anos no Centro Cultural do Município ( convidado pelo grande amigo Homero Vallone), local em que ministra aulas de pintura e conhecimento artístico, Francisco almeja que seus alunos possam tornar-se profissionais da pintura, não apenas pelo comércio, mas pelo apreço à arte.

A mais recente exposição da arte indígena de Francisco foi em maio deste ano, intitulada “Arte Ancestral” – um grande sucesso – com organização e acessória dos amigos: Lany Lourenço e Hermes Hemerick.

Francisco Machado, finalizou com o que considera fundamental em sua vida: “ Viver da Arte... É difícil, mas gratificante”,bem como acrescentou que a vida é um constante aprendizado, você se transformando a todo momento, aprendendo com o seu “eu” interior e sempre buscando “o especial... aquilo que está adiante” – sabedoria, que adquiriu com os índios e tem consigo a todo momento.

Francisco Machado - Artes

sábado, 10 de outubro de 2020

O protetor do Relógio da Matriz

O senhor Hélio da Silva Santos é o guardião das engrenagens do relógio da Matriz por mais de 30 anos (na época da matéria por pelo menos mais de 37 anos).
Em sua casa ele tem uma foto com o seguinte escrito atrás dela: 18/12/82, sábado, Hélio da Silva Santos. Marcando o momento em que começou a trabalhar com o relógio da Matriz de Santa Isabel. Desde jovem sempre gostava de montar e desmontar despertadores. Outro tesouro que possuí são folhas de xerox de livros que contam a história da cidade e da igreja.
Seu Helio elogiou a recuperação do relógio, desejando sorte a confraria que reúne voluntários e doações. Mostrando que a cidade se preocupa com sua cultura.

HÉLIO e o Relógio da Matriz. Jornal Ouvidor. Igaratá, 6 jul. 2019, p. 2.

quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Covid-19 em Santa Isabel e o panorama no Brasil - Parte 6

Na transição de Agosto para Setembro algumas coisas pontuais ocorreram. Tanto em âmbito municipal como fora dele.
Primeiro falemos da Campanha do Agasalho ou Campanha do Quilo e a morte de uma cachorrinha.
O evento de 30 de Agosto de 2020 dessa Campanha do agasalho não tinha licença para acontecer.
Em nota enviada a imprensa no dia 1 de Setembro de 2020, a Polícia Militar de Santa Isabel disse que a Campanha dos motociclistas ocorrida na manhã daquele domingo (sempre acontecem nos domingos) com o objetivo de arrecadar alimentos pela cidade não possuía autorização da Prefeitura para acontecer e tão pouco foi comunicado a PM com antecedência.
A popular “Campanha do Quilo” já acontece há anos em Santa Isabel, mas além dos prós da boa ação que ajuda dezenas de famílias carentes da cidade, também a quem aponte os contras da ação beneficente que vão desde escapamentos barulhentos, perturbação do sossego, até motoqueiros que infringem todas as leis de trânsito empinando suas motos pelas ruas da cidade e expondo a população ao risco de um acidente. Entre alguns dos problemas que aconteceram foi assustar crianças e o atropelamento de uma cachorrinha.
Ela era uma cachorrinha comunitária que ficava na área da Santa Casa, ou seja, as pessoas do bairro cuidavam dela. Muitas pessoas falavam que na verdade, isso era uma falsa notícia, tanto que figuras conhecidas da cidade falavam isso. Assim, eles protegiam os motoqueiros e a campanha. Entretanto, Regiane Ferreira, que é conhecida por cuidar de animais por toda a cidade de Santa Isabel diz ter certeza que isso foi causado por alguém. O que contraria a história que isso se devia a uma doença de carrapato. Sem contar que a quantidade de sangue seria impossível ter sido causada em tão pouco tempo.
A PM reconheceu em sua nota a benfeitoria da ação, e o fato de ela não depender de autorização para acontecer, mas a polícia aponta o fato de alguns motociclistas se juntarem a Campanha apenas para promoverem barulho e infringirem todas as normas de circulação segura.
Capitão Pelegrine, responsável pela PM de Arujá e Santa Isabel disse que a PM realizou 38 autuações em motocicletas no dia do evento.
Em nota, a Prefeitura informou que não autorizou o evento, ou qualquer ação que tenha ocorrido no fim de semana visando a arrecadação de alimentos: Quanto ao fato ocorrido no último dia 30/08, por um grupo de motoqueiros, à Prefeitura identificou algumas irregularidades notificou e multou alguns participantes, finaliza a nota.
Isso demonstra, como muitas pessoas não respeitavam certas atitudes para controlar a pandemia dentro da cidade.
No entanto, Dario Neto cometeu uma falha grave a divulgar uma fake news. Ele que era secretário municipal de Trânsito. Em uma rede social escreveu o seguinte Bom dia, a prefeitura e a polícia militar não autorizou o evento, o organizador protocolou apenas na prefeitura o pedido, porém quem autoriza é o MP, a prefeitura coube multar algumas motos e a polícia fez perseguição e apreensões de motos. No entanto, não é atribuição do Ministério Público (MP) 'autorizar' a realização de eventos, mas sim da Prefeitura de Santa Isabel.
Além disso, sobre a perseguição a motos, a Polícia Militar desmentiu essa afirmação. Mas que sim, efetuou 38 atuações em motoqueiros durante o período do evento.
Enquanto isso, no Jornal Nacional, uma matéria exibe um crime cometido pela prefeitura. Com a clara demonstração que o prefeito da época (o também pastor, Crivella)
'Guardiões do Crivella': funcionários da prefeitura fazem plantão na porta de hospitais para impedir trabalho da imprensa
Reportagem especial do RJ2 mostra que esquema para impedir denúncias é organizado por grupos de Whatsapp, tem escala e marcação de 'ponto' via selfie. Em um dos grupos, está incluído número de telefone atribuído a Crivella. Prefeitura não nega a criação dos grupos e diz que reforçou atendimento para 'melhor informar a população' e 'evitar riscos à saúde pública'.
O RJ2 revelou nesta segunda-feira (31) um esquema montado com funcionários da prefeitura para fazer plantão na porta dos hospitais municipais do Rio, atrapalhar reportagens e impedir que a população fale e denuncie problemas na área da Saúde.
A organização tem escalas diárias, horários rígidos e ameaças de demissão.

Resumo
A reportagem mostrou que:
por grupos de Whatsapp, funcionários da prefeitura são distribuídos por unidades de saúde municipais para fazerem uma espécie de plantão;
em duplas, eles tentam atrapalhar reportagens com denúncias sobre a situação da saúde pública e intimidar cidadãos para que não falem mal da prefeitura;
O RJ teve acesso ao conteúdo dos grupos e viu que, após serem escalados, eles postam selfies para dizer que chegaram às unidades;
um dos funcionários aparece em várias fotos ao lado de Crivella e tem salário de mais de R$ 10 mil;
quando conseguem atrapalhar reportagens, eles comemoram nos grupos;
a prefeitura não nega a criação dos grupos e diz que faz isso para 'melhor informar a população.
Entre os participantes de um dos grupos, um telefone chama a atenção. O número aparece registrado como sendo do próprio prefeito, Marcelo Crivella. O Jornal Nacional apurou que o prefeito já usou esse número. A equipe de reportagem ligou, mas ninguém atendeu.
“O prefeito, ele acompanha no grupo os relatórios e tem vezes que ele escreve lá: ‘Parabéns! Isso aí!’”, contou à TV Globo um dos participantes dos grupos.
As 'invasões'
Em uma entrevista ao vivo para o Bom Dia Rio em 20 de agosto, no Hospital Rocha Faria, dona Vânia cobrava uma transferência para a mãe que tem câncer, mas não conseguiu terminar a conversa com a repórter Nathália Castro porque dois homens começaram as agressões verbais e gritos de "Bolsonaro".
A repórter pediu desculpas para Vânia, encerrou a reportagem e as agressões dos dois homens continuaram, gerando uma confusão.
Dias depois, no Hospital Rocha Faria, o repórter Ben-Hur Corrêa falava da falta de equipamentos de raios-x e da situação do caixa da prefeitura, quando dois homens impediram a reportagem.
Em seguida, um dos homens botou o crachá e foi em direção ao interior do hospital.
Os ataques não acontecem por acaso. Ao contrário: são organizados e pelo poder público.
Os agressores são contratados da prefeitura do Rio. Recebem salários pagos pelo contribuinte para vigiar a porta de hospitais e clínicas, para constranger e ameaçar jornalistas e cidadãos que denunciam os problemas na saúde da capital fluminense.
Nesta segunda-feira (31), o repórter Paulo Renato Soares fazia uma entrevista na porta do Hospital Salgado Filho, no Méier. Ao primeiro sinal de que a gestão da saúde poderia ser criticada, o entrevistado foi interrompido.
Abaixo veja a descrição de texto exibido no Jornal Nacional:
  • Funcionário da prefeitura: "Fala isso não, meu querido".
  • Entrevistado: "Oi?"
  • Funcionário da prefeitura: "Fala isso não, cumpadre".
  • Entrevistado: "Como, perdi um dedo, não posso falar?"
  • Funcionário da prefeitura: "Fala isso não, meu irmão".
  • Entrevistado: "Não tô falando do hospital, não. Estou falando de Rocha Miranda".
  • Funcionário da prefeitura: "Você foi bem atendido, não foi?"
  • Repórter: “Ele [o entrevistado] não pode falar da saúde?"
  • Funcionário da prefeitura: "Não".
  • Repórter: "O senhor pode deixar ele falar da saúde?"
  • Funcionário da prefeitura: "Está tudo indo bem, meu querido"
O repórter, então, começa a confrontar o funcionário:
  • Repórter: "O senhor é o senhor José Robério Vicente".
  • Funcionário da prefeitura: "O hospital está tudo certinho, meu querido. O prefeito está trabalhando correto e bem."
  • Repórter: "Quem está trabalhando bem?"
  • Funcionário da prefeitura: "Com certeza, o prefeito está trabalhando bem. Na saúde. Que negócio é esse, rapaz?"
José Robério Vicente Adeliano foi admitido na prefeitura em novembro de 2018, em “cargo especial”. O salário bruto é de R$ 3.229.
Ricardo Barbosa de Miranda foi contratado pela prefeitura em junho de 2018, como assistente 3 e salário de R$ 3.422.
Guardiões
Os dois fazem parte de um grupo que se apresenta em um aplicativo de mensagens como "Guardiões do Crivella". Para cumprir a tarefa de tentar calar a população e a imprensa, os guardiões têm até escala.
O RJ2 teve acesso às conversas desse e de outros dois grupos. Um identificado como Assessoria Especial GBP -- gabinete do prefeito -- e o outro, como Plantão.
É por esses grupos que os funcionários da prefeitura ficam sabendo pra onde vão – em duplas ou sozinhos – para cumprir o dia de trabalho e impedir que se mostrem as dificuldades na saúde.
Quando chegam nas unidades, ainda de madrugada, precisam registrar a presença. Na rotina, todos os dias têm que mandar selfies do lugar onde estão: "Hospital Souza Aguiar, cheguei cedo"; "Bom dia companheiros, mais um dia no Albert Schweitzer"; "Equipe Pedro 2º"; "Hospital Evandro Freire - Beto e Dani" foram algumas mensagens postadas.
Em uma foto aparecem Robério e Ricardo Barbosa, que a TV Globo encontrou no Salgado Filho, mostrando que estavam a postos.
Depois de bater essa espécie de ponto, os funcionários da prefeitura monitoram e relatam tudo o que acontece na porta das unidades de saúde. Principalmente a chegada dos jornalistas.
Foi assim, na quinta-feira (27), quando a equipe da Globo esteve no Rocha Faria. Eles ficam sempre com o celular na mão, fazem vídeos dos jornalistas, estão sempre perto da reportagem e esperam o momento de agir.
Tenham consciência de que nesse período, o governador do estado do Rio de Janeiro, Wilson Witsel, foi afastado do cargo. Tudo isso devido a escândalos de corrupção com relação a saúde e os hospitais de campanha que não ficaram prontos. Ironicamente, tempos antes, o presidente em exercício, Jair Messias Bolsonaro queria mexer na polícia federal do RJ. Ele tinha "informações não oficiais", pelo que disse, que queriam atacar sua família e amigos. Entretanto, uma série de escândalos envolvendo a família Bolsonaro ocorreu.
E algumas atitudes dele, foram bem intrigantes, como se vangloriar do afastamento do governador Wilson Witsel - que um dia já foi seu aliado - por desafeto a ele. Só que não fez nada com relação a Crivella. E o prefeito, na época, que sabia dos Guardiões da Crivella, muitas vezes queria abrir comércios já no começo da pandemia. Sem contar que esses funcionários sempre gritavam coisas como "Aqui é Bolsonaro" e "Globo lixo". 
É ate ridículo notar que um vereador abriu um pedido de impeachment contra Crivella rapidamente, e mais rápido ainda, a Câmara do Rio rejeitar. Algo que não faz sentido, já que fica claro o crime aqui. De qualquer forma, o MPRJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) abriu investigação contra o prefeito do Rio de Janeiro após a reportagem.
A denúncia é muito grave. Isso é desvio de funções públicas - é gente paga com dinheiro público para fazer coisas que não são atribuições do poder público. Portanto, isso é improbidade administrativa, é crime de responsabilidade, afirmou o vereador Tarcísio Motta.
A cidade de São Paulo encerrou Agosto com 11.382 mortes por Covid-19. A capital também somava 295.435 diagnóstico positivos para a doença. A informações foram obtidas pela Secretária Municipal de Saúde.
Já em todo o estado de São Paulo, as informações cedidas até o dia 1 de Setembro de 2020, eram de 30.375 óbitos e 814.375 casos confirmados da doença. Era bizarro notar que o número de mortes era maior se comparado ao da Espanha. Pois no país europeu viviam 47 milhões e no estado brasileiro, 44 milhões. No território espanhol, até então, ocorreram 29 mil mortes.
Deltan Dallagnol deixou a força-tarefa da Lava Jato em Setembro. Segundo ele, o antigo coordenador da Lava Jato em Curitiba, vai deixar a força-tarefa por questões de saúde familiar. Mas segundo ele, também ocorreram pressões do senado para sua saída. Lembrando que um dos antigos defensores do presidente Jair Messias Bolsonaro, era Sérgio Moro, que comandava a Lava Jato, que entre várias coisas, prendeu o ex-presidente Luis Inácio "Lula" da Silva. Entretanto, esse e diversos casos vistos por Moro seriam revistos. Um momento caótico para os envolvidos. Especialmente por que alguns diziam que essa prisão serviria para impedir Lula de se candidatar.
Com a pandemia ocorreram mudanças na alimentação dos brasileiros, especialmente pelo home office. Além das entregas delivery terem se tornado uma necessidade no começo da pandemia. Então, podemos compreender a mudança dos hábitos alimentares, que já ocorria anos atrás.

O auxílio emergencial seria prorrogado por quatro meses 300,00 R$. Originalmente, a informação foi confirmada por Bolsonaro; o auxílio foi criado em Abril e previa o pagamento de três parcelas de 600,00 R$. Agora resolvemos prorrogá-lo [o auxílio] por medida provisória até o final do ano. O valor definido agora há pouco é um pouco superior a 50% do Bolsa Família: 300,00 R$, informou Bolsonaro. 
O PIB recuou 9,7% no segundo trimestre de 2020. Os dados foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no dia 1 de Setembro. Na comparação com o segundo trimestre de 2019, ele tinha caído 11,4%. Ambas as taxas foram as quedas mais intensas da série.
A indústria foi o setor mais afetado pela crise. Com a paralisação quase total da indústria automobilística e cortes na produção de artigos considerados supérfluos, a indústria brasileira recuou 12,3% no segundo trimestre de 2020.
O estado de São Paulo registrou terceira semana seguida de queda de óbitos e internações em Setembro. A redução de 4% nas mortes foi registrada na semana anterior (ainda Agosto) em levantamento. Até então, Brasil tinha três milhões de recuperados e 120 mil mortes, aponta o governo federal. Maior parte do estado estava na fase amarela no começo desse mês.
A PL aposta na imagem de o "melhor prefeito da região do Alto Tietê", como teria sido Rodrigo Ashiuchi. Sendo que este foi eleito em 2016, sendo que ficava em terceiro, na corrida pela prefeitura da cidade. Tratado pela notícia do jornal Impresso Brasil como o melhor prefeito da região.
Já em Santa Isabel, a mesma notícia citava que alguns nomes cresciam para a candidatura de prefeito, como Cleber Vinicius Kerchner (o Clebão do Posto), também da PL. Que apostava nessa imagem "santificada". Diz o jornal sobre como estavam os ânimos em torno desse evento. Só que o Impresso Brasil ignorava alguns fatos sobre Clebão: ele é um dos vereadores que muitos tratavam de proteger a, então prefeita Fábia Porto. Além disso, o desgaste da imagem dos vereadores e escândalos relacionados a Cãmara de Vereadores e a Prefeitura de Santa Isabel, desgastaram a imagem de qualquer vereador ou pessoa ligada a política local. Um deles é o quanto foi cortado do subsídio dos vereadores para ajudar a combater o Covid-19, como vimos antes.
Ainda falando sobre o Clebão do Posto, ele rebateu com classe, mas de forma direta, o então secretário, Marcelo Arena. Arena teria falado que Clebão, que estava sendo entrevistado, não teria feito nada quando esteve a frente da pasta da Saúde na prefeitura.
Cleber disse que se sentiu "agradecido" por Marcelo acompanhar suas redes sociais e ressaltou o tempo livre do secretário para postagens assim, já que tinha que lidar com gestão da prefeitura atualmente. E lembrou que a opinião de Arena era diferente, quando Clebão estava a frente da pasta da Saúde:
Que eu era o cara, que eu teria que estar como vice da prefeita, era o amigão dele, mas esse é o modus operandi.
Enquanto isso a CP (Comissão Processante) colheu depoimentos de três testemunhas sobre os assuntos relacionados a Arujá. Acontece que essa comissão investigava e pedia o impeachment do prefeito de Arujá, José Luiz Monteiro (MDB) e do vice-prefeito Márcio José de Oliveira (Republicanos). Esse grupo tinha até o dia 25 de Setembro para apresentar o parecer final no Legislativo. 
Isso tudo, como dito antes, por conta da descoberta do esquema de corrupção, que envolvia o crime organizado dentro da Prefeitura de Arujá. Tanto que isso levou para a cadeia o vice-prefeito e, também, o ex-secretario Jurídico e também da Segurança, Carlos Roberto Vissechi.
No ano de 2020, não ocorreriam aulas presenciais nas cidades em Arujá, Santa Isabel, Biritiba Miriam e Guararema. Foi isso que as secretárias de Educação de cada cidade informou. As quatro cidades tinham revelado isso até o final da primeira semana do mês de Setembro. Em cada cidade, as pesquisa deram os seguintes resultados:
  • Santa Isabel: 93,8% eram contra a volta as aulas presenciais;
  • Guararema: 84% eram contra a volta as aulas presenciais;
  • Biritiba Mirim: 95,3% eram contra a volta as aulas presenciais;
  • Arujá: 93% eram contra a volta as aulas presenciais.
Em Setembro ainda, a Justiça determinou desocupação de mais de 50 casas no Monte Serrat. A decisão judicial previa que moradores desocupassem suas residências em menos de 30 dias, sob pena de despejo coercitivo. E essas famílias não tinham para onde ir. Essas famílias viviam no bairro há mais de 20 anos nessas casas, que ficam localizadas na rua 7 de Setembro com a rua Lourival Benvindo de Queiroz, no bairro. Por anos os moradores enfrentaram uma briga judicial que durava décadas e finalmente perderam.
Ainda no mês de Agosto, a Juíza da Segunda Comarca de Santa Isabel, Dra. Claudia Vilibor Breda, determinou a desocupação no prazo estipulado. Após decorrido esse período, o oficial de justiça retornaria ao local para cumprimento da ordem de reintegração de posse. O engraçado, é que ocupações assim (seja por vendas de terrenos ou outros meios) ocorrem por toda a cidade.
Indo para a área agrícola, a CONDEMAT mobilizou lideranças para manter estrutura da agricultura no Alto Tietê. Em reunião com prefeitos, técnicos e produtores rurais, secretário de estado, Gustavo Junqueira anunciava a reestruturação para modernização da pasta. Lembrando que o setor agro estava se dando muito bem nesse período, contudo, os valores de alimentos básicos aumentavam mais .
Kadu Barbosa não escolheu Thiago Pierri como seu vice, mas Silvério Chicarino. Que também não é uma pessoa tão querida na cidade. Thiago não apareceu tantos nas redes sociais depois disso, mas com certeza estava de olho em atitudes e falas de outros através das redes sociais. Mas nunca respondendo sobre as questões que foram colocadas para ele.
As queimadas continuavam por Santa Isabel. Alem de ocorrer em bairros afastados, também acontecia em lugares como a parte de mata da Pelican. 
E as fake news já citadas, começaram mas de um modo vergonhoso, de algo que um suposto folhetim deveria ter vergonha. O jornal distribuído na internet estava sendo usado para denegrir diversos candidatos ao cargo de prefeito. Sem contar os erros de português grotescos, era possível notar que ele visava denegrir diversos candidatos, com exceção de Clebão do Posto. 
O que o produtor do periódico diz sobre só o disponibilizar é que isso se deve a baixa procura do de forma física do jornal. Entretanto, na banca de jornais no centro, todos os sábados, jornais continuavam esgotando. 
E atitudes assim, denegriram a candidatura de Clebão. Ironicamente, apesar disso, Carlos Chinchilla continuava na liderança a candidatura. Talvez por isso, as fakes news estavam se concentrando nele.
Ironicamente, a vereadora Patrícia Simão ignorou seu passado apoiando a então prefeita Fábia porto, para apoiar Clebão do Posto. Só lembrando que um dos votos que absolveu Fábia foi de Patrícia.
No mês de Setembro ainda, a prefeita fez um vídeo pedindo que a população não fizesse aglomerações, nas ruas da cidade. Especialmente se referindo a morte de 3 idosos naquela semana. Entretanto, ela liberou a quadra de esportes em frente ao Ginásio Municipal de Esportes para uma partida de vôlei com pessoas da terceira idade.
O pastor Liminha, que teria incentivado o retorno do volêi em tempos de pandemia (que é esposo da diretora da Promoção Social), se sentiu ofendido com a interação de um servidor público. Pois ele criticava a hipocrisia municipal.
A Fundação Pró-Sangue divulgou no dia 10 de Setembro de 2020, que operava com apenas 40% de bolsas e precisava de doação. Essa instituição fez o apelo de ajuda para a população, uma vez que a demanda de sangue estava aumentando. A informação foi divulgada pelo site da Secretária da Sáude do Estado de São Paulo.
No dia 11 de Setembro, o Alto Tietê apresentava melhoria nos indicadores do Plano SP. A reclassificação para mudanças de fases passavam a ser mensais, com a atualização sendo em 9 de Outubro.
Nesse período, os recuperados chegavam a 38,6 mil na região. Esse índice de recuperação representa 82% dos 47.260. Algo bom nesse período.
Já relacionado a Arujá, o vice-prefeito depõe CEI. Ele compareceu para prestar depoimento a CP (Comissão Processante) devido as investigações deflagradas pela Polícia Civil no âmbito da Operação Soldi sporchi (Dinheiro Sujo). Ele negou a suposta reunião com o traficante Anderson Lacerda, na qual, segundo reportagem do programa Fantástico em agosto, teria revelado ao prefeito a necessidade de pagar dívidas de campanha por meio da contratação de empresas ligadas ao criminoso. No entanto, admitiu vínculo com Lacerda. Advoguei para ele em causas trabalhistas. Até onde sabia o ramo dele era odontologia, afirmou.
Voltando a falar daqueles que estavam morando nas ruas 7 de Setembro e Lourivaldo Benvindo Queiroz, foi dito que eles poderiam negociar para não serem despejadas. Quem afirmava isso era o Dr. Edson Ferreira Silva. Sabemos que os moradores são vítimas dos grileiros, mas os proprietários do imóvel também o são. Eles tiveram a propriedade invadida e não podem permanecer no prejuízo. Ainda estamss dispostos a negociar com as famílias, diz o advogado.
Só quem de fato não quiser negociar seria obrigado a sair. Não é necessário comentar que, mesmo com a Covid-19 abaixando seus níveis de contaminação na cidade e no país, a pandemia continuava. Ou seja, algo muito complicado para aqueles que não concordassem com esses termos.
Moradores do Bairro Jardim Eldorado reclamavam, e com razão, da soltura de balões. Eles estavam se reunindo em Setembro (mas também fizessem isso até antes) no final da rua Teresinha Lima Bueno e de lá soltavam esses itens. 
Além do perigo que o ato causa, como atingir casas e incendiar residências no processo, isso gerava aglomerações. Pelo que se contava, mais de trinta pessoas. 
Poderíamos ver comentários também que mostravam esses atos as 5:00 hrs da manhã, com grande movimento de carros e motocicletas, assim liberando os balões. A Polícia Ambiental era chamada, mas demoravam tanto, que o ato já teria acabado. O batalhão mais próximo ficava em Mogi das Cruzes.
Foto do dia seguinte, 15 de Setembro de 2020
Mas se os baloeiros eventualmente causavam queimadas, verdadeiros incêndios ocorriam por toda a cidade. Causando maior calor pelo município. Entre os lugares no mês de Setembro onde ocorreram foram no Monte Serrat (novamente), Bairro do Jaquari e na Rodovia Arthur Matheus. Mas isso não era só em Santa Isabel ou no estado de São Paulo. No Mato Grosso foi declarado estado de calamidade.
Segundo os ambientalistas, isso foi tratado sem o devido cuidado e poderia ter sido feito antes. As atitudes desses defensores da natureza era proteger a fauna e a flora. Muitas das suspeitas era destruir o terreno para transformarem em pastagens. 
A fumaça das queimadas na Amazônia e Pantanal começa a chegar ao Sudeste e Sul. E são rotas de mais de 3 mil quilômetros de extensão. Em imagens de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) era possível ver grande mancha branca de fumaça encobrindo a região sul do Amazonas e seguiu por Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, rumo aos estados de São Paulo e Paraná. Os índices de qualidade do ar não serão afetados, mas seria possível ver uma mudança na coloração do céu.
Só no Pantanal, foram contabilizados 2.550 focos de queimadas em dez dias de Setembro, número equivalente a 88% do volume registrado durante os 30 dias de Setembro de 2019.
Entre os dias 4 e 7, a GCM (Guarda Civil Municipal) de Mogi das Cruzes aplicou 15 multas. A operação encontrou irregularidades quanto ao cumprimento das medidas de combate à pandemia, perturbação de silêncio, falta de alvará de funcionamento e descumprimento da Lei Seca. Apesar da diminuição de casos, a doença seguia causando mortes no município. 
Enquanto, pelo menos 12 CEUs (centros educacionais unificados) de São Paulo, devem ter nomes alterados para homenagear personalidades negras. A mudanças estava prevista em um Projeto de Lei entregue pelo prefeito Bruno Covas e que era avaliado pela Câmara Municipal. Ele integrava um pacote de ações de combate ao racismo na cidade. Era importante esse tipo de iniciativa, especialmente depois dos acontecimentos intolerantes nos Estados Unidos e no Brasil.
A Prefeitura de São Paulo proibiu por decreto o uso do "mata-leão" pelos agentes da Guarda Civil Metropolitana. De acordo com a norma, ficava vedado aos agentes da GCM o uso de estrangulamento, restando vedada a sua aplicação com qualquer parte do corpo ou com a utilização de qualquer tipo de instrumento.
E o candidato à prefeitura de SP em 2020, Guilherme Boulos comentou algo. Ele revelou algo ao dizer ao Flow Podcast que, apesar de reconhecer a importância do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tem ideias diferente às dele:

Tenho diferenças com ele, por isso não estou no PT, mas no PSOL.

No dia 11 de Setembro de 2020, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Celso de Mello, determinou que o presidente Jair Messias Bolsonaro (sem partido nessa época) preste depoimento presencial no inquérito que apura se houve interferência na Polícia Federal. Agora a PF definiu o local e a data de depoimento do presidente; despacho também autorizava que a defesa de Sergio Moro acompanhe o depoimento.
Aberto em maio, o inquérito se baseava em acusações do ex-ministro, Sergio Moro. O presidente Jair Bolsonaro negava interferência.
Sobre a alta dos valores de alguns alimentos, como o do arroz, ao que parecia o governo sabia desde Janeiro
Alguns dados sobre acontecimentos no Brasil até Setembro de 2020 eram: 75% das mulheres assassinadas no Brasil eram negras; imigrantes detidas nos EUA tiveram úteros retirados; incêndios florestais em SP, mais do que dobram em 2020 e ameaçam animais; Fogo destrói 85% de parque que tem maior concentração de onças pintadas do mundo; Convenções tem multidão, abraços e até dança no Maranhão.
Nesse mesmo período, uma polêmica permanecia: especialistas criticavam a pressa na tramitação e alertam que a Lei das Fake News pode estimular a censura e gerar problemas na privacidade. Entretanto, muitos desses especialistas, quase sempre estavam a favor dos políticos no poder nesse período.
Alguns pontos dessa Lei das Fake News previam: regras para impulsionamento e propaganda nas redes sociais; rastreamento de mensagens reencaminhadas em aplicativos de conversa; as redes sociais e aplicativos de mensagens deveriam excluir contas falsas; proibir robôs não identificados e disparo em massa de mensagens; em propagandas eleitorais eletrônicas, redes sociais deveriam informar o valor gasto para impulsionar propaganda eleitoral e o CPF ou CNPJ do anunciante.
Lembrando que estávamos próximo do período de eleições. E várias fake news estavam sendo divulgadas por todo o Brasil. Incluindo a cidade de Santa Isabel.
E o governador João Dória anunciou em 11 de Setembro de 2020, que o estado inteiro de São Paulo estavam na fase amarela do Plano SP. Ele também anunciou que o plano passará a ser avaliado mensalmente. Segundo ele, a progressão foi possível devido à queda acentuada dos óbitos.
Já o Procon-SP realizou uma operação contra os preços abusivos em supermercados. As ações foram inicializadas em 14 de Setembro de 2020.
Os números da Covid-19 em Santa Isabel, até 15 de Setembro de 2020 eram: 3.735 suspeitos notificados; 1.148 confirmados de infectados; 66 mortes pela doença; 2.044 casos descartados; 995 curados.
Após as convenções dos partidos políticos, os candidatos a prefeitos e vereadores estavam correndo a todo custo para o Alto Tietê. Vale lembrar que nessa, por questão da pandemia do Coronavírus, eles poderiam optar pelas convenções virtualmente.
E o pré-candidato a vereador William Carvalho foi multado em 10.000.00 R$ por ofensas ao Dr. Carlos Chinchilla. William era pré-candidato pelo PSC em Santa Isabel (partido de Maciel Fama) e fez sim propaganda antecipada de forma negativas em redes sociais, atacando Chinchilla (do PSL). Ela foi a primeira multa na campanha eleitoral em 2020.
Ele divulgava informações pejorativas e negativas a Dr. Carlos Chinchilla, talvez devido ao fato do médico estar melhor que o candidato que apoiava, Maciel Fama, na campanha. De qualquer forma, William disse que Chinchilla iria encher a mala de dinheiro e vai para a Colômbia. Isso demonstra até mesmo um teor xenofóbico em sua "anti-campanha". O que contraria o pré-candidato que diz estar só manifestando seus pensamentos de forma livre.
Enquanto isso João Marcondes (ex-presidente do PSL em Santa Isabel) e William Carvalho (o então candidato a vereador citado antes do PSC e ex-tesoureiro do PSL, além do mesmo já citado antes) teriam protocolado na justiça uma ação anulatória da nominata concedida arbitrariamente pelo diretório estadual do partido ao presidente na época (2020) Carlos Chinchilla e Odair Ravazzi.
Segundo William, há nove anos um grupo do qual ele fazia parte estabeleceu uma comissão executiva municipal do PSL em Santa Isabel, liderada pelo Dr. Varella e João Marcondes que chegaram, inclusive, a atuar na campanha eleitoral de Bolsonaro.
O PSL, segundo William estava com dois presidentes na executiva municipal, o que fere o estatuto do partido. Na opinião dele a convenção realizada pela comissão provisória não validade o que pode inviabilizar a candidatura de todos os candidatos inscritos até então. Mas se notarmos que William Carvalho foi multado por difamação a Chinchilla, ou seja, querendo desestabilizar o candidato. Ele claramente só atacava aqueles com quem deve desafeto. Algo parecido com o já citado Thiago Pierri, com a diferença que ao menos Carvalho saiu por que quis, diferente do antigo secretário do governo Fábia Porto.
Enquanto a educação, mesmo com todos os problemas, Arujá ultrapassa meta do IDEB 2019 e alcança a segunda maior nota do Alto Tietê. A cidade obteve a nota 7.0, superando médias estadual (6.7) e nacional (5.5).
Na região, como aparece nos gráficos a seguir, os primeiros anos do Ensino Fundamental ainda eram os melhores, por outro lado, os últimos anos deste ciclo ainda estavam longe das metas projetadas. 

Município

Nota do Ideb

Meta Projetada

Arujá

7.0

6.5

Biritiba Mirim

5.9

6.0

Ferraz de Vasconcelos

6.1

6.2

Guararema

7.2

6.3

Itaquaquecetuba

5.6

5.8

Mogi das Cruzes

6.9

6.3

Poá

6.6

6.5

Salesópolis

6.4

6.5

Santa Isabel

6.7

6.0

Suzano

6.3

6.2

 

Resultados e metas para os anos iniciais do Ensino Fundamental.

Primeiro ao Quinto Ano

Arujá

Santa Isabel

Igaratá

Nota alcançada (2019)

7.0

6.7

6.0

Meta projetada (2019)

6.5

6.0

6.4


Resultados e metas para os anos finais do Ensino Fundamental.

Sexto ao Nono Ano

Arujá

Santa Isabel

Igaratá

Nota alcançada (2019)

5.3

5.7

5.2

Meta projetada (2019)

5.9

5.9

6.1


Um detalhe que posso notar é que no Jornal Bom Dia, entrou em uma defesa ferrenha da figura do presidente Jair Messias Bolsonaro na coluna Olhar de Santa Isabel, de 19 de Setembro de 2020. Faria sentido, se não fosse o fato que eles ignoram por qual motivo ele iria depor de forma presencial: a suposta interferência dele na Polícia Federal do Rio de Janeiro. Sendo que em filmagem de uma reunião ele deu a entender que realmente interferia de forma indireta. 
Mas os textos se tornaram um verdadeiro ataque ao STF (Supremo Tribunal Federal) sem propósito. Talvez o que mais tenha feito sentido, foi o exemplo que concederam: o de que Michel Temer (antigo presidente, antes de Bolsonaro) só precisou dar depoimento escrito. Ainda assim, se nota um fanatismo na defesa de um político, o que destoa do que jornal imparcial deveria ser.
Faz parecer com canais como Record e Band, que ignoravam as falhas do presidente, mas ressaltam sua "ótima conduta".
Enquanto isso, o satélite do INPE (Instituto Nacional de Pesquisa Espacial) detecta mais 2.838 focos de incêndio no estado de São Paulo. Isso que foi detectado até então em 2020. Esses dados foram divulgados no dia 19 de Setembro de 2020. E divulgados pelo WWF-Brasil.
Mas é engraçado como Bolsonaro é hipócrita, pois ele falou sobre o Brasil estar lidando bem com os problemas ambientais. O avião dele que iria prosseguir viagem, deve que arremeter devido a fumaça de queimadas na área onde estava. Depois, para maquiar esse fato, falou que era nosso país era o que melhor lidava com a doença. Sendo que aqui já mostrei o exemplo de Nova Zelândia, Cuba e até China (o país de onde se originou a doença, e que tem muito menos casos).
E o aumento do preço de arroz, fez crescer em 30% pelo alimento produzido no MST (Movimento dos Sem Terra). Enquanto isso, Paulo Guedes diz que o aumento se deve a melhoria do padrão de vida do brasileiro. O fato bizarro é que se fosse assim, por que taxas como os de falta de alimentos ou de pessoas famintas aumentaram nesse período?
Em uma das sessões da Câmara do Vereadores, foram aprovadas as contas da prefeita Fábia Porto, referente ao ano de 2017. Apesar de terem votado contra o parecer do Tribunal de Contas, nenhum dos quatro vereadores da oposição foi à tribuna se manifestar. 
Enquanto isso, a população esperava que a prefeita Fábia Porto sancione a Lei do Sossego. A simples notícia de que a mesma fora aprovada na Câmara Municipal já serviu para amenizar o barulho em alguns bairros no último final de semana. No caso, nos dias 12 e 13 de Setembro.




E embora o alto índice de focos de queimadas fossem visíveis em toda a região, os números registrados oficialmente pelas secretárias municipais ainda eram baixas. Os exemplos de alguns dos lugares que foram atingidos por esses atos criminosos, pelo Jornal Ouvidor, ocorreram no Centro, Jaguari, Monte Negro, Vila Guilherme e Vila Gumercindo. Causando até mesmo transtornos aos motoristas que passavam pelas rodovias da cidade causando insegurança.
Já o presidente da Câmara dos Vereadores, Luizão Arquiteto, pediu que denunciassem os infratores que jogassem lixo em qualquer lugar da cidade. A indignação dele, se deve, pois após ele conseguir remover uma lixeira na confluência da avenida Rio Branco com a rua dos Advogados, onde a prefeitura instalou um ponto de ônibus, verificou que as pessoas passaram a jogar o lixo do outro lado da rua. Lembrando que questões como saúde estavam em constante debate em diversas mídias. A população não se conscientizava nem do uso de máscaras, como da higiene na cidade.
Era dito que a economia apresentava recuperação parcial, assim como ocorria em outros países, no mês de Setembro. A avaliação era do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) no dia 22 do mesmo mês. Enquanto os consumidores brasileiros acreditavam que a taxa de inflação ficaria acumulada em 4,7% nos próximos 12 meses. Isso obviamente foi feito com pesquisa com base na opinião desses consumidores. Só que não era tão simples assim a situação econômica do Brasil nesse momento. E a opinião da população dificilmente era pautada em fatos, e sim em esperanças, além de uma fé cega no governo da época.
Já que o turismo, com que diz respeito ao Brasil, despencava na economia. As empresas ligadas ao setor de turismo, tiveram forte queda nas Bolsas de Valores globais, com o avanço da Covid-19 na Europa no dia 21 de Setembro. Só para se ter uma ideia,o Reino Unido teve o maior índice de mortes do continente por conta do Coronavírus, com mais de 41 mil, segundo a contagem do governo.
Já em discurso divulgado no dia 22 de Setembro, na Assembleia das Nações Unida (ONU) o presidente Jair Messias Bolsonaro disse que o Brasil era "vítima" de uma campanha "brutal" de desinformações sobre a a Amazônia e o Pantanal. A reunião da ONU foi virtual.
Mas como já dito antes, o então presidente Bolsonaro, não comentou que dias antes seu avião deve te arremeter. Isso quando estava em viagem pelo Brasil, e um dia antes, tinha dado declaração falando que as notícias foram exageradas.
Sobre o Covid-19 ele "lamentou cada morte causada pela doença". Falando que sempre defendeu ações para preservar a saúde e a economia. Pois para ele, ambas andam juntas. O que não falou, convenientemente, foi que ele ironizou diversas vezes as notícias das mortes dos doentes pelo Coronavírus.
Tanto os focos de desmatamento, quanto as mortes por Covid-19, ele responsabilizou os indígenas e a imprensa brasileira por um "complô" contra a figura dele. Sendo que os dados, vem quase sempre, do próprio governo. Isso demonstra como ele se usa do pouco conhecimento que as pessoas tinham sobre a nação brasileira. Mas nem todos acreditaram em tamanha sandice.
Em mesmo nível de loucura, Donald Trump retaliou o governo Ji Xiping. Em discurso na ONU, o então presidente dos EUA acusou Pequim de permitir que o Coronavírus deixasse a China e infectasse o mundo. E voltou a chamar o Covid-19 em vírus "chinês". Citando absurdos como que o país asiático controlaria virtualmente a Organização das Nações Unidas.
Realmente, Trump e Bolsonaro se mereciam.
A então, Primeira Dama, Michelle Bolsonaro, se dirigiu pessoalmente para prestar queixa contra a banda de rock Detonautas, pela música Micheque. Ela queria, além de indenização por injúria, calúnia e difamação, que a música fosse imediatamente removida de todas as plataformas e proibida de ser executada em qualquer lugar público ou privado. 
Isso se deve a um caso envolvendo Fabrício Queiroz, Michelle Bolsonaro e um dos filhos do primeiro casamento de Jair Messias Bolsonaro, Flávio. De forma mais resumida, Queiroz ajudaria Flávio Bolsonaro em um esquema de "rachadinhas", quando se obtém dinheiro de assessores para lucro de um parlamentar, através de um acordo pré-estabelecido com o funcionário. No caso, o político era o filho do presidente.
Entretanto, Flavio diz não ter nenhuma relação com Queiroz. Mas havia sido depositado na conta de Michelle Bolsonaro 86.000,00 R$. Como se o filho de seu marido tinha falado que não tinha um envolvimento tão íntimo com aquele homem? E desde então, uma série de piadas desse modo surgiram desde então.
A letra de Micheque é a seguinte:

Micheque
Detonautas

Hey, Michelle!
Conta aqui pra nós
A grana que entrou na sua conta é do Queiroz?

Hey, capitão!
Como isso aconteceu?
Levante a mão pro alto e agradeça muito a Deus!

Zero 1 é Willy Wonka,
Zero 2 é bananinha,
Zero 3 Tonho da Lua,
Que comanda a turminha!

Passa o dia conspirando,
Arrumando confusão...
Mas é tudo gente boa,
Gente de bom coração!

Então...
Hey, Michelle!
Conta aqui pra nós
A grana que entrou na sua conta é do Queiroz?

Hey, capitão!
Como isso aconteceu?
Levante a mão pro alto e agradeça muito a Deus!

Se liga rapá, quem tu tá pensando que enganou?
Agora vem cá e mostra tudo que você pregou
Porque eu sei lá, quando a gente passa alguém pra trás
Fica impunemente sempre se arriscando mais!

O risco é maior e a ganância toma tudo então
E quanto mais tem, mais se sente o dono da situação
Só que comigo não!
Nunca me enganou
Então responde logo, como que essa grana aí entrou

Hey, Michelle!
Conta aqui pra nós
A grana que entrou na sua conta é do Queiroz?

Hey, capitão!
Como isso aconteceu?
Levante a mão pro alto e agradeça muito a Deus!

Hey, Michelle!
Conta aqui pra nós
A grana que entrou na sua conta é do Queiroz?
Hey, capitão!
Como isso aconteceu?
Levante a mão pro alto e agradeça muito a Deus!

Composição: Tico Santa Cruz.

Além das polêmicas nas eleições de Santa Isabel e da corrupção na prefeitura de Arujá, nós vemos também que aconteciam problemas em Mogi da Cruzes. Na cidade, ocorreram a prisão de cinco vereadores. Eles foram acusados pelo Ministério Público por suspeita corrupção, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Os acusados estavam na Penitenciária de Tremembé, mas já foram soltos em seguida, sem poder assumir suas cadeiras na Câmara de Mogi.
No dia 22 a Câmara Municipal constituiu no dia 22 de Setembro, Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar as denúncias do Ministério Público. Ele deflagrou no dia 4, uma operação chamada "Legis Easy", que apura indícios de corrupção praticados por empresários e agente públicos e que resultou na prisão dos vereadores, como dito antes. 
O jornal Impresso Brasil, mostrava quem apoiava os candidatos a prefeito em Santa Isabel:
  • A então prefeita Fábia Porto (PRTB), tinha apoio do vice-presidente da Republica, o general Hamilton Mourão;
  • Já Cleber Vinicius Kerchner, o Clebão do Posto (PL), contava com os deputados estaduais e federal, respectivamente, André do Prado e Marcio Alvino;
Os outros não citaram seus apoiadores, mas:
  • Maciel Fama (PSD) citou que foi eleito o vereador mais jovem de Santa Isabel e quando foi presidente da Cãmara Municipal, nos anos de 89 e 90, teve suas contas aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP);
  • Carlos Augusto Chinchilla Alfonso (PSL) contava com a ajuda de sua coligação "Renovação com Responsabilidade". Além disso, o médico estava na linha de frente dos hospitais para lidar com a Covid-19, além de ter criado um plano para lidar com os casos da doença;
  • Reinaldo Nunes (Avante) fez bastante uso das redes sociais para se promover;
  • Carlos Eduardo Barbosa Souza Bento, chamado como Kadu Barbosa (PSD), acreditava em ideais de renovação. Com um novo cenário político.
Lembrando que isso foi o que informaram ao jornal Impresso Brasil. Além disso, notem que já citei várias ações dos candidatos durante a pandemia (tanto bons, quanto maus). As seguir vemos isso.
O Ministério Público do Estado de São Paulo, por meio da Promotoria de Justiça de Santa Isabel. obteve, em setembro de 2020, decisão judicial que obriga a prefeitura a providenciar a instalação de um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) no município. A decisão foi proferida no dia 16 de Setembro 2020, pelo juiz da 1 Vara da Comarca de Santa Isabel, Dr. Rafael Saviani Pirozzi, e atende a Ação Civil Pública ajuizada pela titular da 1 Promotoria de Justiça da Comarca. Dra. Ana Paula Freitas Vilela Leite.
O Magistrado julgou procedente a sentença a prefeitura isabelense ao cumprimento da implementação, instalação e funcionamento do CAPS I, sob pena de pagamento de multa diária de R$ 500,00.
A sentença manteve o prazo de 120 dias para que a prefeitura implantasse o CAPS no Município, conforme já havia estipulado o Ministério Público. Além disso, rejeitou a impugnação ao cumprimento de sentença, oposta pela municipalidade. 
A própria Dra. Ana Paula Freitas Vilela Leite diz que fez isso por o município sempre "enrolou" para a implementação do Caps. Pois além de não cumprir e ser avisada disso, a prefeitura permaneceu não cumprindo. O que significa um direito básico da população.
Ela explicou a importância do CAPS, inclusive quando o senhor Cleber Vinicius Kerchner (Clebão do Posto) era secretário da saúde. Inclusive ele garantiu a doutora que instalaria. Tanto que em 6 de Outubro de 2017, Clebão em reunião da Promotoria de Justiça, em ata assinada por ele, as fls. 107/108 dos autos, disse que a secretária tinha planejado uma locação para a instalação. Nada.
Ela também tentou entrar em contato com Estela Barbosa Santana da Silva, também da pasta da Saúde, que não deu em nada. A decisão favorável finalmente fez andar criação desse centro. 



HOFFMANN, Bruno. SP encerra agosto com 11.382 mortes por Covid-19. Gazeta de S. Paulo. 2 de Setembro de 2020. Caderno A. p. 3.
AUXÍLIO será de R$ 300 por quatro meses. Gazeta de S. Paulo. 2 de Setembro de 2020. Caderno A. p. 5.
MP abre investigação contra Crivella após reportagem. Gazeta de S. Paulo. 2 de Setembro de 2020. Caderno A. p. 5.
DELTAN Dallagnol deixará força-tarefa da Lava Jato. Gazeta de S. Paulo. 2 de Setembro de 2020. Caderno A. p. 5.
ZAMPRONHO, Vanessa. Menos arroz e feijão, mais lanches e pizzas. Gazeta de S. Paulo. 2 de Setembro de 2020. Caderno A. p. 6.
PIB recua 9,7% no segundo trimestre. Gazeta de S. Paulo. 2 de Setembro de 2020. Caderno B. p. 1.
INDÚSTRIA foi o setor mais afetado por crise. Gazeta de S. Paulo. 2 de Setembro de 2020. Caderno B. p. 1.
SÃO Paulo registra terceira semana seguida de queda de óbitos e internações por Covid. Jornal Gazeta Regional. 1 de Setembro de 2020. p. 3.
CAMILO, Venina. PL de Santa Isabel aposta na imagem do melhor prefeito da região do Alto Tietê. 
CP colhe depoimentps de três testemunhas nos próximos dias. Impresso Brasil. São Paulo. 4 de Setembro de 2020. p. 7.
PARA este ano, Arujá, Santa Isabel, Biritiba Mirim e Guararema não terão aulas presenciais. Impresso Brasil. São Paulo. 4 de Setembro de 2020. p. 7.
JUSTIÇA determina desocupação de mais de 50 casas no Monte Serrat. Jornal Bom Dia. Santa Isabel. 5 de Setembro de 2020. p. 3.
CONDEMAT vai mobilizar lideranças para manter estrutura da agricultura no Alto Tietê. Jornal Bom Dia. Santa Isabel. 5 de Setembro de 2020. p. 6.
OLHAR de Santa Isabel: Credibilidade e Cidadania - Sem função. Jornal Bom Dia. Santa Isabel. 5 de Setembro de 2020. p. 7.
OLHAR de Santa Isabel: Credibilidade e Cidadania - Sem função 01. Jornal Bom Dia. Santa Isabel. 5 de Setembro de 2020. p. 7.
OLHAR de Santa Isabel: Credibilidade e Cidadania - Sem função 02. Jornal Bom Dia. Santa Isabel. 5 de Setembro de 2020. p. 7.
SECRETÁRIO divulga fake news sobre autorização de campanha com motoqueiros. Jornal Bom Dia. Santa Isabel. 5 de Setembro de 2020. p. 8.
KADU Barbosa apresenta Chicarino como seu candidato a vice-prefeito. Jornal Bom Dia. Santa Isabel. 5 de Setembro de 2020. p. 11.
OLHAR de Santa Isabel: Credibilidade e Cidadania - Sem Serviço. Jornal Bom Dia. Santa Isabel. 12 de Setembro de 2020. p. 7.
OLHAR de Santa Isabel: Credibilidade e Cidadania - Sem Serviço 02. Jornal Bom Dia. Santa Isabel. 12 de Setembro de 2020. p. 7.
OLHAR de Santa Isabel: Credibilidade e Cidadania - Chacal. Jornal Bom Dia. Santa Isabel. 12 de Setembro de 2020. p. 7.
OLHAR de Santa Isabel: Credibilidade e Cidadania - Chacal 02. Jornal Bom Dia. Santa Isabel. 12 de Setembro de 2020. p. 7.
OLHAR de Santa Isabel: Credibilidade e Cidadania - Em Alta. Jornal Bom Dia. Santa Isabel. 12 de Setembro de 2020. p. 7.
OLHAR de Santa Isabel: Credibilidade e Cidadania - Em Baixa. Jornal Bom Dia. Santa Isabel. 12 de Setembro de 2020. p. 7.
OLHAR de Santa Isabel: Credibilidade e Cidadania - Favorito. Jornal Bom Dia. Santa Isabel. 12 de Setembro de 2020. p. 7.
OLHAR de Santa Isabel: Credibilidade e Cidadania - Apoio. Jornal Bom Dia. Santa Isabel. 12 de Setembro de 2020. p. 7.
OLHAR de Santa Isabel: Credibilidade e Cidadania - Apoio 02. Jornal Bom Dia. Santa Isabel. 12 de Setembro de 2020. p. 7.
OLHAR de Santa Isabel: Credibilidade e Cidadania - Demagogia. Jornal Bom Dia. Santa Isabel. 12 de Setembro de 2020. p. 7.
OLHAR de Santa Isabel: Credibilidade e Cidadania - Demagogia 02. Jornal Bom Dia. Santa Isabel. 12 de Setembro de 2020. p. 7.
OLHAR de Santa Isabel: Credibilidade e Cidadania - Resposta. Jornal Bom Dia. Santa Isabel. 12 de Setembro de 2020. p. 7.
FUNDAÇÃO Pró-Sangue opera com apenas 40 % de bolsas e precisa de doação. Jornal Bom Dia. Santa Isabel. 12 de Setembro de 2020. p. 9.
DR. Carlos Chinchilla mosta força na convenção partidaria e afirma "minha equipe é ficha limpa". Jornal Bom Dia. Santa Isabel. 12 de Setembro de 2020. p. 9.
REGIÃO apresenta melhora nos indicadores do plano SP. Jornal Bom Dia. Santa Isabel. 12 de Setembro de 2020. p. 10.
VICE-prefeito de Arujá depõe a CEI. Jornal Bom Dia. Santa Isabel. 12 de Setembro de 2020. p. 11.
MARTINS, Bruno. Márcio nega envolvimento com o Crime Organizado. Jornal Ouvidor. Igaratá. 12 de Setembro de 2020. p. 5.
ALCÂNTARA, Érica. Quem compra de grileiro paga duas vezes. Jornal Ouvidor. Igaratá. 12 de Setembro de 2020. p. 5.
ALCÂNTARA, Érica. Baloeiros no Eldorado. Jornal Ouvidor. Igaratá. 12 de Setembro de 2020. p. 8.
FIGUEIREDO, Giovanna. Guarda Municipal de Mogi aplicou 15 multas durante o feriado prolongado, diz prefeitura. Jornal Gazeta Regional. 1 de Setembro de 2020. p. 3.
NASSI, Pedro. Em Destaque - Combate ao racismo. Gazeta de S. Paulo. 2 de Setembro de 2020. Caderno A. p. 2.
NASSI, Pedro. Em Destaque - SP proíbe mata-leão. Gazeta de S. Paulo. 2 de Setembro de 2020. Caderno A. p. 2.
MELLO determina que Bolsonaro deponha na PF. Gazeta de S. Paulo. 2 de Setembro de 2020. Caderno A. p. 7.
FUMAÇA das queimadas na Amazônia e Pantanal começa a chegar no Sudeste e Sul. Gazeta de S. Paulo. 2 de Setembro de 2020. Caderno A. p. 7.
REGALADO, Nilson. Governo sabia desde janeiro que faltaria arroz; mesmo assim, exportação cresceu 48%. Gazeta de S. Paulo. 2 de Setembro de 2020. Caderno A. p. 8.
ESTADO inteiro está na fase amarela do Plano São Paulo. Gazeta de S. Paulo. 2 de Setembro de 2020. Caderno A. p. 5
PROCON-SP realizará operação contra preços abusivos em supermercados. Gazeta de S. Paulo. 2 de Setembro de 2020. Caderno A. p. 5.
CORRIDA eleitoral esquenta após as convenções municipais. Jornal Impresso Brasil. 18 de Setembro de 2020. p. 2.
PRÉ-CANDIDATO a vereador é multado em R$ 10 mil por ofensas a Carlos Chinchilla. Jornal Bom Dia. Santa Isabel. 19 de Setembro de 2020. p. 3.
ARUJÁ ultrapassa meta do IDEB 2019 e alcança a 2 maior nota do Alto Tietê. Jornal Bom Dia. Santa Isabel. 19 de Setembro de 2020. p. 5.
SATÉLITE do INPE detecta mais de 2,8 foco de incêndio no estado. Jornal Bom Dia. Santa Isabel. 19 de Setembro de 2020. p. 6.
OLHAR de Santa Isabel: Credibilidade e Cidadania - Dois pesos e duas medidas. Jornal Bom Dia. Santa Isabel. 19 de Setembro de 2020. p. 7.
OLHAR de Santa Isabel: Credibilidade e Cidadania - Dois pesos e duas medidas 2. Jornal Bom Dia. Santa Isabel. 19 de Setembro de 2020. p. 7.
OLHAR de Santa Isabel: Credibilidade e Cidadania - Dois pesos e duas medidas 3. Jornal Bom Dia. Santa Isabel. 19 de Setembro de 2020. p. 7.
OLHAR de Santa Isabel: Credibilidade e Cidadania - Dois pesos e duas medidas 4. Jornal Bom Dia. Santa Isabel. 19 de Setembro de 2020. p. 7.
OLHAR de Santa Isabel: Credibilidade e Cidadania - Dois pesos e duas medidas 5. Jornal Bom Dia. Santa Isabel. 19 de Setembro de 2020. p. 7.
OLHAR de Santa Isabel: Credibilidade e Cidadania - Lembrando que em 2017. Jornal Bom Dia. Santa Isabel. 19 de Setembro de 2020. p. 7.
OLHAR de Santa Isabel: Credibilidade e Cidadania - A Advocacia-Geral da União (AGU). Jornal Bom Dia. Santa Isabel. 19 de Setembro de 2020. p. 7.
NO Pé do Ouvido! - Complicação a vista. Jornal Ouvidor. Igaratá. 19 de Setembro de 2020. p. 2.
NO Pé do Ouvido! - Complicação a vista 2. Jornal Ouvidor. Igaratá. 19 de Setembro de 2020. p. 2.
NO Pé do Ouvido! - Complicação a vista 3. Jornal Ouvidor. Igaratá. 19 de Setembro de 2020. p. 2.
NO Pé do Ouvido! - Complicação a vista 4. Jornal Ouvidor. Igaratá. 19 de Setembro de 2020. p. 2.
NO Pé do Ouvido! - Silêncio. Jornal Ouvidor. Igaratá. 19 de Setembro de 2020. p. 2.
NO Pé do Ouvido! - Sossego. Jornal Ouvidor. Igaratá. 19 de Setembro de 2020. p. 2.
LUIZÃO pede que denunciem os infratores. Jornal Ouvidor. Igaratá. 19 de Setembro de 2020. p. 5.
MARTINS, Bruno. IDEB: Região se destaca mais uma vez no ensino básico.  Jornal Ouvidor. Igaratá. 19 de Setembro de 2020. p. 6.
MARTINS, Bruno. Região arde em fogo. Jornal Ouvidor. Igaratá. 19 de Setembro de 2020. p. 8.
BOLSONARO diz que Brasil é alvo de 'desinformação'. Gazeta de S. Paulo. 23 de Setembro de 2020. Caderno A. p. 5.
TRUMP culpa a China pela pandemia do coronavírus. Gazeta de S. Paulo. 23 de Setembro de 2020. Caderno A. p. 5.
COVID-19: turismo despenca na Bolsa. Gazeta de S. Paulo. 23 de Setembro de 2020. Caderno B. p. 2.
BRASILEIROS acreditam em inflação de 4,7%. Gazeta de S. Paulo. 23 de Setembro de 2020. Caderno B. p. 2.
ECONOMIA: avaliação sugere recuperação. Gazeta de S. Paulo. 23 de Setembro de 2020. Caderno B. p. 2.
PRISÃO de vereadores deve refletir nas urnas nesta eleição atípica. Impresso Brasil. São Paulo. 25 de Setembro de 2020. p. 3.
JUSTIÇA Eleitoral registra cinco candidaturas a prefeito na cidade. Impresso Brasil. São Paulo. 25 de Setembro de 2020. p. 5.
MP obtém decisão judicial que determina. Jornal Bom Dia. Santa Isabel. 26 de Setembro de 2020. p. 5.